sábado, 3 de agosto de 2013

BAHIA e VITÓRIA APÓS 10 JOGOS DO BRASILEIRÃO!!!

Olá a todos!!!
Depois de finalizadas as 10 primeiras rodadas do BRASILEIRÃO, um pouco mais da metade do turno e mais de 1/4 do campeonato inteiro podemos fazer uma breve análise dos nossos times na Série A nacional.
No geral, e considerando as expectativas, as situações na pontuação e colocações dos dois no campeonato a avaliação é excelente. Bahia e Vitória figurando na primeira página, no G10 do campeonato brasileiro, é um resultado, provisório, é claro, mas, alentador e motivante. As indicações do início do campeonato não sugeriam esta condição, muito menos ainda do Bahia. Registre-se que a única fala dissonante desta situação prognosticada foi do nosso companheiro Gilmar Marcelino, que em seus momentos de “visão além do alcance” profetizou ao fim do certame nacional tricolores e rubros negros baianos entre os dez primeiros.
O Bahia está mais do que excelente a campanha: visto o que se previa, esta, ao momento é excepcional. Considerando os fatores políticos e administrativos que vive o clube, amplia-se ainda a relevância. O time na 3ª colocação, com 19 pontos, mais vitórias (5) do que empates (4) e mais estes que derrotas (2), o que demonstra numericamente o equilíbrio da equipe no campeonato, e demonstrando um futebol qualificado, é de deixar otimista qualquer tricolor. Ressalve-se que o tricolor baiano tem um jogo a mais na campanha. Porém isto foi compensado pelo resultado positivo neste jogo, contra o São Paulo fora de casa.
O Vitória também faz uma boa campanha. Em 10 rodadas, 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Um aproveitamento de 50%, por obter 15 pontos em 30 possíveis. Poderia estar melhor, claro, até mesmo porque se esperava muito mais do rubro negro do que do seu tradicional rival. Este é o preço do futebol polarizado, a comparação direta e imediatista, desprovida de análise. O fato do Vitória estar na 6ª colocação, atrás do Bahia, no momento, não quer dizer que a sua campanha é ruim. Uma vitória obrigatória amanhã contra o vice-lanterna da competição, a Lusa paulista, pode fazer o Leão da Barra subir uma posição na tabela, ou na pior das hipóteses, manter-se na sua posição mais do que positiva. Como eternizou um personagem de novela global: “muita calma nessa hora...”.
No geral da competição ainda vejo as peças se arrumando, não só para os nossos times, como para todos os demais. Quem chegar ao final do primeiro turno com mais de 30 pontos, e quanto mais melhor, imagino como candidato real ao título. Na degola, o patamar de respiro é 40% dos pontos. Quem tiver abaixo disto, vai sofrer. Penso também que ao retomar a Copa do Brasil e iniciar a Sul-Americana para os brasileiros, este fatos irão ser um pêndulo importante na balança do campeonato, em razão do desgaste e desfalques. Mas, teremos que esperar mais 9, 10 rodadas para analisar isso. E muito do agora pode não ser mais o do depois. Nisso, vale um aviso: se liga Bahia, se liga Vitória.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário