sábado, 8 de dezembro de 2012

Alguma dúvida? Somos a periferia do futebol!!!

Olá a todos!!!

“Palavras são palavras...”, falamos isso sempre, diariamente, rotineiramente. Palavras diferentes são utilizadas para expressar ideia e sentimentos, e as vezes, a mesma palavra, a depender do contexto e da intenção do emissor, indica significados distintos. Não estou aqui propondo-me a dar uma aula de linguística, de língua portuguesa em geral. Até porque a minha praia em educação é outra...

Mas, estou falando especificamente ao que nos remonta a palavra periferia. Vários sentidos e significados. Positivos e negativos. Positivos são os maiores significados e representações: pluralidade, efervescência cultural, calor humano, heterogeneidade, etc. Porém, aqui indicarei as nuances negativas do termo, e em especial relacionado ao nosso futebol da “terra da felicidade”: o futebol baiano é periférico!!!

Uma primeira contastação foram os resultados e “perrengues” que nossos grandes clubes e nossas grandiosas e magníficas torcidas passamos neste final de campeonatos nacionais. O Bahia se segurando a duras penas na série A; o Vitoria penando pra obter o acesso da série B para a série A 2013. Ufa!!! A muito custo, com muitas rezas, conseguimos nossos simplórios objetivos.

Vemos também o quanto somos subalternos e periféricos em nosso futebol quando verificamos a ênfase dada a decisão do mundial de clubes deste ano. Estarão lá Bahia, Vitória, Fluminense de Feira, Catuense? Se estivessem lá Sport, Náutico, Ceará, Asa de Arapiraca, CRB ou outro clube nordestino estaríamos dando esse valor todo que é dado pela participação do Corinthians? Claro que entendo que é um fato jornalístico importante, que merece cobertura e destaque, mas, a própria imprensa e empresariado local não incentiva e destaca os nossos clubes com tamanha intensidade. Fora Bahia e Vitória, os nossos demais clubes quase nada aparecem na mídia. Como vamos evoluir a persistir a esta mentalidade tacanha, subalterna e materializadora do pernóstico complexo de vira-latas rodrigueano?

Não podemos reclamar da dominação política e econômica imposta pelo futebol do sudeste/sul do país!!! Estes se impõem tecnicamente, financeiramente e politicamente a nós periféricos, ou seja, “o resto do país”. Justa ou injustamente, racionalmente ou de forma ignorante, realista ou etnocêntrica e preconceituosa. Porém, homenageando a minha saudosa avó e a todos os antigos, eu digo: “mas quem dá ousadia?”. Somos nós mesmos!!! Para encerrar deixo uma pergunta para reflexão: será que um dia em que um time baiano decidir uma libertadores ou mundial de clubes (até quando esperar?), a grande mídia nacional vai destacar com toda essa ênfase e garbo ao qual dá hoje ao Corinthians, como já deu ao Santos, ao São Paulo, ao Flamengo, ao Inter (um pouquinho menos é verdade)?

Imagino que quando isso acontecer eu já estarei fazendo parte da famosa camada do pré-sal... e vocês?

Um abraço a todos!!!

Um comentário:

  1. Encima disso ai que o meu amigo para todas as horas diz, CONCORDO!


    O Futebol é um espetáculo aonde a torcida a favor torce e a torcida rival empata.

    Qual a disgraça do problema nisso?

    ResponderExcluir