sábado, 15 de junho de 2013

O Brasileiro e a nossa Seleção!!!

Olá a todos!!!

Começa hoje a Copa das Confederações 2013, prévia da Copa do Mundo do ano que vem, e como já utilizado pela FIFA a algum tempo, teste deste mega evento que será realizado aqui em 2014.

Mas, iremos falar da bola, aliás, que é a essência do futebol. Preparação (ou falta dela...), bandalheira com o dinheiro público, má gestão, elitismo e o tal do legado que não será legado são outras histórias, importantes, mas outras histórias.

Vivemos um momento de desconfiança com nossa Seleção. Isso do torcedor brasileiro é natural. O torcedor do Brasil acostumou-se bem com o nosso time nacional. Cinco títulos mundiais e carimbo histórico de grande futebol. Essa relação sempre foi de tapas e beijos. E graças a DEUS muito mais beijos.

O atual momento é de transição e de uma ressaca pós-sucesso. Esta atual geração é a geração herdeira de duas gerações vencedoras e frequentadoras constante das primeiras posições mundiais. Vejam: 1994, campeões mundiais; 1998, vice-campeões; 2002, campeões de novo. 2006 e 2010 foram as lacunas. Esses que se preparam para 2014 estão pagando a conta e carregando este peso.

Esse filme já conhecemos, de forma até pior e mais dramática. O pós 1970 foi tenebroso e as gerações até 1990 sofreram: campeões morais em 1978; seleção brilhante, mas, que não venceu em 1982; a “Era Dunga” de 1990...

Muitas coisas se falam desta geração e desta nossa atual Seleção: “não temos mais craques”, “o futebol brasileiro está decadente”, “não somos mais favoritos como antes”; “Argentina, Espanha, Alemanha, Itália e até o Taiti estão mais fortes que nós”, entre tantas pérolas e assertivas positivas também.

Como já disse algumas vezes, dos meus 40 anos de vida acompanho atentamente futebol pelo menos a 32. Porém, uma das minhas primeiras lembranças de futebol foram lances remotos da Copa do Mundo de 1978, na Argentina, especialmente o jogo Brasil e Argentina. E da minha memória e observações sei o que transforma este clima “borocoxô” com a Seleção: bom futebol e o resultado no final.

E na maioria das vezes o primeiro item é apenas um detalhe, desde que o segundo seja garantido. Não tenho dúvida alguma que caso o Brasil vença a Copa das Confederações deste ano o ufanismo nacional irá bradar pros quatro cantos do mundo: O CAMPEÃO VOLTOU!!! E daí em diante a musiquinha vai voltar: A COPA DO MUNDO É NOSSAAAAA!!! COM O BRASILEIRO NÃO HÁ QUEM POSSAAAAA!!!

Em tempo: sou brasileiro e acredito na nossa Seleção!!! Vamos ganhar as duas copas: das confederações e a do mundo!!! PRA FRENTE BRASIL!!!!

Um abraço a todos!!!

Um comentário:

  1. Parabéns meu brother !!!Muito bom seu texto!!!!Vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir