quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo: começa a festa do futebol!!!

Olá a todos!!!
.
Amanhã começa mais uma Copa do Mundo. Evento que acompanho desde 1978, apesar de ter apenas flashes de memória da competição na Argentina, mas, com a memória bem viva e ativa na seguinte, a da Espanha em 1982.
.
A Copa significa muito para mim. Com a Copa (falo assim mesmo de forma íntima) aprendi muita coisas. Me interessei mais por Geografia e História. A curiosidade de saber que existia um país chamado Camarões, Peru. Onde fica El Salvador, Honduras, Iugoslávia??? Gente de todo tipo: negões, branquelos, índios, e nós, brasileiros, misturebas...
.
Passei a desenvolver uma capacidade matemática e estatística considerável com as Copas e o futebol. Aprendi a criar intricadas fórmulas, tabelas e cruzamentos. E por aí vai...
.
Foi numa Copa que vi meu pai chorar pela primeira vez. E chorei também. Foi em 1982, na tragédia do Sarriá. Brasil mágico, eliminado pela Itália, pragmática. Chorei de novo em 1986 junto com o Brasil com aqueles penaltis perdidos. Em 1990, chorei pouco.
.
Em 1994 chorei, e chorei muito!!! Desta vez com lágrimas com um sabor de desabafo e alegria. Imaginava que não veria o Brasil ganhar uma Copa. Achava que eu é que era o azarado...
.
Na França, em 1998, engoli seco. Não chorei. Engoli seco. Três vezes.
.
Em 2002, entrei com o espiríto parecido com esse de agora: vendo muita gente pessimista e eu acreditando, sempre. Sempre serei Brasil!!! E com a alegria, chorei muito mais uma vez!!! PENTA-CAMPEÃO!!!
.
Na Alemanha 2006 fiquei mais frustrado e decepcionado com alguns jogadores.
.
Estou aqui de novo. E tô sentindo bons presentimentos. Brasil, cara pálidas, é Brasil. Imagino o medo que coreanos, marfinenses e portugueses estão sentindo. Apesar que bola se decide em campo.
.
Vamos esperar ela começar a rolar amanhã para ver o que vai dar quando chegar o 11 de julho.

Um comentário:

  1. Grande Cristian eu também devo muito a Copa da Espanha, pela grande contribuição no ínicio do desenvolvimento de minha cultura, pois a curiosidade se estendeu em outros certames como a maravilhosa Libertadores.

    ResponderExcluir