sábado, 19 de junho de 2010

A Copa do Mundo, suas surpresas, variações e tradições.

Olá a todos!!!
.
Hoje, com nove dias de Copa do Mundo, eu reafirmo e confirmo algumas convicções. São muitas. Então apenas citarei algumas, sem ordem definida, e suprimindo outras tantas até porque no futebol a convicção maior é que este esporte é ao mesmo tempo pragmático e imprevisível.
.
Uma primeira convicção é a de que não sinto que teremos no resultado final da competição a chamada surpresa. O título, para mim, não sai dos tradicionais: Brasil, Argentina, Itália, Alemanha. Uma variação disso aí poderia vir uma Holanda, uma Espanha, Inglaterra, Portugal, talvez, ou até mesmo um Uruguai. Mais que isso, não creio. Surpresas virão nas eliminações. A França provavelmente cai pelo caminho precocemente. Os donos da casa, África do Sul, acreditava que iam pelo menos a segunda fase. Camarões, por ser na África, é uma decepção já confirmada.
.
Uma outra convicção minha é a do nosso, parafraseando Nelson Rodrigues, “complexo de vira-lata”. Esse atualmente bem pior pois quando Nelson cunhou esta expressão o Brasil vinha de vários infortúnios futebolísticos, sendo o principal a perda da Copa de 1950. Hoje o nosso país é o único com cinco campeonatos mundiais, a seleção que disputou todos os mundiais, é declaradamente ainda onde se pratica no geral o futebol mais técnico do planeta, possui uma gama imensa de excepcionais jogadores, etc, etc, etc... mas, mesmo assim, vivemos (muitos, eu não...) a dizer que o Brasil perde desse, daquele. Com todo respeito que merecem, mas, o que ganhou de relevante Costa do Marfim e Portugal, nossos adversários principais na primeira fase? E digo antes dos jogos isso. E caso aconteça revezes brasileiros – o que não acredito – continuarei com o mesmo argumento. Futebol joga-se!!! E jogo tem resultado!!! Não estou dizendo que somos invencíveis. Pelo contrário. Para ganhar todas as copas que ganhamos tivemos que somar a todas as virtudes citadas competência tática, união e a velha sorte que sempre acompanha os competentes.
.
Enfim, esperarei o andamento da Copa para me definir por algumas projeções, até porque para mim a competição realmente se alinha quando define-se os mata-mata. Aí dá para saber se pegamos adversários menos gabaritados ou não. Se pegamos rivais mais a frente ou não. Particularmente torço para o emparelhamento determine Brasil e Argentina numa possível final. O futebol agradeceria. Apesar que como torcedor e rival, se nossos valorosos e ótimos adversários caírem antes é muito bom para gente.
.
Um abraço a todos, e eu voltarei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário