terça-feira, 28 de junho de 2011

VIAGEM FUTEBOLISTICA 5


- A minha chegada à Córdoba procedente de Rosário se deu as quatro da matina e fiquei avido para a chegada do Sol. Foi uma alegria para mim caminhar nas ruas de uma cidade fanática por futebol, mas esquecida pela mídia mundial.

- A cidade é reduto de equipes coperas e peleadoras, no caso, Talleres (que venceu a conmebol em cima do CSA em 99), do Belgrano que ascendeu no domingo a divisão principal platina, do Instituto rival feroz dos primeiros citados, do Racing de Còrdoba que assimcomo seus três irmãos já disputou a primeirona argentina. O meu comunismo me obriga a citar o General Paz Juniors o representante da city na quarta divisão. As demais equipes lutam para sair da condição de amadoras para o profissionalismo (se bem que o amadorismo deve ser respeitado).

- O meu filosofar anarquista (impulsionado pelos jhornais anarquicos adquiridos em Buenos Aires, em bancas de jornal) me imnpulsinava para querer conhecer as canxas dois conco times além do Chateuau Carrerra o estádio da Provincia. Depois da explicação da hermosa guia de turismo, deduzi ser complicado ir de norte a sul, leste e oeste da cidade.

- Córdoba fervilha nas ruas de torcedores com as camisas de suas equipes, não é frequente camisas de Boca, River, Independiente, Racing e San Lorenzo (apesar de se encontrar). As cinco equipes citadas são os gigantes argentinos os demais times são grandes, médios e pequenos.

- Depois de passar por Resistência e Assunção o Paraguay, rumei para outro país da América do Sul, só que este incrustado no território colonizado pelos portugueses e que proibiu com veemência a sua separação, se alguém duvida, vá ao Paraná e veja se ele não é outro país.


continua Alberto Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário