sábado, 2 de novembro de 2013

Brasil x Espanha: O caso Hasta la Vista Diego Costa!!!

Olá a todos!!!
 
Virou novela nestes últimos dias a questão do jogador Diego Costa do Atlético de Madrid em decidir-se pela Espanha após ser convocado pelo Felipão para a nossa Seleção de futebol. São várias análises e pontos de vista. Respeito todas, apesar de ouvir algumas desprovidas de elementos de fundamentação. Irei simplificar, partindo de dois pontos: um pró Diego e sua escolha e outro contra tal conduta.
 
A favor de Diego Costa pesa ele ser um jogador integrado ao mundo espanhol de longas datas e que não teve ou teria poucas chances de disputar a copa pela Seleção Brasileira. Talvez o que mais vale mesmo é a escolha do cidadão Diego. Que se lixe o resto!!! Parece até que o “Brasil de lá de baixo”, ou seja, o centralista, preconceituoso e elitista Brasil do Rio-São Paulo-Minas-Rio Grande, se preocupa com o futebol do “Brasil de cá de cima”, Brasil de onde saiu Diego Costa, sergipano de nascimento e assim como muitos outros jovens jogadores – e cidadãos – brasileiros buscam sucesso nos diversos campos do mundo. A CBF e o Felipão pisaram na bola, na minha opinião, quando não fizeram um simples telefonema e perguntaram ao próprio jogador sua opinião e sentimento antes de fazer sua convocação. Foram tirar uma de valente e se deram mal.
 
O que argumento em contrário não é nada contra o jogador, aliás, digo e espero que seja feliz, pois aqui temos o “Walter BB” no mesmo ou melhor nível que ele. O que discuto é que a FIFA tem e deve regular firmemente tal conduta, esta postura de assédio dos grandes centros do futebol a jogadores de centros econômicos mais pobres. Senão daqui a pouco veremos seleções com todos os seus jogadores naturalizados de locais distantes ao seu país, retirando a mística dos campeonatos e torneios de seleções. No FUTSAL já ocorre isso. Imaginem vocês se Neymar, por exemplo, não tivesse disputado uma competição oficial da FIFA pela Seleção Brasileira... estaria livre para ser “convocado” – ou contratado? – por qualquer seleção de outro país.
 
Vejo que desta novela a CBF e o Felipão perderam a grande chance de ficarem calados e realmente encaparem um processo importante no futebol nacional de regulação de um fenômeno que transforma o mundo do futebol.
 
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário