domingo, 23 de dezembro de 2012

*Não expulsem o torcedor!!!

Olá a todos!!!

Em vários textos nossos aqui no blog e em nossos comentários no Panorama dos Esportes, na 87.9 FM, argumentamos e nos posicionamos de forma veemente contra a elitização do nosso futebol.

Uma variável desse processo de elitização é, a reboque das reformas dos estádios para a Copa do Mundo de 2014, essa história de ingressos a preços "europeus". O futebol é um traço da nossa cultura geral e futebolística. O FUTEBOL NO BRASIL É POPULAR!!!

Por issso, irei reproduzir esta ótima coluna do Tostão, publicada hoje 23/12 em vários jornais do Brasil, entre eles o jornal A TARDE, em que o mesmo argumenta nesta defesa.

* Por Tostão:


"É evidente que muito dinheiro público, que seria usado para obras importantes, sem nenhuma relação direta com a Copa do Mundo, tem sido desviado para o Mundial e para a Olimpíada.

Não há dinheiro para a merenda escolar em Natal, mas não falta para a construção do estádio, que tem grandes chances de se tornar um elefante branco. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, quer a transferência de R$ 80 milhões da educação para despesas da Copa.

Existem três obras importantíssimas e urgentes que precisam ser realizadas em Belo Horizonte e em cidades próximas, que já deveriam estar prontas há muito tempo e que não saem do papel: o metrô de Belo Horizonte, as melhorias do Anel Rodoviário, onde ocorrem desastres quase todos os dias, e a construção de uma nova BR-381, um estrada assassina, uma calamidade pública.

Recusei o prêmio de R$ 100 mil e a aposentadoria especial dados pelo governo aos campeões do mundo de 1958, 1962 e 1970 porque não quero ter esse privilégio. Na época, fomos bem premiados pelo título.

Os atletas campeões que passam por dificuldades precisam ser ajudados pelo governo, por meio da Previdência Social, como todo cidadão, e pelas entidades governamentais que prestam apoio aos ex-atletas, que já existem. A CBF e os clubes têm também obrigação de ajudar seus ex-jogadores que necessitam de auxílio.

Temo que os novos estádios construídos para a Copa elitizem o futebol. Para isso não ocorrer, é necessário vender ingressos com preços diferentes. Quem quiser mordomia que pague por isso. Os torcedores humildes têm direito de pagar preços razoáveis, além de ter segurança e conforto. Corre-se o risco de a torcida se comportar como se estivesse em um teatro, todos sentadinhos, bem comportados, sem vibração e sem identificação com o futebol e com o clube. O verdadeiro torcedor, apaixonado pelo clube, não pode ser expulso. Os responsáveis pela manutenção dos novos estádios, os clubes e os torcedores têm de preservar e tratar os estádios com carinho. Para isso, o público tem de ser bem tratado.

É um absurdo colocar o Brasil em 18º lugar no ranking da Fifa.


Teremos dois clássicos na próxima fase da Copa dos Campeões da Europa, entre Barcelona e Milan e entre Real Madrid e Manchester United. Em jogos mata-mata, pode haver surpresa. A eliminação do Barcelona pelo Chelsea, na edição passada, foi, pelas circunstâncias, uma das maiores zebras da história do futebol. O Barcelona era muito melhor, jogava em casa, tinha um jogador a mais, ganhava por 2 a 0, perdia muitos gols e ainda Messi errou um pênalti.".

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Uma verdade inconveniente...

Olá a todos!!!
 
Quem me acompanha, tanto na rádio como a mais tempo aqui no blog, sabe que sempre analisei criticamente a situação do futebol baiano.
 
Procuro sempre discutir as razões mais estruturais que determinam a nossa condição de figurantes na cena do futebol nacional, muito bem hegemonizada por paulistas, cariocas, gaúchos e mineiros.
 
Em velhas análises já disse que o fato da situação ruim dos clubes menores que Bahia e Vitória é um vetor importante para o nosso mal posicionamento no ranking nacional.
 
Leiam a reportagem do GLOBO ESPORTE.COM e tirem suas conclusões:

http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2012/12/so-tem-ba-vi-pequenos-clubes-baianos-somem-da-cena-nacional.html

Corinthians Campeão!!! Brasil Campeão!!!

Parabéns ao Corinthians pelo bi-mundial. Consistência, planejamento e organização. Isso é bom para o nosso futebol, para todo o nosso futebol.
 
Gostei do título do Corinthians, além de mais uma taça para o Brasil, pelo fato de dar uma porrada na empáfia destes europeus etnocêntricos. Eles podem ter o dinheiro, que diga-se de passagem está migrando para outros lugares do mundo, vide China, Oriente Médio, India, mas, o futebol sul-americano, e principalmente o brasileiro, tem que ser respeitado por esses metidos a besta do “primeiro” mundo.
 
Ressalve-se que não são todos os cidadãos europeus que comungam desta ideia preconceituosa. Saliente-se que dentro do nosso próprio país repetimos esta idiotice de preconceito e etnocentrismo. Esta mesma visão o futebol do sul do país tem com “o resto” do nosso amado Brasil. Somos todos brasileiros!!!
 
Falando do nosso “lado de cá” do futebol, tomara que conquistas como essa do Corinthians motive os nossos clubes, Bahia e Vitória (porque não?), a lutarem sempre por lugares mais altos do futebol nacional e internacional. Os dois times que disputaram o mundial de clubes ontem são prova disso.
 
O Chelsea é um time médio da Inglaterra, que em praticamente 100 anos só havia ganhado 11 títulos; com a chegada da grana do russo Abramovich, em mais ou menos 10 anos, 12 taças.
 
O Corinthians a gente conhece mais de perto a história: rebaixamento, planejamento, volta por cima e depois, 2 títulos nacionais, 1 libertadores e ontem, o mundial.
 
Portanto, eu penso que podemos chegar lá. Porém, a gestão profissional, o planejamento, o respeito ao seu maior patrimônio, que é a torcida, a visão estratégica tem que começar a aparecer no futebol da Bahia. E tem que começar já!!!
 
Parabéns Corinthians!!!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Jogo mais esperado da semana.




Domingo, Corinthians e Chelsea:

Duas equipes iguais. O Chelsea é um time inglês que de uns anos para cá vem crescendo por um russo podre de rico que manda e desmanda no clube. Contrata jogadores de valores astronômicos, tem como seus maiores medalhões o bom goleiro Chech, o médio Lampard, que não amarra a chuteira de Paulinho. E o "bulissoso" Hazard.

Já o Corinthians é um time que sabe marcar mais por pressão. Marca lá na frente e os idiotas daqui acham que o técnico é retranqueiro... Ganhou o Santos de Neymar na Libertadores 2012, o bom e experiente Vasco e o lendário Boca Jr.

O Chelsea é um "Guaratingueta cheio da grana".

Não tem mais história do que o Corinthians, Não tem mais torcida. Vem crescendo de alguns anos para cá, e será um jogo complicado.

Minha torcida fica para o time de parque São Jorge.

Ganhando, será um mundial ninguém colocar defeito.

Com todos os méritos o Corinthians chegou lá. Assim como o seu adversário...

Ganhando do Barcelona de nada mais nada menos que Lionel Messi.

Espero eu que o Timão "sangre em campo", "Coma grama".

Que vença o melhor.

Mais a Torcida de Torcedor do Bahia aqui é do EC Corinthians Paulista.

Os que concordam, obrigado. os que não concordam obrigado da mesma forma.


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Enfim, informações de Timão e "Al Ally' A múmia que vem do égito.





Vamos lá, Corinthians como disse antes, um time coeso e mais forte já o Al Ally é a "surpresa"  que pinta como adversário do Coringão. Estamos sempre na expectativa de um bom jogo. Lembrando que o Egito vem bem não só com seus times como a sua boa seleção. Que anteriormente, fez sucesso com uma boa seleção que deu muito trabalho a seleção mediana do técnico Dunga na copa das confederações passadas.
O Timão é um time forte, com jogadores de qualidade. Podendo, citar: Cássio o bom goleiro "esquecido" na holanda por uns tempos.

Paulo André, Lento  mas muito bom no jogo aéreo. Chicão, com suas boas escapadas e com boas cobranças de faltas. Um zagueiro que já tem uma certa experiência. Mas, jogou muito mesmo no Figueira.
Vamos as laterais: Alessandro, Sempre obediente ao bom treinador Tite, na marcação e de uma garra e liderança sem tamanho. Já é história no renascido Corinthians.

Fábio Santos sempre foi um jogador de boa técnica digno de jogar em bons clubes como já passou. São Paulo, Grêmio...
Ralf e Paulinho: Não precisa nem comentar...
Ralf um gladiador. marcador para todos os minutos. Já rodou o Brasil inteiro,  mas no Barueri ao lado de Fernandinho e o L. Castán e Val baiano. jogaram muita bola em 2009.
Paulinho, já jogava muito em Bragança paulista. E procurado por muitos times foi parar no Timão. Lançado para jogar num jogo de guerra! Corinthians do Fenômeno, Elias e do goleiro Felipe, o Clássico Jucilei que jogava de "terno" na época. Hoje joga tão longe, que nem o vejo jogar.
A Então meia cancha, 10 é o Douglas. Bola sabe jogar e muito. Desde o Criciúma na série C de 2006 contra a dubla BA-Vi. joga bem. as vezes me parece quando quer...
Danilo, O craque Lento... Já o chamaram até de Zidanilo Aquele que a bola para no seus pés... Gols de cabeça, chute de uma violência sem tamanho... Porém, um jogador de "mão cheia" e já conquistou a Libertadores de América. e até o mundo. sempre com as suas passadas largas. conquista a torcida e sempre  joga muito.

Sheik, Rico, craque, lutador, polêmico. já  fez dupla com o imperador Adriano. Jogador para dar a bola nele e segura "o japão que papão vai aí."

Romarinho...
Romarinho...
Romarinho...

Esse nome já causa o pavor. Calou  " A caixa de bombom" e com muita velocidade e um poder de decisão 

Jorge Henrique... Esse ai parece que a pilha não acaba... o único atacante que tem a sua principal qualidade a marcação.  Cheio de Garra. Vejo nele o Corinthians em campo.

Guerreiro, Não sei se vai jogar... Bom no jogo aéreo... e tem o sangue da malandragem...
 Aboutrika, muito bom jogador. sabe jogar. ganhe o melhor.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FUTEBOL, E SUAS LENDAS DE FINAL DE ANO.








Embora, o mercado está no mesmo preço. E Justo  com qualidade para dar e vender. Os clubes continuam nas especulações.

Vejo times do sul já se projetando, e ostros ainda continuam em especulações. 

O próprio palmeiras, já trouxe o bom goleiro fenando Prass. Que acho um goleiro experiente e de boa segurança. Pós, queda do Vasco, levou o time ao grande triunfo da copa do Brasil.

Já os clubes do norte na mesma merda da mesma novela.
Não fecha com nenhum investidor que possa leva-los a um oásis melhor.

Aí ficamos aqui penando com “Jones Carioca da vida” que já se foi... Não que ele não prestasse. Porém, 
era útil ao elenco limitado do tricolor de aço!

Já no Vitória, vejo um elenco com mais alternativas e com jogadores mais rápidos e voluntariosos.

Podemos ver um Pedro ken que sabe o que faz com a bola que desde o coxa joga bem...

No Sport, o os os times que passou e o torcedor do Sport sabe disso. vejo, jogadores rodados e com experiência. Hugo por exemplo. Sabe jogar e já jogou bola em  clubes
rodados. 

os os times que passou e o torcedor do Sport sabe disso.

O Futebol é complicado. Porém a redonda é bem tratada. Aonde o craque chega.

O craque as vezes é menino, sem experiência... Precisa daquele “puta veia” pra jogar.

Em quanto isso no microscópio Japão, dizem que o Timão tremeu. Creio, pela torcida e pelo fato do 

próprio ter conquistado. A copa Libertadores da América. Seu então, título inédito.

Vejo no Corinthians um time coeso e forte, liderado por um bom treinador que já conquistou a américa por 

clubes anteriores. E Nós sabemos que o fato não é fácil.

Nós, então estamos ai com a cara para bater! Justos, libertários e sempre pensando no melhor do nosso 

povo que a um tempo atrás foi escravizado por Portugueses...

Que dizem que são “paneleiros”...

sábado, 8 de dezembro de 2012

Alguma dúvida? Somos a periferia do futebol!!!

Olá a todos!!!

“Palavras são palavras...”, falamos isso sempre, diariamente, rotineiramente. Palavras diferentes são utilizadas para expressar ideia e sentimentos, e as vezes, a mesma palavra, a depender do contexto e da intenção do emissor, indica significados distintos. Não estou aqui propondo-me a dar uma aula de linguística, de língua portuguesa em geral. Até porque a minha praia em educação é outra...

Mas, estou falando especificamente ao que nos remonta a palavra periferia. Vários sentidos e significados. Positivos e negativos. Positivos são os maiores significados e representações: pluralidade, efervescência cultural, calor humano, heterogeneidade, etc. Porém, aqui indicarei as nuances negativas do termo, e em especial relacionado ao nosso futebol da “terra da felicidade”: o futebol baiano é periférico!!!

Uma primeira contastação foram os resultados e “perrengues” que nossos grandes clubes e nossas grandiosas e magníficas torcidas passamos neste final de campeonatos nacionais. O Bahia se segurando a duras penas na série A; o Vitoria penando pra obter o acesso da série B para a série A 2013. Ufa!!! A muito custo, com muitas rezas, conseguimos nossos simplórios objetivos.

Vemos também o quanto somos subalternos e periféricos em nosso futebol quando verificamos a ênfase dada a decisão do mundial de clubes deste ano. Estarão lá Bahia, Vitória, Fluminense de Feira, Catuense? Se estivessem lá Sport, Náutico, Ceará, Asa de Arapiraca, CRB ou outro clube nordestino estaríamos dando esse valor todo que é dado pela participação do Corinthians? Claro que entendo que é um fato jornalístico importante, que merece cobertura e destaque, mas, a própria imprensa e empresariado local não incentiva e destaca os nossos clubes com tamanha intensidade. Fora Bahia e Vitória, os nossos demais clubes quase nada aparecem na mídia. Como vamos evoluir a persistir a esta mentalidade tacanha, subalterna e materializadora do pernóstico complexo de vira-latas rodrigueano?

Não podemos reclamar da dominação política e econômica imposta pelo futebol do sudeste/sul do país!!! Estes se impõem tecnicamente, financeiramente e politicamente a nós periféricos, ou seja, “o resto do país”. Justa ou injustamente, racionalmente ou de forma ignorante, realista ou etnocêntrica e preconceituosa. Porém, homenageando a minha saudosa avó e a todos os antigos, eu digo: “mas quem dá ousadia?”. Somos nós mesmos!!! Para encerrar deixo uma pergunta para reflexão: será que um dia em que um time baiano decidir uma libertadores ou mundial de clubes (até quando esperar?), a grande mídia nacional vai destacar com toda essa ênfase e garbo ao qual dá hoje ao Corinthians, como já deu ao Santos, ao São Paulo, ao Flamengo, ao Inter (um pouquinho menos é verdade)?

Imagino que quando isso acontecer eu já estarei fazendo parte da famosa camada do pré-sal... e vocês?

Um abraço a todos!!!

Vitória fecha com caio júnior. E as contratações do futebol Baiano...



Vem a temporada 2013 e os clubes brasileiros já começam a especular os seus reforços para 2013.

O Vitória fecha contrato com Caio Júnior.

Já os Bahia ainda não trouxe ninguém.

Acho um time que tem boas peças de reposição. Porém, deve-se reforçar com muito mais qualidade para não ficar nesse "sobe desce" do futebol brasileiro.

Já vem a temporada 2013 e nós torcedores não podemos ficar nesse sobe e desce  e por essa briga cai ou não cai.

Queremos times melhores. Pois, o futebol é um jogo. aonde nós torcedores, cronistas e o povão quer times melhores para esse ano de 2013. Vamos dar valor aos meninos da base, vamos olhar com qualidade para o interior da Bahia aonde existe jogadores de qualidade.

 Bobô saiu da catuense, Luis Henrique da mesma forma, e o futebol é assim: Horas simples, horas complicado.

A Grande massa interferi nas jogadas, dribles e a bola continua rolando...

Sabendo que quando chega no grande craque ela descansa...

Podemos observar que no futebol do nordeste a as contratações são feitas mais na hora do "Vamo ver..."

Mas não pode ser assim sempre bons jogadores faz grandes elencos e times vencedores.

Jogadores de impacto vem mas hora de campeonatos nacionais.

E isso é difícil para o torcedor.

Voltando ao assunto Caio Júnior: Bom treinador. Jovem, conhece de futebol, já jogou bola, levou o time do paraná a libertadores e nesse vai e vem, fica ou não fica.

Acho um bom nome o tal do Harri Potter.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Fica ai uma "luz" pra Felipão na sua 1ª primeira convocação:





Diego Cavalierieri (FLUMINENSE)

Cássio (CORINTHIANS)

M. Lomba (BAHIA)

---------------------------------------------------------------------------

ZAGUEIROS:

Rever "Central" ( ATL MINEIRO)

Leandro Castan "Quarto zagueiro" (ROMA ITA)

Leonardo Silva "Joga nas duas" (ATL MINEIRO)

Luisão  (BENFICA)

----------------------------------------------------------------------------

LATERAIS:

M. Rocha  ( ATL MINEIRO)

Daniel Alves ( BARCELONA ESP)

Carlinhos ( FLUMINENSE)

Marcelo (Real Madrid ESP)

-----------------------------------------------------------------------------

VOLANTES:

Paulinho (CORINTHIANS)

Hernanes (Lazio)

Arouca (SANTOS)

Ralf (CORINTHIANS)

------------------------------------------------------------------------------

MEIA CANCHA:

Zé Roberto (GRÊMIO)

Lucas (SÃO PAULO)

Ronaldinho Gaúcho ( ATL MINEIRO)

Gabriel ( BAHIA)

----------------------------------------------------------------------------------

FRENTE:

Neymar (SANTOS)

Bernard ( ATL MINEIRO)

Fred ( FLUMINENSE)

Leandro Damião ( INTERNACIONAL).



Qualquer semelhança, é mera coincidência.

Ganhe o brasil e o resto é conversa mole!



                                                                   POR : DIEGO OLIVEIRA!




sábado, 1 de dezembro de 2012

Estatística é importante! Estatística não é importante!

Olá a todos!!!

Antes que me chamem de maluco pois no título da crônica eu digo e “desdigo” a mesma coisa, deixando dúvidas no ouvinte e no leitor, tentarei explicar no argumento porque sou tão paradoxal no que digo. Especificamente usarei o jogo Bahia contra o Atlético Goianiense, mais uma “grande decisão” das quais estamos acostumados com o nosso “poderoso” futebol baiano.

Vejo a estatística como importante pois a mesma nos aponta tendências e nos dá subsídios para análise. Ou não é a estatística, os números históricos que determinam que Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, por exemplo, são as maiores seleções do futebol do mundo? O que se aplica sempre: “estes gigantes possuem juntos 14 Copas do Mundo”! Nisso e para isso a estatística é importante!

Porém, prognóstico não é adivinhação. Análise não é palpite. Palpite fica pro bolinho da 87.9 FM e a gigantesca sorte do nosso amigo Jairo Mascarenhas. Também por isso aparecem de vez em quando uma Espanha, uma França.

O que é isso tudo tem com o jogo do Bahia com o “Dragão de Goiânia”? Tem que, considerando estatística, a torcida do Bahia pode ficar tranquila: 1º) na disputa histórica com o Atlético, o Bahia ganhou em 13 jogos 8 partidas, empatou 3 e perdeu só 2 jogos; 2º) no campeonato, o Bahia ostenta, se não uma campanha positiva, mas, é muito melhor que a do representante do planalto central.

Porém, se deixarmos estatísticas de lado, vamos considerar que em momentos decisivos, e por si só, imponderáveis pelo emocional, é o fator que pode complicar o tricolor baiano. Cuidado nesse ponto...

Daí, tiraremos nossas conclusões, sempre respeitando as conclusões alheias. Mas, como prezo ter critério nas minhas análises, e pauto muito eles tentando mesclar números e sentimentos, indico que nas 9 combinações possíveis, só uma detona o tricolor: derrota em Goiânia e vitória do Sport nos Aflitos.

No final das contas, no futebol as coisas resumem-se a uma verdade: temos que esperar os resultados. E aí, só amanhã depois das 18:00 horas...

Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FICA CLARO A "QUEDA" DE MANO MENEZES!




Depois de idas e vindas, cai Mano Menezes. Fica cada vez mais claro que a CBF não passa de jogo político e guerra de interesses...

A então cúpula, sabe que a copa se aproxima e sabe que é de uma certa forma que outro "Maracanazo" é um desastre. Nisso a própria mídia atira para todos os lados:

Pep Guardiola... Não temos gestão para implantar o "Barcelona" de temporadas passadas na seleção atual.

Felipão...

O "filosofo" Tite... Acho um ótimo nome!

Muricy Ramalho...

Abel...

Fernandão...

Então, podemos observar que o futebol é momento! Coisa que não é novidade para ninguém que conhece e sabe que o futebol é o presente.

Já bate na porta a copa das confederações...

Veremos nos próximos episódios o que dará  a então novela, seleção brasileira...

Sabe todo brasileiro que a seleção sempre pegou conjunto na competição.

Enfim, aguardaremos e possamos ter esperança nisso que representará o nosso país em mais um mundial.




                                                                                           
                                                                                              POR: DIEGO OLIVEIRA!




                                                             




domingo, 25 de novembro de 2012

A queda de Mano e o futuro da seleção


Olá a todos!!!

E o “adeus Mano” demorou, mas, chegou. Não entrarei em meandros, mas, deu até de mais para o técnico Mano Menezes. Com todo o respeito ao profissional e ao cidadão, nunca percebi no técnico “liga” pra ser o comandante do Brasil numa Copa do Mundo, e principalmente sendo esta aqui em nossa casa, revivendo todos os fantasmas eternos do “Maracanazzo” do distante, mas importante e histórico, 1950.

Sempre defendi que o técnico da nossa Seleção teria que ser um cara com a “casca grossa” para suportar este fardo de tonelada, e obviamente com visão e atitude vencedora. Tenho textos que defendi abertamente isso. Com o microfone da 87.9 FM, no nosso Panorama dos Esportes, ecoei estes meus argumentos. Felizmente, a tentativa de ajuste chegou na hora certa. Teremos em junho do ano que vem a Copa das Confederações aqui em nossa casa. A hora foi essa mesmo!!! Adeus Mano!!! Que venha Felipão!!! Ou Luxa...

Para ilustrar, publicarei aqui no site um texto que está no blog do panorama (www.panorama879.blogspot.com), escrito por mim em 02 de maio deste ano. Leiam e tirem suas conclusões.

Seleção Brasileira e preparação para 2014: sinal da cor da nossa gloriosa camisa.
Olá a todos:

Faltando menos de dois anos e meio para a Copa do Mundo de 2014 aqui em nosso país, observo com apreensão os caminhos que levam a preparação(?) da nossa amada e venerada Seleção Brasileira de Futebol, orgulho, patrimônio e símbolo nacional, assim como o hino nacional, a nossa bandeira, a nossa cultura.

Em outro momento farei uma análise mais ampla, mas, para mim o equívoco já começou com a escolha do técnico. Mano Menezes é um bom técnico de clube, mas, ainda não o vejo com bagagem e tarimba para “segurar essa onda” de comandar a famosa “pátria de chuteiras”. Meus preferidos, na ordem: Felipão, Luxemburgo (com menos marketing...) e Zico. Registro que não achei certa a execração pública a Dunga, mas...

Nessa linha que explanei para o treinador indico que devemos pensar em ganhar a copa. E se ganha copa é com time cascudo, jogadores de pegada de seleção! Foi com Rivaldo, Cafú, Roberto Carlos, Ronaldo, Marcos, entre outros que ganhamos nossa última copa. Saber mesclar a experiência com a juventude qualificada é a chave. Prescindir de Júlio César, Lúcio, Kaká, Robinho, Maicon para mim é erro imperdoável. Esses caras, mesmo não sendo titulares, devem fazer parte do grupo. Estes vão dar tranquilidade a Neimar, Ganso, Lucas e Cia.

Vejo dois “marcos reguladores” para “seu” Mano Menezes, que mesmo tendo objeções a ele, torço para o dito pegar o rumo e o prumo: a Olimpíada e a Copa das Confederações. Se ganha o ouro da Olimpíada, verdadeira obsessão do futebol brasileiro respira. Se perde feio, pode perder o posto. Ultrapassado o marco dos jogos olímpicos o Srº Menezes vai encarar a preparação para a Copa das Confederações. E a própria competição será o seu batismo de fogo. Se passarmos vexaminosos por estas competições, o técnico deverá procurar outro emprego e a histeria nacional será lançada até o pontapé inicial em junho de 2014.

Mas, como se fala sempre, futebol é futebol e Brasil é Brasil. Eu vi esse filme antes de 2002 e o resultado todos sabemos qual foi. Essa, hoje, é a minha principal esperança. Mas, acreditar no imponderável sempre não é bom. Portanto, está na hora da Seleção Brasileira começar a botar medo de novo nos adversários. Aliás, como sempre foi nossa tradição. Assim, a cor do nosso sinal de expectativa não passa para outra cor do nosso pavilhão nacional: o verde!!!

Um abraço a todos e até a próxima!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

NEGROS NO ESPORTE MUNDIAL!

BOM DIA A TODOS!


(EDSON ARANTES DO NASCIMENTO)

Lembrando, hoje o grande dia da consciência negra, homenageio negros com sucesso no esporte mundial.
Começando por esse ai de cima que é considerado o atleta do século. Com seus mais de 1000 gols, marcou o futebol com sua sempre e evidente humildade conquistou os brasileiros e todo o mundo com seu grande futebol e por suas três copas do mundo levantadas até hoje.
Destacando a  copa de 1970 com aquele grupo forte, conquistou aquela copa de maneira brilhante e sem deixar desejar.
Liderada por zagalo a seleção encantou o mundo com sua forma solta e contagiante de jogar. sem esquecer dos atletas que se destacaram naquela competição. Tostão, Jairzinho, Clodoaldo, o saudoso felix.

                                                                (MAGIC JHONSON)

De forma espetacular. Não curto muito o basquete, porém, é de impressionar a história que ele tem no esporte. De 1979 a 1996, encantou todo o mundo com suas jogadas. Mesmo contraindo o vírus HIV o atleta  deu continuidade a sua carreira jogando e encerrou sua carreira em  1996. 

(EDILSON)

Esse eu vi jogar. Baiano, marcou na década 90 por Palmeiras, Corinthians, Vitória e por último no tricolor da boa terra.  Sempre ousado, o “capetinha” marcava muitos gols em  seus clubes e sempre jogando com muita alegria. Lembro eu,  que na sua passagem pelo tricolor não foi tão boa como o esperado...
Já no Corinthians lembro muito bem do fático lance contra o Real Madrid no mundial de 2000.
Em que depois de uma “tabaca” fez o belo gol em cima do “todo poderoso” Real Madrid levando corintianos a loucura.

                                                                          
                                                                                     POR: DIEGO OLIVEIRA!




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O GRANDE GÊNIO DA BOLA NO FUTEBOL DE HOJE!



NA MINHA OPINIÃO NÃO HÁ LIMITES PARA O GRANDE FUTEBOLISTA LIONEL ANDRÉS MESSI. COM SUAS JOGADAS RÁPIDAS É CAPAZ  DE LUDIBRIAR QUALQUER UM.

