sábado, 1 de dezembro de 2012

Estatística é importante! Estatística não é importante!

Olá a todos!!!

Antes que me chamem de maluco pois no título da crônica eu digo e “desdigo” a mesma coisa, deixando dúvidas no ouvinte e no leitor, tentarei explicar no argumento porque sou tão paradoxal no que digo. Especificamente usarei o jogo Bahia contra o Atlético Goianiense, mais uma “grande decisão” das quais estamos acostumados com o nosso “poderoso” futebol baiano.

Vejo a estatística como importante pois a mesma nos aponta tendências e nos dá subsídios para análise. Ou não é a estatística, os números históricos que determinam que Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, por exemplo, são as maiores seleções do futebol do mundo? O que se aplica sempre: “estes gigantes possuem juntos 14 Copas do Mundo”! Nisso e para isso a estatística é importante!

Porém, prognóstico não é adivinhação. Análise não é palpite. Palpite fica pro bolinho da 87.9 FM e a gigantesca sorte do nosso amigo Jairo Mascarenhas. Também por isso aparecem de vez em quando uma Espanha, uma França.

O que é isso tudo tem com o jogo do Bahia com o “Dragão de Goiânia”? Tem que, considerando estatística, a torcida do Bahia pode ficar tranquila: 1º) na disputa histórica com o Atlético, o Bahia ganhou em 13 jogos 8 partidas, empatou 3 e perdeu só 2 jogos; 2º) no campeonato, o Bahia ostenta, se não uma campanha positiva, mas, é muito melhor que a do representante do planalto central.

Porém, se deixarmos estatísticas de lado, vamos considerar que em momentos decisivos, e por si só, imponderáveis pelo emocional, é o fator que pode complicar o tricolor baiano. Cuidado nesse ponto...

Daí, tiraremos nossas conclusões, sempre respeitando as conclusões alheias. Mas, como prezo ter critério nas minhas análises, e pauto muito eles tentando mesclar números e sentimentos, indico que nas 9 combinações possíveis, só uma detona o tricolor: derrota em Goiânia e vitória do Sport nos Aflitos.

No final das contas, no futebol as coisas resumem-se a uma verdade: temos que esperar os resultados. E aí, só amanhã depois das 18:00 horas...

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário