sábado, 30 de junho de 2012

Não sou Corintiano, não faço parte do bando de loucos, mas serei Corinthians na decisão (sou brasileiro, não sou argentino!)

Olá a todos!!!
Na próxima quarta-feira, dia 4 de julho, decidirão a Libertadores o Corinthians e o Boca Juniors. Quem ganhar o jogo leva a taça. Empate, decide-se nos pênaltis. Se vencer o time argentino arremata sua 7ª copa. O “timão” paulista seria a 1ª conquista continental. Sei que serei criticado por muitos amigos meus, mas, adianto: torcerei para o alvinegro da capital paulista ser campeão.
Sei que boa parte dos paulistas, cariocas, gaúchos, mineiros e outros sulistas metidos a besta jamais teriam essa renúncia e “patriotismo” por um time do nordeste, por exemplo. Aliás, aqui dentro do nosso terreiro, eles adoram mesmo é subjugar o nosso combalido e sofrido futebol. Fato!
Sei também que o nosso futebol sofre muita influência da mídia corporativa e centralista que nos “impõe” estes times poderosos do centro-sul. De muito tempo sofremos com o “flamenguismo”, o “vasquismo”, o “corintianismo”, o “peixismo”, entre outros “ismos” impostos pela mídia preconceituosa, capitalista e bairrista dos grandes veículos de comunicação. Sei de tudo isso e algumas coisas a mais. Sou um estudioso e analista do futebol, e deste me proponho a analisá-lo por outros ângulos e nuances.
Mas, amigos e colaboradores: antes de tudo, sou brasileiro. Não vou torcer para os argentinos. Admiro aquela escola futebolística. Aliás, argentinos e uruguaios detêm a minha admiração constante no tocante ao futebol jogado e transpirado. Jogam tanto quanto a gente; transpiram e lutam muitas vezes mais do que nós!!! Só que, para por aí a conversa!!! Na hora que a bola rola, sou Brasil sempre!!! Por isso torcerei pelo Corinthians. Sem arroubos, nem maluquices. Caso o “Coringão” vença, não serão meus nenhuns dos fogos tocados já na madrugada de quinta, dia 5 de julho. Não gosto de fogos e sou torcedor ferrenho do meu BAÊA, e todo mundo sabe disso!!! Mas, de novo digo: sou brasileiro, sou baiano – Nasce o Sol a Dois de Julho! –, sou cidadão e patriota brasileiro, com muito orgulho e muito amor!!!
Os anos passam, a idade chega e vou revendo muitos conceitos. Quanto a rivalidade esportiva eu já superei muitos. Muitos, muitos mesmo... porém, ainda não alcancei o degrau da superação se um “certo time” estiver na situação do Corinthians um dia... talvez quando eu tiver meus 80, 85, 90 anos, eu consiga atingir este nível de compaixão e indulgência. Por enquanto, ai já é pedir de mais. Que me perdoem meu pai e minha mãe... estes dois sabem qual é o time que estou falando... ninguém mais!!!
Um abraço a todos e futebol é paz, humor e amor!!! Dona Vírginia, eu te amo!!!

Um comentário:

  1. Bicho a mensagem é interessante. Mas me dou ao direito de discordar e apresentar o que penso.

    Para mim futebol é em grande parte decidido pelo vil-metal. Poderia até pensar como o texto, se o time brasileiro em questão não fosse o queridinho do donos do vil-metal. A receita do Corinthians é basicamente direitos televisivos, do Boca de revelação e venda de jogadores.

    Enquanto esse tipo de negociata for vantajosa para os donos da grana, com certeza o bolo de dinheiro continuará sendo pouco equitativo. Ruim para meu time de coração, o Bahia e para o futebol brasileiro como um todo.

    Isso que falo é tão relevante que o Corinthians minou e acabou com o clube dos 13, para ter sua cota de televisão ampliada.

    Por isso afirmo que muito mais que patriotismo, essa final representa a briga entre o imperialismo financeiro e a competência futebolística.

    As fichas estão postas e quero crer que a competência em campo supere a competência financeira.

    Nós torcedores de times baianos sabemos bem como é essa briga.

    ResponderExcluir