terça-feira, 19 de julho de 2011

Balanço do Bahia e do Vitória - Parte I: sinais amarelos!!!

Olá a todos!!!

Passaram-se 10 rodadas nas duas séries do Brasileirão onde encontram-se os nossos maiores clubes: o Bahia, na série A; o Vitória, na série B.

Criei um parâmetro de análise que em poucas palavras funciona da forma seguinte:

1º) Dividi os campeonatos em hipotéticas quatro fases (as 3 primeiras a cada 10 jogos e a última com os 8 jogos restantes);

2º) Criei o "piso" dos 50% como garantia ao não rebaixamento;

3º) A partir das metas dos times, indico "sinais": azul, verde, amarelo ou vermelho. Azul = acima da meta; verde = atingindo a meta; amarelo = pouco abaixo da meta; vermelho = totalmente e perigosamente fora da meta.

Partindo do último item e baseado nas expectativas dos times - Bahia e Vitória - indicarei a cor do sinal. Vejamos:

O que projeto para o Bahia é uma colocação que o leve a Copa Sul-Americana. Na pior das hipóteses, manter-se na série A este ano. Porém, particularmente, acho pouco para o tricolor. Mas...

O Vitória tem que chegar entre os quatro... este é seu campeonato!!! Colocação da 5ª até a 16ª posição difere do acesso e da tragédia de um rebaixamento.

Portanto: sinal amarelo para os dois!!!

O Bahia em uma perigosa 16ª posição, com apenas 10 pontos em 30 disputados (33,3 %), muito abaixo da meta dos 50%, da margem de segurança. Aliás este patamar que o Bahia está indica muito mais que um sinal amarelo: o amarelo começa piscar, transitando ao vermelho.

O Vitória nesta 7ª posição após onze rodadas é preocupante. Porém, não pode o rubro-negro entrar em desespero. Preocupação sim!!! Esses 17 pontos em 10 jogos renderam um aproveitamento de 56,7 %. E o time começou a “segunda etapa” de dez jogos perdendo. Por isso tudo preocupa. Sinal amarelíssimo!!!



Vamos esperar o desenrolar dos fatos e o girar da bola. Depois da 20ª rodada vamos ver que cor estará piscando no nosso sinal do brasileirão.

Um comentário: