sábado, 24 de dezembro de 2011
Mundial de Clubes e outras coisas...
domingo, 18 de dezembro de 2011
Ano Novo, Cara Nova!!!
.
Ficamos muito tempo ausentes. As coisas da vida tomam o nosso tempo. Nesse período não fiquei parado para as coisas do esporte. Porém, o tempo é pouco.
.
Aproveito esse momento de fim de ano, apesar de ser ainda 18 de dezembro, e adianto uma renovação no espaço. Irei agregar o nosso blog ao programa Panorama dos Esportes da rádio Simões Filho FM - 87.9 - ao qual participei este ano como colaborador e ano que vem estarei integrando com frequência a equipe espetacular da rádio.
.
Então, nada melhor que agregar este espaço ao que vai ser discutido e apresentado pelas ondas sonoras de frequência modulada. Acho que vai ser mais legal e dinâmico. Uma forma interessante de interação e informação.
.
2012 vem ai e tanto o programa como esse espaço vão ser profícuos nas discussões sobre qualquer esporte. Adianto que mesmo agora em dezembro já adiantarei algumas discussões e análises.
.
Um abraço a todos!!!
sábado, 3 de setembro de 2011
As campanhas de Bahia e Vitória no 1º turno do brasileirão.
Finalizados os jogos de ida do campeonato brasileiro em suas séries A e B, visualizamos com preocupação os números dos nossos representantes nestas duas séries do brasileirão: Bahia e Vitória, respectivamente.
O Vitória não fica atrás dessa situação. Claro que o rubro-negro encontra-se longe da zona de rebaixamento e está a três pontos do famoso “G4”, mas, para um time que iniciou o campeonato como um dos favoritos ao título da série B, a situação é de preocupar. Apesar que o verdadeiro título da “B” é ficar entre os quatro primeiros colocados. Analisem os números do leão:
Estão aí os números da dupla, cada um em sua “peleja”. Analise os números, os utilize como referencial e melhore os mesmos no segundo turno!!! As suas grandes e tradicionais torcidas merecem!!!
domingo, 28 de agosto de 2011
Seleção de Simões Filho passa para a segunda-fase do Intermunicipal.
Com o empate de hoje obtido em Mata de São João (1 x 1) e combinado com o empate sem gols entre Araçás e Alagoinhas a Seleção de Simões Filho já obteve com antecipação a classificação a próxima fase do Campeonato Intermunicipal. Vejam a classificação parcial:
Se vencer Araçás na última rodada no estádio Edgard Santos no próximo domingo, dia 04/09, será primeiro colocado sem depender do outro resultado.
Mas, não importa a colocação. Está de parabéns todo o corpo da seleção, principalmente a comissão técnica e os atletas. Vamos apoiar nossa seleção.
Um abraço a todos!!!
sábado, 20 de agosto de 2011
Bahia e Vitória na rodada do brasileirão
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Comentário postado na Radio Sociedade, dia 03 de agosto
terça-feira, 19 de julho de 2011
Balanço do Bahia e do Vitória - Parte I: sinais amarelos!!!
Passaram-se 10 rodadas nas duas séries do Brasileirão onde encontram-se os nossos maiores clubes: o Bahia, na série A; o Vitória, na série B.
Criei um parâmetro de análise que em poucas palavras funciona da forma seguinte:
1º) Dividi os campeonatos em hipotéticas quatro fases (as 3 primeiras a cada 10 jogos e a última com os 8 jogos restantes);
2º) Criei o "piso" dos 50% como garantia ao não rebaixamento;
3º) A partir das metas dos times, indico "sinais": azul, verde, amarelo ou vermelho. Azul = acima da meta; verde = atingindo a meta; amarelo = pouco abaixo da meta; vermelho = totalmente e perigosamente fora da meta.
Partindo do último item e baseado nas expectativas dos times - Bahia e Vitória - indicarei a cor do sinal. Vejamos:
O que projeto para o Bahia é uma colocação que o leve a Copa Sul-Americana. Na pior das hipóteses, manter-se na série A este ano. Porém, particularmente, acho pouco para o tricolor. Mas...
O Vitória tem que chegar entre os quatro... este é seu campeonato!!! Colocação da 5ª até a 16ª posição difere do acesso e da tragédia de um rebaixamento.
Portanto: sinal amarelo para os dois!!!
O Bahia em uma perigosa 16ª posição, com apenas 10 pontos em 30 disputados (33,3 %), muito abaixo da meta dos 50%, da margem de segurança. Aliás este patamar que o Bahia está indica muito mais que um sinal amarelo: o amarelo começa piscar, transitando ao vermelho.
O Vitória nesta 7ª posição após onze rodadas é preocupante. Porém, não pode o rubro-negro entrar em desespero. Preocupação sim!!! Esses 17 pontos em 10 jogos renderam um aproveitamento de 56,7 %. E o time começou a “segunda etapa” de dez jogos perdendo. Por isso tudo preocupa. Sinal amarelíssimo!!!
terça-feira, 12 de julho de 2011
Rivalidade
Campeões pelo Brasil
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Atualizada e outro campeonato
domingo, 10 de julho de 2011
Começou o ucranianão
Os campeões da América do Sul
sábado, 9 de julho de 2011
A imbecilização do futebol brasileiro
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Campeão no Egito
Dundee FC
A lindia imprensa esportiva baiana sonhadora da terceira força.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
domingo, 3 de julho de 2011
Grupos da Sulamericana 2011 - Fases classificatórias
(F) Equidad CD/COL x Juan Aurich/PER
Segunda Fase Brasileira:
terça-feira, 28 de junho de 2011
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Opiniões sobre o caso Jobson
segunda-feira, 13 de junho de 2011
As rapidinhas de segunda - 13 de junho
sábado, 11 de junho de 2011
"Assim falou Neném Prancha"
Homem de poucas palavras, mas perfeito observador e muito inteligente, só falava nos momentos oportunos. Lançava com grande humor as suas frases irônicas para definir os fatos. Adepto do futebol simples e objetivo, ele contestava a forma de joga Domingos da Guia. Neném repudiava o drible,
firula dentro da área:
"Jogar a bola pra cima, enquanto ela estiver no alto não há perigo de gol."
Para muitos torcedores "Neném" era uma figura humana estranha. Apesar de muito conhecido na praia, ele jamais foi visto tomando banho de mar. Antonio Franco de Oliveira jamais gostou de falar sobre o seu passado. Filho de Zeferino, um biscateiro e D. Julia, empregada doméstica, "Neném Prancha" passou os seus 69 anos - nasceu a 16 de junho de 1906 - criando suas frases.
Quando encontrava um menino habilidoso, com jeito de seguir a carreira, "Neném Prancha" o aconselhava.
"Jogador de futebol, tem que ir na bola com a mesma disposição com que vai num prato de comida. Com fome, para estraçalhar."
Talvez por passar praticamente toda a sua vida entre a praia e o seu pequeno quarto na própria sede do Botafogo, assim definia as concentrações:
"Se concentração ganhasse jogo, o time do presídio não perdia uma partida".
Foi também inimigo das superstições que dominam a maioria dos jogadores e dirigentes do futebol brasileiro. Ele sempre dizia que sem talento não adiantavam as promessas:
"Se macumba resolvesse, o campeonato baiano terminava sempre empatado".
Um conselho paternal para os goleiros:
"O goleiro deve andar sempre com a bola, mesmo quando vai dormir. Se tiver mulher, dorme abraçado com as duas".
Admirador do futebol clássico, "Neném Prancha" encarava Didi como um dos maiores armadores de futebol do mundo. Sua resposta era a mesma quando solicitado para comentar o talento de Didi:
"O Didi joga bola como quem chupa laranja, com muito carinho".
Mito do futebol brasileiro, Antonio Franco de Oliveira passou a "Neném Prancha" por causa das mãos - cada uma mede 23 centímetros de comprimento - e dos pés, que poucas vezes calçaram sapatos número 44 - ele preferia os chinelos. A exemplo dos demais funcionários do Botafogo, passou por privações com os frequentes atrasos dos salários. Mas nunca pensou em largar o clube de seu coração. Foi há muito custo que ele concordou em se internar numa casa de saúde.
"Neném Prancha" jamais pensou em casamento, porque o pouco dinheiro que ganhava servia apenas para "Manter o estômago em dia" além disso, "Neném Prancha" não confiava muito na história da Amélia, a mulher de verdade, porque lia diariamente nos jornais as notícias sobre briga de casais:
"Casamento é coisa muito séria para terminar nas manchetes de jornais".
Quando jogador no futebol de praia, "Neném Prancha evitava a cobrança de pênaltis e depois passou à condição de treinador de juvenis e torcedor do Botafogo, ele lançou uma de suas mais famosas frases:
"Penalti é uma coisa tão importante, que quem devia bater é o presidente do clube".
LIVRO ESCRITO POR PEDRO ZAMORA.
BY: DIEGO OLIVEIRA!!!
segunda-feira, 30 de maio de 2011
As rapidinhas de segunda voltaram...
terça-feira, 24 de maio de 2011
domingo, 22 de maio de 2011
O bom e velho futebol.
Nossos campeonatos estaduais: nossos tradicionais e particulares “Torneios de Apertura”.
Primeiramente entendo que o futebol é tradição. Os grandes times são grandes pelas suas tradições, seus milhares ou milhões de torcedores, suas conquistas (ou não) e a história arraigada a estes times. As competições tradicionais determinam rivalidades entre estes times, algo que alimenta a paixão do futebol.
Quem TRANSPIRA o futebol (detalhe: isto é além do gostar) sabe que não basta apenas o seu time vencer, ganhar títulos e fazer boas campanhas. Isso é até irrelevante para alguns mais radicais desde que o seu rival eterno fique em situação pior que sua equipe. Aquele pensamento do fanático: “eu posso até ser penúltimo, mas, “aqueles” tem que ser o lanterna!!!”. Isso é o futebol.
Cito a rivalidade entre equipes pois essas nascem nas velhas competições decanas. A velha Copa da Inglaterra, iniciada em 1871 (O Brasil ainda era um Império e aqui ainda persistia a fatídica escravidão!) é a competição mais velha do mundo. Os nossos “hermanos” argentinos e uruguaios têm os seus tradicionais Torneios de Apertura e Clausura.
Obviamente a história de cada país, região é determinante na formatação de suas competições. O Brasil diferenciou-se dos seus vizinhos de Cone Sul. Em razão de nossas dimensões continentais os nossos campeonatos estaduais floresceram primeiro que a nossa competição máxima, o Campeonato Brasileiro.
Cada estado marca um ano para início de sua competição, mas, nos estados mais tradicionais os mesmos iniciam-se junto com o nascimento do século XX. Vejamos a tabela a seguir:
O campeonato paulista é o mais antigo. O nosso tradicionalíssimo campeonato baiano é o segundo mais velho. Na outra extremidade temos o “caçula” dos estaduais, o de Tocantins, iniciado em 1993, quatro anos após a criação do estado.
Portanto, sou um defensor dos campeonatos estaduais. Eles abrem o ano futebolístico do país. Quem sofre de "abstinência de futebol" como eu quando do encerramento de uma temporada para outra se revigora com os charmosos estaduais de guerra. Para mim estes são os nossos vários “Torneios de Apertura” da temporada. Os nossos “velhinhos” precisam de uma nova dinâmica, serem repensados, mas, nunca, como pensam alguns, exterminados. Futebol não é só comércio e dinheiro, futebol vive eminentemente da paixão e da tradição.
Campeonato Brasileiro 2011: O retorno da grande guerra!!!
Neste fim de semana iniciou-se o Campeonato Brasileiro de Futebol, edição 2011. Deu-se o pontapé inicial em suas duas séries principais: série A e série B. Daqui para final de novembro, começo de dezembro não tem perdão: É GUERRA!!!
Para mim, particularmente, e para muitos, no geral, o nosso campeonato nacional é o mais disputado entre todos os campeonatos nacionais do mundo. Não estou falando em grandeza econômica dos clubes (fato em que os europeus são imbatíveis hoje) e quais competições possuem mais estrelas do "primeiro time", mas, de equilíbrio de forças entre os participantes, maior quantidade de times que podem pleitear o título e na alta gama de imponderabilidade.
Pegando um rápido exemplo de alguns tradicionais campeonatos nacionais do mundo vamos perceber em cada país as verdadeiras grandes forças de tradição nestes certames.
Na Inglaterra os favoritos ainda são por muito tempo Manchester United, Arsenal, Liverpool (apesar deste último amargurar um longo jejum de títulos nacionais). Chelsea e Manchester City ocupam momentaneamente a posição de clubes “emergentes” ou “intrusos no clube” dos papões.
Na Espanha a polaridade é mais latente: Barcelona e Real Madrid engolem todas as expectativas de título, campeonato a campeonato. Atlético de Madrid, La Coruña, Valencia e Sevilla se engalfiam pelas beiradas destas expectativa.
Na Itália vemos Internazionale, Milan e Juventus como os grandes vencedores de “scudetos”. No segundo escalão estão Roma, Lazio, Fiorentina e já foi povoado pelo Napoli, Sampdoria, entre outros, mas mantendo a sazonalidade.
Mesmo os nossos “hermanos” argentinos que apresentam nos seus dois torneios – o Apertura e o Clausura – uma disputa bastante ferrenha observa-se que Boca Juniors e River Plate detêm a primazia na terra do tango. Porém nos últimos anos Estudiantes, Indepediente, Racing Club, San Lorenzo, Velez Sasfield e outros clubes estão aproximando-se dos protagonistas do “super-clássico”.
O nosso Campeonato Brasileiro, que carinhosamente chamamos de BRASILEIRÃO, é imprevisível e surpreendente. A imprevisibilidade de cara se dá quando pegamos, pelo menos, os “doze gigantes” do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Quem vai duvidar do favoritismo de Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Se um destes gigantes for campeão quem entenderá isso como uma surpresa? E o teor de surpresa ficaria se times como Coritiba, Atlético Paranaense e Bahia, todos esses já detentores de títulos nacionais o vencessem? Acrescento ainda que Ceará, Atlético Goianiense, América Mineiro, Avai e Figueirense não são equipes totalmente descartadas da possibilidade da realização de uma façanha épica. Claro e evidente que de acordo as nuances e a conjuntura do momento do futebol nacional uns entram com mais força que outros. Mas, já vi e assisti campeonatos em que todas as previsões foram pelo ralo do pragmatismo. Sejam honestos: ano passado quem apostava uma moeda de R$ 1,00 que o Fluminense ia ser o campeão nacional, principalmente após o fiasco do time no campeonato anterior e no carioca de 2010?
Pois é... começa o campeonato e todos podem arriscar. Os favoritos ao título, os candidatos ao rebaixamento, todas as nuances serão misturadas. Fatores preponderantes vão influenciar: os melhores elencos, as contusões, as punições disciplinares, a janela internacional de contratações, as convocações da seleção brasileira e das outras seleções com os jogadores estrangeiros e etc. e tal. Vamos ver o que vai dar no final. Uma certeza eu tenho: um dos vinte times será o campeão!!! Aliás, esta é uma das poucas certezas do campeonato brasileiro.
terça-feira, 17 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Rapidinhas de Segunda - 16 de maio
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Rapidinhas de segunda - 09 de maio
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Rapidinhas de Segunda - Dia 2 de maio
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Rapidinhas de segunda!!!
domingo, 24 de abril de 2011
Esporte Clube Bahia, e sua gigante nostalgia...
Nostalgia, descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal.
Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida.
Hoje, o Esporte Clube Bahia é um clube que resume-se há um tempo que já se foi...
O Bahia acaba de perder de 1 a 0 em seu estádio pela 1° partida da semi final do Campeonato Baiano 2011.
Com um futebol de dar pena!
Em um estado que só tem Bahia e Vitória, o E C Bahia consegue ficar 10 anos sem ganhar um Baininho...
Vai Ganhar Esse?
NÃO!
lamentam os torcedores:
“Há no tempo de bôbo....”
“Há no tempo de Adão...”
“Há se Souza Fosse Beijoca...”
“Há Douglas nesse meio campo...”
E Viva o presente com Souza, Robert, Pedro Beda, Camacho, Thiego, Titi, Dôdo e Etc...
Êta tempo Cruel... Porque você não volta, tempo?
Pior, pode ficar com o 3° lugar do Fortíssimo Baianinho!
É mole?
O Bahia perde pra um time que tem como destaque, Nikão, Elkeson e Geovanni...
Daqui a alguns Dias deve enfrentar times que tem como destaque,Luis Fabiano, Neymar, Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Fred, Conca e etc...
É mole?
Lembrando que “Fortíssimo” Atlético PR, Tomou 3 a 0 do Coritiba pela final do Paranaense...
O mesmo Atlético PR que Humilhou o tricolor na quarta feira...
Pois é...
Vamos viver a nossa Nostalgia, pensando nos tempos de glórias que o Bahia já viveu.
E vivendo esse presente de humilhações e derrotas.
Amanhã deve ir uma parte de torcedores no fazendão tentar intimidar e cobrar...
E irá resultar em que?
NADA!
Esse é o Bahia...
BY: DIEGO OLIVEIRA!!!
Hoje tem BA-VI!
"A maior vitória na competição é derivada da satisfação interna de saber que você fez o seu melhor e que você obteve o máximo daquilo que você deu." (Howard Cosell)
BY: DIEGO OLIVEIRA!!!
sábado, 23 de abril de 2011
Hoje é dia de Jorge: SALVE JORGE DE CAPADÓCIA!!!
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Está na hora, Ronaldinho! Mas cadê você?
Ronaldinho....
Cadê o craque que encantou ao mundo?
Ele está velho? Não!
Teve graves contusões ao longo da carreira? Não!
Então o que acontece com R10?
O craque que encantou o mundo em tempos passados, hoje só joga em 5m² de gramado. Com uma lentidão e falta de agilidade de dar dó em quem já viu o que ele já fez.
Diferente da euforia inicial, aos poucos, os torcedores estão caindo na real em ver que Ronaldinho não se trata do ex "El Mago" dos tampos do Barcelona... E sim de um jogador previsível e lento dentro de campo.
Um desperdício de talento, ocasionado pela falta de compromisso com a obrigação, que tratará de torná-lo, para a história, muito menor do que realmente poderia ter sido.
Eu e o mundo que se encantou com seu futebol, torcemos por uma reviravolta em suas atuações.
Não precisa ser aquele do Barcelona de outros tempos...
Basta voltar a jogar bola!
Desaprender ninguém desaprende...
Você sabe!
O futebol torce por você!!!
BY: DIEGO OLIVEIRA!!!
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Realidade preocupante
Ontem vimos a direção, a comissão técnica e os jogadores do atual elenco do Bahia proporcionarem mais um vexame não aceitável para a história grandiosa do eterno Tricolor de Aço, legítimo bi-campeão brasileiro.
No esporte devemos conviver com a derrota, a eliminação, a negação da conquista e o futebol não seria diferente. Da disputa em si entre o Bahia e o Atlético Paranaense o que se percebeu foi a superioridade do time paranaense nos dois jogos, com a constatação de apenas um breve “abafa”, um “vamo que vamo” no jogo daqui de Pituaçú pelo Bahia. Nada mais. A vitória do rubro negro das araucárias foi inconteste.
O que discuto aqui é a forma da derrota. Não entro no mérito da qualidade abaixo da média do elenco do tricolor, mas, a falta de garra e o visível descompromentimento de alguns jogadores com a camisa do Bahia foi frustrante. Já vi o Bahia perder várias vezes, com algumas goleadas, outras tantas eliminações. Mas, jogador que joga no Bahia tem que saber que neste time as derrotas, as eliminações, os revezes se vendem caro.
Como disse antes, no esporte temos que conviver com os resultados negativos e aprender com as derrotas. No caso deste exemplo do Bahia espero que este ridículo resultado sirva para que os dirigentes do time vejam que com essa base aí teremos dissabores no campeonato brasileiro. O sinal amarelo acende-se em Itinga...
Um abraço a todos!!!
Faiô!
Vamos lá, o Bahia sai de salvador com um resultado que deixa seu torcedor animado e vai até a capital Paranaense e?
Toma 5 a 0 do médio Atlético PR...
Incrível como o departamento de futebol tricolor errou tanto em atletas. Engraçado que o EC. Bahia tem 5 jogadores de um concorrente na série A, o Corinthians...
Que "coincidência" né, Paulo Angione?
Que tem como seu Parceiro em contratações, Sr Carlos leite...
Homem de caráter duvidoso em sua trajetória no futebol.
Depois de tanto tempo fora de uma série A, lá vamos nós de novo.... E cadê o time do Bahia?
Arrisco em dizer que esse "time" do Bahia não faz 35 pontos no torneio mais disputado do mundo ou seja o Brasileirão.
Domingo o Bahia terá o clássico pela semifinal do fraco campeonato Baiano. Contra o Vitória... Vai ganhar?
Só Deus sabe!
Se Depender de Robert e Cia... rs
Mas do EC BAHIA não se duvida!
Mas Desse “time” sim!
Abre o olho diretoria do Bahia!
A nação tricolor não merece sofrer mais do que já sofreu!
O Brasileirão vem ai com suas longas e tenebrosas 38 rodadas....
Só nos resta pedir a Deus que nos livre de todo mal, que com esse time ai é praticamente inevitável.
Fica o recado!
BY : DIEGO OLIVEIRA!!!