domingo, 22 de maio de 2011

Campeonato Brasileiro 2011: O retorno da grande guerra!!!

Olá a todos!!!

Neste fim de semana iniciou-se o Campeonato Brasileiro de Futebol, edição 2011. Deu-se o pontapé inicial em suas duas séries principais: série A e série B. Daqui para final de novembro, começo de dezembro não tem perdão: É GUERRA!!!

Para mim, particularmente, e para muitos, no geral, o nosso campeonato nacional é o mais disputado entre todos os campeonatos nacionais do mundo. Não estou falando em grandeza econômica dos clubes (fato em que os europeus são imbatíveis hoje) e quais competições possuem mais estrelas do "primeiro time", mas, de equilíbrio de forças entre os participantes, maior quantidade de times que podem pleitear o título e na alta gama de imponderabilidade.

Pegando um rápido exemplo de alguns tradicionais campeonatos nacionais do mundo vamos perceber em cada país as verdadeiras grandes forças de tradição nestes certames.

Na Inglaterra os favoritos ainda são por muito tempo Manchester United, Arsenal, Liverpool (apesar deste último amargurar um longo jejum de títulos nacionais). Chelsea e Manchester City ocupam momentaneamente a posição de clubes “emergentes” ou “intrusos no clube” dos papões.

Na Espanha a polaridade é mais latente: Barcelona e Real Madrid engolem todas as expectativas de título, campeonato a campeonato. Atlético de Madrid, La Coruña, Valencia e Sevilla se engalfiam pelas beiradas destas expectativa.

Na Itália vemos Internazionale, Milan e Juventus como os grandes vencedores de “scudetos”. No segundo escalão estão Roma, Lazio, Fiorentina e já foi povoado pelo Napoli, Sampdoria, entre outros, mas mantendo a sazonalidade.

Mesmo os nossos “hermanos” argentinos que apresentam nos seus dois torneios – o Apertura e o Clausura – uma disputa bastante ferrenha observa-se que Boca Juniors e River Plate detêm a primazia na terra do tango. Porém nos últimos anos Estudiantes, Indepediente, Racing Club, San Lorenzo, Velez Sasfield e outros clubes estão aproximando-se dos protagonistas do “super-clássico”.

O nosso Campeonato Brasileiro, que carinhosamente chamamos de BRASILEIRÃO, é imprevisível e surpreendente. A imprevisibilidade de cara se dá quando pegamos, pelo menos, os “doze gigantes” do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Quem vai duvidar do favoritismo de Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Botafogo, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Se um destes gigantes for campeão quem entenderá isso como uma surpresa? E o teor de surpresa ficaria se times como Coritiba, Atlético Paranaense e Bahia, todos esses já detentores de títulos nacionais o vencessem? Acrescento ainda que Ceará, Atlético Goianiense, América Mineiro, Avai e Figueirense não são equipes totalmente descartadas da possibilidade da realização de uma façanha épica. Claro e evidente que de acordo as nuances e a conjuntura do momento do futebol nacional uns entram com mais força que outros. Mas, já vi e assisti campeonatos em que todas as previsões foram pelo ralo do pragmatismo. Sejam honestos: ano passado quem apostava uma moeda de R$ 1,00 que o Fluminense ia ser o campeão nacional, principalmente após o fiasco do time no campeonato anterior e no carioca de 2010?

Pois é... começa o campeonato e todos podem arriscar. Os favoritos ao título, os candidatos ao rebaixamento, todas as nuances serão misturadas. Fatores preponderantes vão influenciar: os melhores elencos, as contusões, as punições disciplinares, a janela internacional de contratações, as convocações da seleção brasileira e das outras seleções com os jogadores estrangeiros e etc. e tal. Vamos ver o que vai dar no final. Uma certeza eu tenho: um dos vinte times será o campeão!!! Aliás, esta é uma das poucas certezas do campeonato brasileiro.

Um comentário:

  1. O campeoanto brasileiro é incrivelmente disputado, pois todos podem surpreender, vide o Atle´tico Goianiense ontem.
    Dificilmente aqui se transformará em uma Espanha que se bipolarizou por causa da merda do capital que privilegiou financeiramente os dois gigantes. Existe futebol além dos times detentores do dinheiro.

    ResponderExcluir