quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Replicando uma opinião antiga!!!

Olá a todos!!!


Meu panorama da semana é um resgate de um outro panorama da semana que conteve o dia 08 de agosto de 2010.


Neste dia citado eu escrevi um texto neste humilde blog em que registrava meu pensamento sobre esta história de colocação de estrelas em distintivos dos clubes.

Conversa que sempre se arrasta... E toda mísera vez que um time baiano, raramente, vislumbra uma possibilidade de ganhar uma competição de “naipe” maior, criam-se este cavalo de batalha: situação criadora de audiência televisiva ou de rádio e vendedora de polêmicas vazias em jornais. Como diz o outro (quem é esse tal de outro?) por aí: “oi nós aqui também na história!!!”.


Exporei a seguir a íntegra do texto de mais de 2 anos atrás:


“As Estrelas do Universo Futebolístico Brasileiro!!!”



“Olá a todos!!!


Quero sugerir aqui uma proposição a poderosa Confederação Brasileira de Futebol (CBF): oficializar um critério para que os clubes ostentem estrelas ao seu distintivo.

Na Itália, por exemplo, os clubes ganham o direito de acrescentar estrelas ao emblema a cada dez títulos do campeonato nacional da primeira divisão, o “Calcio”. Por isso só Juventus, Milan e Internazionale detêm tal privilégio. E olhe que o campeonato da “velha bota” é disputado desde o século XIX.

Aqui, se ganha uma copinha aqui, um torneiozinho ali, e os clubes “estrelizam” suas camisas. Do jeito que a coisa vai, em breve, na camisa de alguns clubes não poderemos distinguir nada em seu manto tradicional.

É aqui que proponho uma regra simples para a CBF. Considerar a natureza específica de nosso país, sua diversidade futebolística e histórica. O critério seria basicamente esse:


1 – Atribuir uma estrela dourada apenas sobre os emblemas/escudos dos clubes que obtiverem alguns títulos:


a) Campeonato Estadual;


b) Campeonato Regionais oficiais (Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, Nordestão, Norte-Nordeste, etc.);


c) Campeonato Nacional oficial (Brasileiro da 1ª divisão, Copa do Brasil, Taça Brasil e Copa dos Campeões);


d) Copa Libertadores da América;


e) Campeonato Mundial.


2 – Atribuir uma estrela prateada para alguns títulos de relevância secundária aos similares na mesma faixa. Porém, caso o clube ganhe o de maior destaque, esta estrela trocaria para a cor dourada e não seria acrescentada outra. Vejamos:


a) Campeonatos Nacionais secundários (Brasileiro série B, C ou D, Taça de Prata);


b) Outros Campeonatos Sul-americanos (Copa Sul-americana, Supercopa, Conmenbol, Mercosul, Recopa, etc.);

Essa minha proposta visa organizar uma demanda aleatória e determinar uma escala de relevância dos nossos clubes. Por exemplo, teríamos certeza de alguns clubes cinco estrelas do Brasil: Santos, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.

O que acham? Enviarei tal proposta a CBF.”


Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário