domingo, 25 de novembro de 2012

A queda de Mano e o futuro da seleção


Olá a todos!!!

E o “adeus Mano” demorou, mas, chegou. Não entrarei em meandros, mas, deu até de mais para o técnico Mano Menezes. Com todo o respeito ao profissional e ao cidadão, nunca percebi no técnico “liga” pra ser o comandante do Brasil numa Copa do Mundo, e principalmente sendo esta aqui em nossa casa, revivendo todos os fantasmas eternos do “Maracanazzo” do distante, mas importante e histórico, 1950.

Sempre defendi que o técnico da nossa Seleção teria que ser um cara com a “casca grossa” para suportar este fardo de tonelada, e obviamente com visão e atitude vencedora. Tenho textos que defendi abertamente isso. Com o microfone da 87.9 FM, no nosso Panorama dos Esportes, ecoei estes meus argumentos. Felizmente, a tentativa de ajuste chegou na hora certa. Teremos em junho do ano que vem a Copa das Confederações aqui em nossa casa. A hora foi essa mesmo!!! Adeus Mano!!! Que venha Felipão!!! Ou Luxa...

Para ilustrar, publicarei aqui no site um texto que está no blog do panorama (www.panorama879.blogspot.com), escrito por mim em 02 de maio deste ano. Leiam e tirem suas conclusões.

Seleção Brasileira e preparação para 2014: sinal da cor da nossa gloriosa camisa.
Olá a todos:

Faltando menos de dois anos e meio para a Copa do Mundo de 2014 aqui em nosso país, observo com apreensão os caminhos que levam a preparação(?) da nossa amada e venerada Seleção Brasileira de Futebol, orgulho, patrimônio e símbolo nacional, assim como o hino nacional, a nossa bandeira, a nossa cultura.

Em outro momento farei uma análise mais ampla, mas, para mim o equívoco já começou com a escolha do técnico. Mano Menezes é um bom técnico de clube, mas, ainda não o vejo com bagagem e tarimba para “segurar essa onda” de comandar a famosa “pátria de chuteiras”. Meus preferidos, na ordem: Felipão, Luxemburgo (com menos marketing...) e Zico. Registro que não achei certa a execração pública a Dunga, mas...

Nessa linha que explanei para o treinador indico que devemos pensar em ganhar a copa. E se ganha copa é com time cascudo, jogadores de pegada de seleção! Foi com Rivaldo, Cafú, Roberto Carlos, Ronaldo, Marcos, entre outros que ganhamos nossa última copa. Saber mesclar a experiência com a juventude qualificada é a chave. Prescindir de Júlio César, Lúcio, Kaká, Robinho, Maicon para mim é erro imperdoável. Esses caras, mesmo não sendo titulares, devem fazer parte do grupo. Estes vão dar tranquilidade a Neimar, Ganso, Lucas e Cia.

Vejo dois “marcos reguladores” para “seu” Mano Menezes, que mesmo tendo objeções a ele, torço para o dito pegar o rumo e o prumo: a Olimpíada e a Copa das Confederações. Se ganha o ouro da Olimpíada, verdadeira obsessão do futebol brasileiro respira. Se perde feio, pode perder o posto. Ultrapassado o marco dos jogos olímpicos o Srº Menezes vai encarar a preparação para a Copa das Confederações. E a própria competição será o seu batismo de fogo. Se passarmos vexaminosos por estas competições, o técnico deverá procurar outro emprego e a histeria nacional será lançada até o pontapé inicial em junho de 2014.

Mas, como se fala sempre, futebol é futebol e Brasil é Brasil. Eu vi esse filme antes de 2002 e o resultado todos sabemos qual foi. Essa, hoje, é a minha principal esperança. Mas, acreditar no imponderável sempre não é bom. Portanto, está na hora da Seleção Brasileira começar a botar medo de novo nos adversários. Aliás, como sempre foi nossa tradição. Assim, a cor do nosso sinal de expectativa não passa para outra cor do nosso pavilhão nacional: o verde!!!

Um abraço a todos e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário