domingo, 25 de outubro de 2009

O Bahia nesta situação: a culpa é de quem???

Olá amigos:
.
Infelizmente o Bahia perde mais uma e complica ainda mais a sua situação na luta para manter-se na segunda divisão nacional. É lamentável um clube da grandeza do Bahia nesta situação, mas, compreenda-se que para o descaso e o destrato que passa, já a pelo menos uma década e meia o clube, segunda divisão tá de bom tamanho.
.
Então, a pergunta que se faz sempre: a culpa é de quem??? A culpa pela situação vexatória que passa o clube, clube de grande tradição e glórias. Entendo por ser o Bahia grande, a culpa não é de um único agente ou grupo. Todos possuem culpa!!! Mas, alguns devem se responsabilizar parcelas maiores e importantes. Vejamos:
.
TORCIDA: como parte desse grupo, entendo que o torcedor é o que menos tem culpa pelo simples fato de ser passional. Esta, a torcida, não age com a razão e sim com a paixão. Por isso erra e ajuda as vezes. Como exemplos: queimando jogadores da base; "ressoando" os palpites da imprensa, principalmente "notícias plantadas"; maximizando resultados menores, se exarcebando por derrotas pontuais; etc. e tal...
.
IMPRENSA: esta as vezes faz um jogo muito ruim para o time. Ultrapassa o seu importante papel de informar e inferir sobre fatos e acontecimentos e se intromete nas coisas do clube. Alguns com prepotência tumultuam o ambiente. Partem para isso de questões pessoais, políticas e/ou econômicas e vivem a desencanar o clube. As vezes usando de má fé, inventam situações. Acredito que alguns membros da imprensa pensam em destruir o Bahia. Pouco inteligentes, pois, se o Bahia e o futebol da Bahia se enfraquecem onde e para quem eles vão "vender o seu peixe"??? Desemprego a vista...
.
OPOSIÇÃO(?): pergunto primeiro, existe??? Se existe é débil e sem conteúdo. Sim: se o modelo do Bahia é ultrapassado, a direção é incompetente e coisa e tal... Quais as alternativas??? Como mudar o modelo administrativo??? Quais as reformas necessárias??? Qual o novo projeto (ô palavra bonita...)??? Como de praxe das oposições no Brasil, assumir a posição de "badogue" ou "estilingue" é mole, o díficil é ser telhado ou vidraça... e, lembrando do nosso mascote, tirar uma de Super Homem é interessante: "vou fazer isso, farei aquilo, é assim, é assado..."!!! BASTA!!! TÔ CANSADO DISSO!!!
.
DIREÇÃO: entenda direção como o grupo político eternamente no poder no Bahia. O único intervalo foi o período Pithon, que rapidamente foi sabotado pelos "eternos". Estes, usando do rebaixamento primeiro do clube para isso (1997). Será que estes pensam no bem do clube ou nos "bens" do clube??? Quem souber, me responda... A direção é o grupo que compõe o Bahia que mais culpa tem no "cartório". A perpetuação do modelo políticio "osoriano", passando pelo aperfeiçoamento maquiavélico da era Maracajá, pelos altos e baixos (mais baixos do que altos...) do período "dos Guimarães" (incluindo o híbrido Maracajá-Guimarães, Petrônio Barradas), é o que esfacelou o Bahia. Estes dirigentes não aproveitaram a fase mais propicia para incluirmos o Bahia como um clube nacional mesmo: o período brevemente anterior e posterior ao título de 1988. Em 1985, 1986 o Bahia já havia feito campanhas boas no campeonato brasileiro. Em 1986 quase chegamos... Depois de 1988 quase pegamos a terceira estrela em 1990. Em 1994 demos azar de encarar rapidamente a máquina palmeirense. O que os dirigentes fizeram e aproveitaram deste período??? Nada!!! Ao menos, pro clube... não posso especular muito o que eles aproveitaram pra eles... o que é fato foram cargos públicos, eletivos e nomeados para alguns... Vejam que não falei da "contribuição" que o Bahia deu para o fim do Campeonato do Nordeste, competição que estava salvando e reabilitando o futebol da região e que por ironia do destino é nosso último título, no longiquo ano de 2002... "Obrigado" Paulo Maracajá!!!
.
Pois é... esta é simplificadamente a parcela de cada um, o que "nos cabe neste latinfúndio", em relação a decadência do nosso tricolor. Nessa história, penso eu, não existe mocinho nem bandido, inocentes ou culpados. Todos devemos assumir nossas responsabilidades. Penso que o objetivo de todos é o sucesso do Bahia. Mesmo que pensemos de forma difusas as vezes, contrárias, em oposição. Porém o foco deve ser o sucesso - sempre - do nosso tão amado tricolor!!! Pelo menos eu o amo com todas as forças!!! E vocês, qual o tamanho da sua culpa e da sua paixão???

Nenhum comentário:

Postar um comentário