sábado, 23 de junho de 2012

O que é que o Coritiba tem? – Parte I

Olá a todos
Estou parafraseando a lendária letra de Dorival Caymii para levantar uma questão importante em relação aos nossos grandes times baianos e ao futebol da Bahia como um todo. Discute-se muito com justiça que o futebol baiano não pode concorrer com o futebol paulista, carioca, mineiro e gaúcho. Por consequência, os nossos grandes times não podem competir financeiramente com os grandes destes centros. Não deixa de ser verdade isso. Só como um exemplo: Corinthians e Flamengo recebem anualmente só de cota de televisão, cada um, 84 milhões de reais. O Bahia para perfazer um pouco acima deste valor tem que suar 3 anos na série, pois arremata 30 milhões por ano. Outros fatores importantes aumentam ainda mais o abismo entre “nós” e”eles”.
Porém quero iniciar a levantar outra discussão e partir para outra linha de análise e raciocínio. De fato, é inglória nossa luta contra os endinheirados, protegidos e amaciados pela mídia do futebol brasileiro. Mas, é daí a ironia do meu título: o que o Coritiba tem para em dois anos disputar o título da Copa do Brasil e vir mantendo por já alguns anos um time base forte e competitivo?
Para início de conversa adianto que o “Coxa”, como é conhecido o tradicional time paranaense, recebe a mesma cota do Bahia, por exemplo. Por falar em tradição e tamanho, o Coritiba é muito similar aos times baianos, tendo um título brasileiro no currículo, façanha que o Bahia já realizou duas vezes. A massa torcedora do Coxa é grande, mas, a do Bahia, por exemplo é infinitamente maior e a do Vitória, acredito, ser maior também.
Porque será então que o Coritiba Football Club tá conseguindo fazer diferente? O que é que os paranaenses têm que os baianos não possuem ou não sabem fazer? Tenho algumas proposições rápidas que buscarei depois melhor discuti-las. Vejamos:
1) Organização e transparência administrativa e financeira;
2) Planejamento e estruturação;
3) Disputa um campeonato estadual mais forte;
4) Insere-se em um estado melhor estruturado socialmente e com distribuição de renda;
5) Possui um plano de sócio torcedor eficiente e proveitoso;
6) Aproveita-se bem por estar no “eixo econômico” do país, entre outras hipóteses.
E aí amigos: o que vocês acham disso? Concordem ou discordem! Mas, imagino que são por estes principais fatores e outros fatores secundários que levam o Coritiba e o futebol paranaense a terem um melhor desempenho do que todo o enredo do futebol da Bahia.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário