sábado, 22 de junho de 2013

Copa das Confederações: Evento teste para a Copa de 2014. Tomara que os políticos tenham aprendido a lição...

Olá a todos!!!

Já estamos com uma semana da Copa das Confederações. Nunca tive dúvida do sucesso desta competição. Obviamente, dentro de campo e nas imagens dos espetáculos nas modernosas e caras arenas. O outro lado desta copa e da outra maior que vem no próximo ano é que é o mote da nossa história.

Capitaneada pela juventude e inicialmente em sua imensa maioria estudantes universitários e secundaristas à população foi pras ruas. Discursos objetivos e difusos, mas, levaram uma insatisfação com o desmando e o descaso da política nacional, em todas suas esferas. Primeiro a favor do passe livre e/ou redução das tarifas do transporte público, depois inserindo um sem números de queixas e anseios nos protestos.

Porém, o referencial do descontentamento, a representação da insatisfação é ao momento a bandalheira com o dinheiro público perpetrada nos preparativos(?) para as Copas das Confederações e do Mundo e Olimpíadas. No melhor das expressões populares, “dinheirama despejada a rodo”, e o pior, não vemos estradas de qualidade, trânsito decente, metrô e outros meios eficiente de transportes de massa, aeroportos dignos, além do trivial que já deveria ser da ordem do dia: educação, saúde e segurança pública decentes.

Voltando um pouco ao específico ao futebol e o bom de tudo isso é que a população, em sua esmagadora maioria, não mistura o seu descontentamento com o amor a nossa Seleção. Provas vivas já deram as torcidas de Brasília, que souberam dirigir suas vaias na abertura do evento, e os torcedores de Fortaleza, que encheram de lágrimas os olhos dos jogadores e de milhões de brasileiros quando quebraram o protocolo da FIFA e completaram o hino nacional antes do jogo contra o México.

Alguns pessimistas e oportunistas espalham a possibilidade de que a Copa de 2014 seja retirada do Brasil. Não acredito nisso 99%, deixando 1% para as probabilidades remotas. Até porque penso que com esta lição que esta classe política financiada pelo “capitalismo selvagem” nacional recebeu e já acostumados com as respostas que estes ai sempre deram em situações similares, a partir de agora eles vão pensar duas mil vezes antes de agir contra os interesses da população, pelo menos até as Olimpíadas de 2016 e ao menos até o fim de outubro do ano que vem. E que pensem assim em nível federal, estadual e até mesmo municipal.

A juventude acordou! O povo mostra-se atento as coisas novamente! Paradoxal que é vindo do meio do capital, perpetuando-se perversamente através da mais valia diária, que vem duas mensagens interessantes, por meio de peças publicitárias notórias. Uma mais antiga, e muito bem feita de uma marca de bebida mostra que o gigante brasileiro acordou, após ficar “deitado eternamente em berço esplendido”. Outra mais recente de uma montadora de automóveis, através de uma canção motivante, avisou e profetizou que “a rua é a arquibancada do Brasil”. Vários Maracanãs, Fonte Novas, Morumbis, Mineirões, entre outros lotados todos os dias nas vias do país.

Copa das Confederações 2013: perfeito evento teste!!! Políticos brasileiros: vocês aprenderam à lição deste teste? Cuidado e olho aberto porque depois não tem mais recuperação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário