sábado, 30 de junho de 2012

Não sou Corintiano, não faço parte do bando de loucos, mas serei Corinthians na decisão (sou brasileiro, não sou argentino!)

Olá a todos!!!
Na próxima quarta-feira, dia 4 de julho, decidirão a Libertadores o Corinthians e o Boca Juniors. Quem ganhar o jogo leva a taça. Empate, decide-se nos pênaltis. Se vencer o time argentino arremata sua 7ª copa. O “timão” paulista seria a 1ª conquista continental. Sei que serei criticado por muitos amigos meus, mas, adianto: torcerei para o alvinegro da capital paulista ser campeão.
Sei que boa parte dos paulistas, cariocas, gaúchos, mineiros e outros sulistas metidos a besta jamais teriam essa renúncia e “patriotismo” por um time do nordeste, por exemplo. Aliás, aqui dentro do nosso terreiro, eles adoram mesmo é subjugar o nosso combalido e sofrido futebol. Fato!
Sei também que o nosso futebol sofre muita influência da mídia corporativa e centralista que nos “impõe” estes times poderosos do centro-sul. De muito tempo sofremos com o “flamenguismo”, o “vasquismo”, o “corintianismo”, o “peixismo”, entre outros “ismos” impostos pela mídia preconceituosa, capitalista e bairrista dos grandes veículos de comunicação. Sei de tudo isso e algumas coisas a mais. Sou um estudioso e analista do futebol, e deste me proponho a analisá-lo por outros ângulos e nuances.
Mas, amigos e colaboradores: antes de tudo, sou brasileiro. Não vou torcer para os argentinos. Admiro aquela escola futebolística. Aliás, argentinos e uruguaios detêm a minha admiração constante no tocante ao futebol jogado e transpirado. Jogam tanto quanto a gente; transpiram e lutam muitas vezes mais do que nós!!! Só que, para por aí a conversa!!! Na hora que a bola rola, sou Brasil sempre!!! Por isso torcerei pelo Corinthians. Sem arroubos, nem maluquices. Caso o “Coringão” vença, não serão meus nenhuns dos fogos tocados já na madrugada de quinta, dia 5 de julho. Não gosto de fogos e sou torcedor ferrenho do meu BAÊA, e todo mundo sabe disso!!! Mas, de novo digo: sou brasileiro, sou baiano – Nasce o Sol a Dois de Julho! –, sou cidadão e patriota brasileiro, com muito orgulho e muito amor!!!
Os anos passam, a idade chega e vou revendo muitos conceitos. Quanto a rivalidade esportiva eu já superei muitos. Muitos, muitos mesmo... porém, ainda não alcancei o degrau da superação se um “certo time” estiver na situação do Corinthians um dia... talvez quando eu tiver meus 80, 85, 90 anos, eu consiga atingir este nível de compaixão e indulgência. Por enquanto, ai já é pedir de mais. Que me perdoem meu pai e minha mãe... estes dois sabem qual é o time que estou falando... ninguém mais!!!
Um abraço a todos e futebol é paz, humor e amor!!! Dona Vírginia, eu te amo!!!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nova colocação do Bolinho da 87.9 FM

Olá a todos!!!

E o "Bolinho" continua com algumas recuperações, outras quedas e algumas certezas.


O professor Edmilson continua líder!!! Mas, agora se vê acossado por Elza Veiga e Louro Assis!!!

O pessoal da equipe do Panorama tá preocupando...

E o nosso Tuita do Cavaco... parece que entende bem de pagode e forró...

Vejam a tabela atualizada!!!

COLOCAÇÃO
COMPETIDOR
PONTOS
PROFº EDMILSON
15
ELZA VEIGA
12
LOURO ASSIS
11
CRISTIANO DOURADO
10
PROFª TELMA
9
JAIRO MASCARENHAS
8
JACOB BARBEIRO
7
OMAR
7
PROFº CRISTIANO ASSIS
6
PAULO HENRIQUE
6
11º
DERI ASSIS
5
DICO
5
ALFREDO NETO
5
GILMAR MARCELINO
5
15º
TUITA DO CAVACO
3

sábado, 23 de junho de 2012

O que é que o Coritiba tem? – Parte I

Olá a todos
Estou parafraseando a lendária letra de Dorival Caymii para levantar uma questão importante em relação aos nossos grandes times baianos e ao futebol da Bahia como um todo. Discute-se muito com justiça que o futebol baiano não pode concorrer com o futebol paulista, carioca, mineiro e gaúcho. Por consequência, os nossos grandes times não podem competir financeiramente com os grandes destes centros. Não deixa de ser verdade isso. Só como um exemplo: Corinthians e Flamengo recebem anualmente só de cota de televisão, cada um, 84 milhões de reais. O Bahia para perfazer um pouco acima deste valor tem que suar 3 anos na série, pois arremata 30 milhões por ano. Outros fatores importantes aumentam ainda mais o abismo entre “nós” e”eles”.
Porém quero iniciar a levantar outra discussão e partir para outra linha de análise e raciocínio. De fato, é inglória nossa luta contra os endinheirados, protegidos e amaciados pela mídia do futebol brasileiro. Mas, é daí a ironia do meu título: o que o Coritiba tem para em dois anos disputar o título da Copa do Brasil e vir mantendo por já alguns anos um time base forte e competitivo?
Para início de conversa adianto que o “Coxa”, como é conhecido o tradicional time paranaense, recebe a mesma cota do Bahia, por exemplo. Por falar em tradição e tamanho, o Coritiba é muito similar aos times baianos, tendo um título brasileiro no currículo, façanha que o Bahia já realizou duas vezes. A massa torcedora do Coxa é grande, mas, a do Bahia, por exemplo é infinitamente maior e a do Vitória, acredito, ser maior também.
Porque será então que o Coritiba Football Club tá conseguindo fazer diferente? O que é que os paranaenses têm que os baianos não possuem ou não sabem fazer? Tenho algumas proposições rápidas que buscarei depois melhor discuti-las. Vejamos:
1) Organização e transparência administrativa e financeira;
2) Planejamento e estruturação;
3) Disputa um campeonato estadual mais forte;
4) Insere-se em um estado melhor estruturado socialmente e com distribuição de renda;
5) Possui um plano de sócio torcedor eficiente e proveitoso;
6) Aproveita-se bem por estar no “eixo econômico” do país, entre outras hipóteses.
E aí amigos: o que vocês acham disso? Concordem ou discordem! Mas, imagino que são por estes principais fatores e outros fatores secundários que levam o Coritiba e o futebol paranaense a terem um melhor desempenho do que todo o enredo do futebol da Bahia.
Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Bolinho segue quente!!!

E o nosso sensacional Bolinho esquenta!!! Com os resultados do último fim de semana, o professor Edmilson volta a liderança e se distancia dos demais concorrentes. Para a alegria de Gilmar, um novo lanterna brilha: é o nosso Tuita do Cavaco!!!
Vejam aí a nova tabela:

COLOCAÇÃO
COMPETIDOR
PONTOS
QUANT. DE JOGOS
PROFº EDMILSON
13
11
CRISTIANO DOURADO
9
9
ELZA VEIGA
9
10
PROFª TELMA
9
15
LOURO ASSIS
8
14
JAIRO MASCARENHAS
8
15
JACOB BARBEIRO
7
9
OMAR
6
15
PROFº CRISTIANO ASSIS
5
15
10º
PAULO HENRIQUE
5
15
11º
ALFREDO NETO
5
15
12º
DERI ASSIS
4
8
13º
DICO
4
12
14º
GILMAR MARCELINO
4
15
15º
TUITA DO CAVACO
3
9

Grande Festa na Final da Copa Cia 2012

Olá a todos!!!

Ontem foi emocionante presenciar e registrar a grande final da XV Copa Cia, lá no campo da quadra 06 do CIA 1. Em disputa, Estrela de Prata e América, ambos times da casa, da quadra 06.

Como já esperado para uma final, o início foi nervoso e truncado. Depois dos 10, 15 minutos o América passou a dominar às ações, utilizando-se muito de bolas altas na área que trouxeram perigo ao gol do Estrela. Porém, em um contra-ataque rápido, aos 30 minutos, Vandilson venceu o goleiro Fábio do América e mudou o primeiro zero do placar a favor do Estrela de Prata.

O América continuou mandando no jogo e logo em seguida, numa boa trama de ataque, o time vermelho e branco arrematou uma bola que seria fatal, porém o jogador Rafael do Estrela esqueceu que era lateral esquerdo e fez uma grande "defesa". Resultado: acertada expulsão. O jogador Tiziu do América bate a penalidade e joga no pé da trave e esta vai para fora. Este lance abateu mais o América que o gol sofrido. Um pouco após o penalti perdido pelo América, o Estrela de Prata deve sua chance também de penalidade. Tudo igual: o jogador Roni bate e de forma espetacular o goleiro Fábio pega e deixa o América vivo para buscar a reação no 2º tempo.

Esta reação vem logo aos 8 minutos da etapa final quando num rebote de um cruzamento para a área do adversário o zagueirão Lelo, para mim o melhor jogador em campo, chuta de primeira e empata para o América. Acontece uma confusão em decorrência de reclamações do banco do Estrela de Prata sobre a validade do gol, o que leva muitos 10 minutos de paralisação. Mas, o árbitro confirma o gol.

O jogo volta e a paralisação produz o equilíbrio no reinício da partida. Com a paralisação o América perdeu a chance de "abafar" o Estrela e fazer valer a sua superioridade numérica. Após os 30, 35 minutos foi evidente um maior desgaste físico do América. Neste instante percebemos uma crescida no impeto do time preto e branco, e esta crescida suplantou sua inferioridade de um jogador. E foi aos 46 minutos do 2º tempo que numa falta levantada na área do América pelo meia Caio que nasceu o gol do título. A bola foi disputada em cima, mas ninguém conseguiu tocar na mesma. Esta veio fácil para o goleirão Fábio, mas, a redonda quicou à sua frente e o traiu. Bola na rede e gol do título!!! Infelicidade do bom arqueiro do América. Ironia do destino: salvou o time no 1º tempo e falhou decisivamente no lance capital do jogo e do campeonato.
O restante do tempo extra foi muita disputa, vontade pelo América, mas, as forças não vinham na mesma proporção. Fim de jogo e Estrela de Prata BICAMPEÃO DA COPA CIA!!!
O futebol amador do CIA e de Simões Filho também sai vencedor.
Um abraço a todos!!!

sábado, 16 de junho de 2012

Dois grande clássicos!!!

Olá a todos!!!l
Neste fim de semana o Estádio Roberto Santos, o popular Pituaçú, irá receber no sábado e no domingo dois grandes clássicos do futebol nordestino, e porque não, com destaque histórico e nacional. Hoje, as 16:00 horas, jogarão Ypiranga e Galícia pelo Baianão da segundona; amanhã, também, as 16:00 horas, se enfrentarão pela Série A do Brasileirão os dois maiores da Bahia e de Pernambuco, respectivamente: Bahia e Sport .
O “mais querido”, já classificado para as semifinais decisivas da segundona pega o “demolidor de campeões” ainda buscando garantir sua vaga nesta fase. Ao time granadeiro basta vencer por 1 a 0 o jogo e tranquiliza-se. Um empate ou uma derrota faz com que o time da colônia espanhola tenha que secar o velho Botafogo, também querido tradicional alvirrubro baiano. Tem menino novo, jovem que não conhecem estes times. Velhos bons tempos do futebol da Bahia.  Estes três times – Ypiranga, Galícia e o Botafogo – representam juntos 22 títulos do futebol da Bahia. Futebol, antes de tudo, é tradição, história e mística!!!
Amanhã teremos outro grande clássico do futebol nordestino e brasileiro. Tricolor baiano e rubro-negro pernambucano tentando se afirmarem no difícil campeonato brasileiro da primeira divisão. O Leão de Recife um pouco melhor porque já fez valer o seu mando de campo uma vez e obteve os necessários 3 pontos dentro de casa. O Bahia começa o campeonato desse ano da mesma forma que no ano passado. Perdendo pontos preciosos no início da campanha, principalmente dentro de casa. Agora e já o sinal amarelo forte pisca para o time Bicampeão Brasileiro!!! O campeonato brasileiro é para os times que dele participam como o ano letivo escolar é para os estudantes. Se o aluno estuda direitinho, faz as avaliações e ganha os pontos nas unidades, no “fim do ano” ele passa. Ao contrário, começa a perder aula, não faz provas e testes direito, tira notas baixas, talvez nem a recuperação dê jeito!!! E se nesta “aula” do Brasileirão tiver “greve de gols” o resultado negativo é garantido. E “perder o ano” no Brasileirão é segundona à vista!!! Abram os olhos Bahia e Sport!!!
Um abraço a todos!!!

domingo, 10 de junho de 2012

Nova colocação no Bolinho

Esta é tabela atualizada no quente bolinho do Panorama dos Esportes:


COLOCAÇÃO
COMPETIDOR
PONTOS
QUANT. DE JOGOS
PROFº EDMILSON
9
8
ELZA VEIGA
8
7
PROFª TELMA
6
12
LOURO ASSIS
6
12
JAIRO MASCARENHAS
6
12
CRISTIANO DOURADO
4
6
JACOB BARBEIRO
4
7
PROFº CRISTIANO ASSIS
4
12
TUITA DO CAVACO
3
8
10º
PAULO HENRIQUE
3
12
11º
OMAR
3
12
12º
DERI ASSIS
2
5
13º
DICO
2
9
14º
ALFREDO NETO
2
12
15º
GILMAR MARCELINO
2
12