Olá a todos!!!
De hoje, dia 09 de novembro de 2013 até o pós feriado da Proclamação da República, o domingo 17 de novembro o Campeonato Brasileiro deste ano terá sua semana mais decisiva, valendo isso para praticamente todos os clubes, seja quem luta por título (aí, critérios de análise a parte, Cruzeiro campeão...), por vagas na Libertadores, por posicionamento em Sul-Americana ou por fuga de rebaixamento.
A semana é especificamente decisiva porque na reta de chegada que faltam 6 jogos para cada time, todos irão realizar neste intervalo de tempo 3 destas decisões. Ou seja, ao final do próximo domingo os objetivos já podem ser alcançados ou encaminhados, como também as aflições, precauções e as não esperadas decepções já estarão destinadas a cada um dos participantes. Como o espectro é grande e também como por praxe aqui é dar mais ênfase aos nossos clubes, falarei só de Bahia e Vitória.
O Bahia, em situação muito mais delicada e complexa, encara hoje na Fonte o Galo mineiro, equipe peculiar na competição. O Galo não almeja mais nada no campeonato que de diferente ao alvinegro histórico de Minas só seria diferente com título ou rebaixamento. Depois do Galo, sai quinta com o Peixe santista na Vila Belmiro e pega o Timbú pernambucano abatido e rebaixado. São 9 pontos em jogo que farão uma diferença fundamental ao tricolor baiano nessa disputa. No mínimo, 6 pontos são essenciais nesse “mini-torneio” de uma semana que o time baiano disputa para escapar de vez da segundona. Menos que isso, por tanto falar em animais mascotes dos grandes adversários do Bahia, eu digo: “o bicho pega”.
O Vitória segue com seu objetivo claro de lutar pela vaga na Libertadores. O rubro-negro está a 5 pontos do G4, com 4 pontos do Goiás que é o 5º lugar do momento e atrás do Galo, 6º lugar, mas por já estar na Libertadores 2014 é neutro na briga. Um adicional ao Leão é torcer pro Furacão na Copa do Brasil, pois abriria uma vaga na Libertadores caso o time paranaense vença esta competição. Isolando ao Brasileirão, ao Vitória cabe nesta “semana de fogo” fazer o máximo de pontos possíveis (porque não os 9 pontos?) contra a Macaca campineira fora amanhã e a Raposa mineira virtual campeã brasileira e contra o Peixe aqui em Salvador. Jogos difíceis, sabemos, todos eles. Mas, se a meta é grande tem que pensar e agir grande. Feito isso, ou ao menos, 7 pontos, projeto que o time iria diminuir a distância deste que pode ser o G4, G5 ou G6 dos sonhos. Detalhe para não esquecer: secar um dos brasileiros na Sul-Americana é necessários, Ponte ou São Paulo, pois um destes vencendo a competição, tira uma vaga de postulantes a Libertadores.
Portanto, por estas e outras nuances, esta semana é "A SEMANA" de nossos clubes. Nesta, os mesmos irão selar seus destinos na competição nacional mais importante do país. Vamos viver, torcer, vibrar, sofrer e esperar pra ver no que vai dar. Dia 18 iremos ver os resultados.
Um abraço a todos!!!