quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COM O FUTEBOL NÃO TEM PERDÃO: É BOLA NO CORDÃO!!!

OBS.: Este texto é a crônica comentada como o "Panorama da Semana" do Programa Panorama dos Esportes do último sábado, dia 16 de fevereiro.

Olá a todos!!!
Vivemos todos um momento no futebol, tanto local como em nível mundial, em que a estrutura e o suporte financeiro são fatores fundamentais na busca dos objetivos dos clubes e até mesmo das seleções. Aliás, assim sempre foi, mas nestes tempos estas coisas estão mais acerbadas.
Estrutura sempre foi importante no futebol: condições materiais, melhores jogadores e outros profissionais do futebol, boa gestão administrativa, etc. O suporte financeiro das agremiações é preponderante, pois com este viés se possibilita aqueles aspectos anteriores.
Porém escolhi esta ponderação aqui, e não estou querendo me arvorar a adivinho, profeta do óbvio ou descobridor do enigma de “quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”!!! Tudo isso é importante no futebol de hoje, mas, o sucesso ou insucesso no bom e velho futebol é determinado em larga medida ao ancestral e velho objetivo do jogo de chutar a bola: o gol! Como se usa no jargão antigo do futebol, a “bola no cordão, ou no filó, ou na rede...”.
A variável mais determinante do positivo ou negativo do futebol são as vitórias, as conquistas e estas só são possíveis com o fundamental: o gol. Jogou mal ou jogou bem, o que vai ficar nos cadernos, nas estatísticas e nos registros será o resultado. Ninguém lembra daquela bola na trave no último minuto do segundo tempo do jogo do campeonato baiano de 1979... muito menos quem jogava melhor ou pior. O que fica é o resultado!!! E qual foi mesmo que eu não lembro?
Claro que a estrutura e “grana” são importantes, mas, já vi no futebol vários exemplos disso tudo acontecer e a danada da bola não entrar, ou entrar menos do que precisava. Como exemplo: será que tá tudo errado no Real Madrid? Aquele elenco não presta, seu técnico é incompetente?
Essa é apenas uma opinião sobre esta questão. Não se trata aqui de um dogma incontestável ou verdade absoluta. Até porque não sou dono da verdade. E alguém o é?
Finalizo palpitando sobre o Nordestão e como se deram as tendências no pós carnaval, estou visualizando um ABC X VITÓRIA e o clássico pernambucano a vista, SPORT X SANTA. Mas, as bolas na rede é que dirão, pois “bola na trave não altera o placar”!!!
 
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário