domingo, 22 de maio de 2011

Nossos campeonatos estaduais: nossos tradicionais e particulares “Torneios de Apertura”.



A muito tempo estava querendo discorrer sobre este assunto, mas, os ditames do dia-a-dia estavam tomando-me o tempo. Então, como diz o dito popular: “Antes tarde do que nunca!!!”.

Primeiramente entendo que o futebol é tradição. Os grandes times são grandes pelas suas tradições, seus milhares ou milhões de torcedores, suas conquistas (ou não) e a história arraigada a estes times. As competições tradicionais determinam rivalidades entre estes times, algo que alimenta a paixão do futebol.

Quem TRANSPIRA o futebol (detalhe: isto é além do gostar) sabe que não basta apenas o seu time vencer, ganhar títulos e fazer boas campanhas. Isso é até irrelevante para alguns mais radicais desde que o seu rival eterno fique em situação pior que sua equipe. Aquele pensamento do fanático: “eu posso até ser penúltimo, mas, “aqueles” tem que ser o lanterna!!!”. Isso é o futebol.

Cito a rivalidade entre equipes pois essas nascem nas velhas competições decanas. A velha Copa da Inglaterra, iniciada em 1871 (O Brasil ainda era um Império e aqui ainda persistia a fatídica escravidão!) é a competição mais velha do mundo. Os nossos “hermanos” argentinos e uruguaios têm os seus tradicionais Torneios de Apertura e Clausura.

Obviamente a história de cada país, região é determinante na formatação de suas competições. O Brasil diferenciou-se dos seus vizinhos de Cone Sul. Em razão de nossas dimensões continentais os nossos campeonatos estaduais floresceram primeiro que a nossa competição máxima, o Campeonato Brasileiro.

Cada estado marca um ano para início de sua competição, mas, nos estados mais tradicionais os mesmos iniciam-se junto com o nascimento do século XX. Vejamos a tabela a seguir:
O campeonato paulista é o mais antigo. O nosso tradicionalíssimo campeonato baiano é o segundo mais velho. Na outra extremidade temos o “caçula” dos estaduais, o de Tocantins, iniciado em 1993, quatro anos após a criação do estado.

Portanto, sou um defensor dos campeonatos estaduais. Eles abrem o ano futebolístico do país. Quem sofre de "abstinência de futebol" como eu quando do encerramento de uma temporada para outra se revigora com os charmosos estaduais de guerra. Para mim estes são os nossos vários “Torneios de Apertura” da temporada. Os nossos “velhinhos” precisam de uma nova dinâmica, serem repensados, mas, nunca, como pensam alguns, exterminados. Futebol não é só comércio e dinheiro, futebol vive eminentemente da paixão e da tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário