segunda-feira, 19 de outubro de 2009

OS TEMPOS MUDAM
Certa feita comentei com alguns amigos que o futebol de Feira de Santana pela primeira vez ultrapassaria os capitalinos de Salvador em número de equipes (eles estão de parabéns: Fluminense, Feirense e Bahia de Feira e tomara que o Astro suba também). O esporte mais democrático que existe, de ums tempos para cá ficou relegado a quem possuí dinheiro (filosofia espúria do capitalismo); o autor deste texto reconhece a necessidade nesta sociedade de uma equipe possuir dinheiro para bancar suas viagens, pagar arbitragens, inscrições, alimentação, ajuda de custo, etc. mas a exorbitância econômica fez com que equipes menores fossem esquecidas, encerrando quase as suas atividades no caso de algumas equipes. A lógica do capitalismo não é manutenção dos mais fortes (diga-se quem possui dinheiro) ? Nesta depreciativa interpretação do darwinismo. Vale a pena aqui lembrar as demais equipes soteropolitanas que ficaram no tempo; algumas ainda resistem.
Além de Bahia e Vitória, Salvador a capital da Bahia já teve como representantes os times do:
Galícia - Ainda está disputando certames na segunda divisão, tendo um privilegiado histórico de já ter feito frente a equipes fortes com o São Paulo no Morumbi em 83, quando perderam por 1x0. O time é conhecido como Demolidor de Campeões.
Ypiranga - Já foi um dos grandes do futebol baiano e junto com o Botafogo fazia o principal clássico do estado no começo dos campeonatos baianos. Este time têm vários campeonatos baianos em sua estante.
Botafogo - Como já foi dito o time já foi um dos grandes do futebol baiano e fazia com o Bahia o "Clássico do Pote", quando um torcedor do Botafogo disse que quebraria um pote na Fonte nova quando o Botafogo vencesse ao Tricolor, isso devido a certa temporada sem vencer o Bahia. Igualmente ao seu histórico rival o Ypiranga o time pode ser orgulhar de vários t[ítulos de campeonato baiano.
Leônico - Esta equipe já deu muito trabalho aos times hegemônicos da Bahia. Também traz em sua história títulos estaduais. Parou de disputar campeonatos faz pouco tempo.
Guarany - Este time soteropolitano já chegou a ser campeão baiano.
Redenção - tradicional time do bairro de Brotas na capital. Já venceu segundas divisões na Bahia. Este time venceu o Vitória por 2x1 no baianão de 83.
Estela de Março - Tradicional equipe soteropolitana.
São Cristovão - Chegou a vencer uma partida do Bahia com gol do centroavante Iaúca.
ABB - A Associação dos Bancários da Bahia, conseguiu a proeza de vencer o Bahia por um a zero no ano de 85, quando mandava suas partidas na cidade de Lauro de Freitas, com gol de Silva.
Real Salvador - Esta equipe soteropolitana se limitou apenas as divisões de base, no caso revelar jogadores. O caso mais famoso é o lateral direito Apodi.
Assim com o bom exemplo de Feira de Santana, tomara que Salvador volte a ser futebolistica como outras cidades boleiras do planeta; não continuando polarizada em apenas dois nomes já bastante enfatizados.
HISTÓRIA
- A Geração que chega a adolescência pelo que se percebe não usa os meios de comunicação para o estudo, pois mais de noventa por cento não sebe e não gosta de estudar, e na Internet, isso não seria exceção. Ao que se percebe crescerão achando ser o Bahia um time pequeno, sem se darem ao trabalho de pesquisarem a riquissima história do primeiro time brasileiro a vencer um campeonato nacional (ao bater o Santos de Pelé e Coutinho) primeiro brasileiro a disputar uma libertadores (quando enfrentou o San Lorenzo). Esta semana dando umas garimpadas na Net, encontrei uns resultados surpreendentes de excursões do Bahia na Europa, como por exemplos vitórias contra a seleção da Holanda e Anderlecht e um empate contra o Milan no San Siro. Ao que se pretende nos proximos dias deverei listar as partidas do Bahia na Europa nas suas duas excursões da década de 50 e 60. O Bahia tem uma bela História que deve ser respeitada!
- LÍDERES NA AMÉRICA DO SUL
Quem são os liders nos certames nacionais da copeira América do Sul.
Brasil - Palmeiras 54 pts, Atlético Mineiro 50.
Argentina - San Lorenzo 19 pts, Colon Santa Fé, Argentinos Juniors e Velez Sarsfield 18.
Uruguay - Danúbio 16 pts e Defensor 15.
Paraguay - Nacional Assuncion 28 pts e Libertad 25.
Chile - Universidad Católica 29 pts e Universidad Concepcion com 26.
Equador - Deportivo Quito e LDU Quito com 23 e 22 pts respectivamente.
Bolivia - Pelo playoff do clausura o Blooming venceu a primeira frente ao Bolivar de La Paz em Santa Cruz de La Sierra por um a zero. Na quarta tem o jogo de volta em La Paz.
Peru - Sport Ancash e Alianza Lima 11pts, seguidos por Sporting Cristal com 9.
Colômbia - Independiente Medellin 30 pts e Atlético Huila 24.
Venezuela - Caracas e Deportivo Itália ambos com 20 pts.
Até mais uma postagem! Alberto Lima

Um comentário:

  1. Grande Albert, por isso sou contra a simplesmente acabar com os estaduais. Estes deveriam ser estruturados de forma mais racional e curta. E vejo o enfraquecimento do futebol baiano tendo como um vetor a decadência de equipes tradicionais da capital (Galícia, Ypiranga, Leônico, Botafogo...) e do interior (Catuense, Serrano, Jequié, ...).

    ResponderExcluir