NASCIDO EM ROSÁRIO, O CRAQUE LIONEL MESSI  VEM AGRADANDO A TODOS OS QUE ADMIRAM E TORCEM PELO TIME QUE O PROJETOU E FEZ VENCER.

HÁ QUEM DIGA QUE ELE É UM JOGADOR COMPARADO A OUTRO GÊNIO DA BOLA.
"DIEGUITO" O DIEGO ARMANDO MARADONA QUE TAMBÉM NÃO JOGAVA NADA...

ELE OU MARADONA?

POR: DIEGO OLIVEIRA!






domingo, 18 de novembro de 2012

Bábábábábá BAHIA!


DEPOIS DE UM JOGO DIFÍCIL O "TRICOLOR DA BOA TERRA" CONSEGUE MAIS  UM RESULTADO POSITIVO.

DEPOIS DE OUTRO RESULTADO POSITIVO "ESCAPA" DA ZONA DA DEGOLA...

E SE ME VER AI ESTOU POR AI!

E OUTRA...

"CARPINTEIRO DO UNIVERSO INTEIRO EU SOU!"




                                                                POR: DIEGO OLIVEIRA SOUZA DE OLIVEIRA!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Os melhores e piores cenários para a dupla BAVI

Olá a todos!!!

Como já vislumbramos na crônica anterior, os nossos dois maiores times, Bahia e Vitória, deixam apreensivas as suas duas apaixonadas e fanáticas torcidas nas suas respectivas retas de chegada do campeonato brasileiro. O tricolor, suando para fugir do fatídico rebaixamento e o rubro negro penando para confirmar um já atrasado acesso, que nas circunstâncias atuais, periga catastroficamente a não acontecer.

Por isso é bom todos nós que queremos ver o sucesso do futebol da Bahia (independente se escolhemos torcer por qualquer uma das combinações de cores) ficarmos atentos para as nuances, positivas e negativas, deste desfecho dramático do brasileirão.

Os piores cenários para os dois clubes incluem as suas derrotas neste fim de semana. O Vitória, hoje em Santa Catarina, contra o já eliminado Joinville; o Bahia, amanhã, em casa, contra a sossegada Ponte Preta.

A coisa fica feia para o rubro negro se o São Caetano bater o Goiás no ABC paulista e o Atlético Paranaense vencer o outro representante catarinense, o Criciúma. Esta maléfica combinação levaria o representante baiano na série B a ter que vencer o Ceará na última rodada e torcer para tropeços dos seus adversários diretos na “dança das cadeiras” das três últimas vagas que restam para quatro equipes na série B.

O negócio fica feio para o Bahia na série A se junto a uma derrota em casa para a macaca campineira, o tricolor assistir depois a Portuguesa bater o Grêmio no Canindé, o quase falecido Palmeiras bater o Flamengo em São Paulo e o pior, o Sport abater o Botafogo na Ilha do Retiro. Aí o Bahia amanheceria na segunda-feira a caminho da segunda... divisão!!! A favor apenas o fato que ao contrário da série B, na série A, após a rodada deste fim de semana, teremos mais duas.

Mas, para não dizer que não falei das flores e só de espinhos, direi a todos os melhores dos cenários para os nossos clubes. O Vitória poderá sair da rodada já com a vaga na série A 2013. Basta empatar e o São Caetano perder para o Goiás. Vencendo o Joinville e o azulão empatando, também libera a festa em Salvador para a parcela vermelha e preta da cidade. Ao Bahia com uma vitória contra Ponte Preta já empurra o Palmeiras de vez ao cadafalso. Com empate ou derrota do Sport, bastará empatar mais uma nos dois jogos que resta que já fica livre da agonia.

A bola vai girar e amanhã lá pelas 20:30 da noite já teremos a verdade da situação. Espero que os cenários positivos apareçam para nossos clubes. Torço para que no ano que vem tenhamos dois BAVIs à vista!!! E torço que nesta altura do campeonato próximo possamos economizar nas baterias das nossas calculadoras. Seja quais forem as cores de suas teclas.

Um abraço a todos!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fim de semana do futebol da Bahia: alegria ou agonia?

Olá a todos!!!
 
Mais um ano, mais um fim de semana e o nosso combalido futebol baiano nos deixa com esta expectativa: alegria ou agonia?
 
Para mim, qualquer que seja o resultado, tanto do Bahia, como do Vitória, mais uma vez, o verdadeiro sentimento é de decepção.
 
Decepção por ver um grande potencial para um futebol de primeira, ser relegado a uma qualidade de quinta.
 
O Bahia mais uma vez mantendo a nossa tradição baiana de penar na série A. O Vitória mestre em manter a nossa tradição de sofrer na série B.
 
Esperemos a segunda-feira para conferir. Alegria ou agonia?

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Viva o tricolor das laranjeiras!!!


Boa Noite!




Com seu grande goleador Fred e todo seu elenco, o tricolor alcança o título com muito mérito.

Grande tricolor!


Festa nas laranjeiras!

                                                                                      Por: DIEGO OLIVEIRA!

domingo, 11 de novembro de 2012

Brasileirão Cada vez melhor!

                            Brasileirão Cada vez melhor!

Boa tarde!

Podemos observar um palmeiras aguerrido, com um jogador fora de série...

Lutando para não cair, é verdade. Com muita vontade, e ressaltando um "tal" de Hernan Barcos que é um guerreiro. Joga muito. E na minha opinião é  o melhor Centro-Avante do futebol brasileiro.

Um "tricolor de aço" bipolar. Mas que cresce na hora do vamos ver...

Um Cruzeiro desorganizado e com uma série de problemas na sua direção como um todo...

Um "Leão da ilha" esforçado e que vem crescendo com ótimo treinador Sergio Guedes.

Já lá em cima da tabela:

Um Fluminense bem encaminhado para a grande conquista.

Já o galo de minas tem um ótimo elenco e tem outro "tal" Ronaldinho Gaúcho. 

O Imortal dos pampas vem bem com um time experimentado e liderado na meia cancha pelo velho e bom Zé roberto e o sempre útil Elano.

Enfim, Aguardaremos  o fim deste espetáculo que cada vez nos alegra e nos deixa mais apaixonados por essa, magia que é o FUTEBOL BRASILEIRO.

                                                                             
                                                                                                      Por: DIEGO OLIVEIRA


                                                                              
                                                                      


sábado, 20 de outubro de 2012

Futebol, cores e significados.

Olá a todos!!!
 
Como tenho muita coisa para analisar esta semana e o espaço do Panorama da Semana por concepção é curto, usarei uma indicação por cores para tentar descrever a situação atual de algumas equipes e situações em suas diversas pelejas. Vejamos:

VERDE:

Justiça seja feita, a nossa Seleção Brasileira demonstrou evolução nos últimos jogos. Menos pelos resultados, mas, por ser percebido que o Mano Menezes caiu na real (senão cairia ele...) que a experiência se faz necessária na formação de um time base: Kaká, Ramires, “cobras criadas” para adestrar a adrenalina da rapaziada... quero ver ainda Daniel, Júlio César, Robinho, Luis Fabiano, Fred, e porque não, Ronaldinho Gaúcho no processo. Em tempo: este verde é da esperança de 200 milhões.

AZUL:

Tudo azul pela situação tranquila do Vitória. Nenhuma alusão ao rival tradicional!!! Hoje o Vitória pode sacramentar numericamente o se objetivo que já de muito tempo pelas observações técnicas se prenunciava: acesso à vista!!!

AMARELO:

Um amarelo, meio indo ao laranja, é a situação do Bahia. Não é desespero, mas é preocupação. Num campeonato como a série A marcar 1 ponto em 12 disputados impõe prejuízos complicados. Resta ter cabeça no lugar e buscar logo, logo mais 9 ou 10 pontos e respirar fundo no fim do ano. UFA!!!

VERMELHO:

É a cor da Seleção de Simões Filho no Intermunicipal. Tem que buscar a vaga em Ubaitaba amanhã. Tem que vencer para sonhar com a vaga: de dois pra cima, classifica-se direto; por 1 gol, decisão da marca fatal.

Será que segunda-feira teremos mudanças de cores? Clareando para alguns, escurecendo para outros? Vejo tinta preta à vista...

Um abraço a todos!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Replicando uma opinião antiga!!!

Olá a todos!!!


Meu panorama da semana é um resgate de um outro panorama da semana que conteve o dia 08 de agosto de 2010.


Neste dia citado eu escrevi um texto neste humilde blog em que registrava meu pensamento sobre esta história de colocação de estrelas em distintivos dos clubes.

Conversa que sempre se arrasta... E toda mísera vez que um time baiano, raramente, vislumbra uma possibilidade de ganhar uma competição de “naipe” maior, criam-se este cavalo de batalha: situação criadora de audiência televisiva ou de rádio e vendedora de polêmicas vazias em jornais. Como diz o outro (quem é esse tal de outro?) por aí: “oi nós aqui também na história!!!”.


Exporei a seguir a íntegra do texto de mais de 2 anos atrás:


“As Estrelas do Universo Futebolístico Brasileiro!!!”



“Olá a todos!!!


Quero sugerir aqui uma proposição a poderosa Confederação Brasileira de Futebol (CBF): oficializar um critério para que os clubes ostentem estrelas ao seu distintivo.

Na Itália, por exemplo, os clubes ganham o direito de acrescentar estrelas ao emblema a cada dez títulos do campeonato nacional da primeira divisão, o “Calcio”. Por isso só Juventus, Milan e Internazionale detêm tal privilégio. E olhe que o campeonato da “velha bota” é disputado desde o século XIX.

Aqui, se ganha uma copinha aqui, um torneiozinho ali, e os clubes “estrelizam” suas camisas. Do jeito que a coisa vai, em breve, na camisa de alguns clubes não poderemos distinguir nada em seu manto tradicional.

É aqui que proponho uma regra simples para a CBF. Considerar a natureza específica de nosso país, sua diversidade futebolística e histórica. O critério seria basicamente esse:


1 – Atribuir uma estrela dourada apenas sobre os emblemas/escudos dos clubes que obtiverem alguns títulos:


a) Campeonato Estadual;


b) Campeonato Regionais oficiais (Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, Nordestão, Norte-Nordeste, etc.);


c) Campeonato Nacional oficial (Brasileiro da 1ª divisão, Copa do Brasil, Taça Brasil e Copa dos Campeões);


d) Copa Libertadores da América;


e) Campeonato Mundial.


2 – Atribuir uma estrela prateada para alguns títulos de relevância secundária aos similares na mesma faixa. Porém, caso o clube ganhe o de maior destaque, esta estrela trocaria para a cor dourada e não seria acrescentada outra. Vejamos:


a) Campeonatos Nacionais secundários (Brasileiro série B, C ou D, Taça de Prata);


b) Outros Campeonatos Sul-americanos (Copa Sul-americana, Supercopa, Conmenbol, Mercosul, Recopa, etc.);

Essa minha proposta visa organizar uma demanda aleatória e determinar uma escala de relevância dos nossos clubes. Por exemplo, teríamos certeza de alguns clubes cinco estrelas do Brasil: Santos, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.

O que acham? Enviarei tal proposta a CBF.”


Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

E agora Simões?

Olá todos!!!

O selecionado simõesfilhense frustrou a sua razoável torcida que compareceu ontem a tarde ao Estádio Edgar Santos. Concorrendo com a caminhada LGBT na cidade, a seleção frustrou pelo menos os mais de 200 presentes ao estádio municipal quando não saiu do zero do placar contra o selecionado de Santo Antônio de Jesus.

Podemos resumir o jogo em uma toada: Santo Antônio, de forma inteligente e mostrando uma louvável obediência tática, cadenciando o jogo; Simões Filho, de forma nervosa e atabaroada, querendo ir no “vamo que vamo”. Assim foi praticamente em toda a partida.

No primeiro tempo de destaque só a expulsão do jogador Nem, já no finalzinho desta etapa. Pensamos todos que a partir deste fato, a nossa seleção assentaria os ânimos e buscaria a “goleada” de 1 x 0 que daria a nossa classificação antecipada. Pensamos... aliás, um dado importante: Simões Filho é o pior ataque do grupo, com apenas 4 gols marcados, já que um gol é por efeito de regulamento. O consolo é que Simões tomou a mesma pouca quantidade de gols.

O segundo tempo foi aquele Deus nos acuda: a velha tática “vamo que vamo”, que não foi e dando contra-ataques preciosos a Santo Antônio de Jesus.

Agora é torcer que não tome gol em Salinas domingo próximo, dia 30/09. Um empate classifica a seleção municipal. Derrota, 99% de chances de adeus.

Uma coisa é certa: nossa seleção antecipou o mata-mata!!! E como dissemos ontem na transmissão: “nas Salinas não acharemos nada doce!!!”.


Ficha Técnica:


Simões Filho: Vaval, Gleidson, Tom, João e Seté; Da Guia (Augusto), Jeferson, Tartá e Ganso; Wellington (Obina) e Vandinho (Belo). Técnico: Alex Oliveira.


Santo Antônio de Jesus: Pilão, Mirinho, Maginho, Lilio e Zito; Loirão, Soró, Lucas Paixão (Mailson) e Bita (Tiago Fonseca); Rildo (Cássio) e Nem.


Público: 150 pagantes.


Renda: R$ 750,00.


Trio de arbitragem: Sergio Medeiros Martins; auxiliado por Miguel Neves dos Santos e Antonio Luiz dos Santos Pereira. Boa arbitragem, sem maiores problemas.

domingo, 23 de setembro de 2012

Perguntar não ofende!!!

Prezados Amigos!!!

Devo a principio esclarecer que tenho dívidas com esse blog, uma vez que prometi a 2 anos atrás, publicar com mais frequência e compartilhar de opiniões e anseios esportivos com todos. Se ainda há tempo...vou retomar minha participação nesse blog, mas dessa vez não prometo constância, até para não ser confundido com politico nesse período eleitoral. Escrevo mais como indignado, do que como apaixonado...as nuances do futebol brasileiro sempre foram motivos de questionamentos sobre a sua licitude, e o que tenho observado me leva a crer, que os teóricos da conspiração podem ter razão.

Vamos por parte:
1. O que levou André Sanches (ex-presidente do Corinthians) a direção da CBF? Por que o estádio de São Paulo para a Copa 2014, vai pertencer ao clube citado anteriormente, e financiado com verba pública?
2. Por que Mano Menezes se mantém por mais de 2 anos no comando da seleção, ainda que tenha demonstrado uma insatisfação com os milhões de torcedores, com a imprensa esportiva e com o mais desligado de todos os torcedores brasileiros, esse que vos escreve?
3. Qual a relação da Globo e CBF? Por que essa necessidade de manter viva a chama corintiana e flamenguista, mesmo contrapondo a toda uma nação torcedora?

Minhas evidências...
1. O Corinthians foi campeão brasileiro sobre forte contestação de apoio da CBF, sobretudo da comissão de arbitragem. Outra coincidência, André Sanches prestou apoio a CBF na batalha entre os clubes, CBF e os direitos de transmissão pela Rede Globo...e agora ocupa cargo de diretoria na CBF, que creio eu, seja uma forma de manter viva as características e mazelas administrativas do senhor Ricardo Teixeira.
2. Mano é "persona non grata", por 99,9% dos torcedores brasileiros, mas se mantém firme e forte no comando da seleção brasileira, e com convocações questionáveis, sobretudo no que tange a nomes desconhecidos e que saíram do país, sem nem ao menos ter dado a nós torcedores o prazer de conhecê-los futebolisticamente. Dessa forma, está claro que Mano Menezes é o técnico dos empresários e sustenta essa máquina criada e mantida por Ricardo Teixeira e sua trupe.
3. Esse ponto foi o que me estimulou a escrever esse texto. Assistindo ao embate, que deixa no "chulé" as lutas entre gladiadores e mais recentemente entre os frequentadores do octógono, travado por Carminha e Nina na novela da Rede Globo de Televisão. Vi um apelo gritante e em alto e bom som, que o Flamengo é time de primeira divisão, que é um time grande e de torcida e etc...etc...etc...Está claro para mim, que existe uma força estranha vindo da Rede Globo para manter o Flamengo na Série A do campeonato brasileiro, a custas de um apelo midiático. E o reforço das relações sombrias entre CBF e Rede Globo.

Fiquemos atentos, pois pelo caminhar da carruagem...alguém vai ter que pagar esse pato, e nesse caso amigos vai quebrar do lado que não deveria quebrar!!! Salvemos nosso futebol, que sempre foi e deverá se manter dentro das quatro linhas!!!