domingo, 8 de agosto de 2010

As Estrelas do Universo Futebolístico Brasileiro!!!

Olá a todos!!!
.
Quero sugerir aqui uma proposição a poderosa Confederação Brasileira de Futebol (CBF): oficializar um critério para que os clubes ostentem estrelas ao seu distintivo.
.
Na Itália, por exemplo, os clubes ganham o direito de acrescentar estrelas ao emblema a cada dez títulos do campeonato nacional da primeira divisão, o “Calcio”. Por isso só Juventus, Milan e Internazionale detêm tal privilégio. E olhe que o campeonato da “velha bota” é disputado desde o século XIX.
.
Aqui, se ganha uma copinha aqui, um torneiozinho ali, e os clubes “estrelizam” suas camisas. Do jeito que a coisa vai, em breve, na camisa de alguns clubes não poderemos distinguir nada em seu manto tradicional.
.
É aqui que proponho uma regra simples para a CBF. Considerar a natureza específica de nosso país, sua diversidade futebolística e histórica. O critério seria basicamente esse:
1 – Atribuir uma estrela dourada apenas sobre os emblemas/escudos dos clubes que obtiverem alguns títulos:
a) Campeonato Estadual;
b) Campeonato Regionais oficiais (Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, Nordestão, Norte-Nordeste, etc.);
c) Campeonato Nacional oficial (Brasileiro da 1ª divisão, Copa do Brasil, Taça Brasil e Copa dos Campeões);
d) Copa Libertadores da América;
e) Campeonato Mundial.
2 – Atribuir uma estrela prateada para alguns títulos de relevância secundária aos similares na mesma faixa. Porém, caso o clube ganhe o de maior destaque, esta estrela trocaria para a cor dourada e não seria acrescentada outra. Vejamos:
a) Campeonatos Nacionais secundários (Brasileiro série B, C ou D, Taça de Prata);
b) Outros Campeonatos Sul-americanos (Copa Sul-americana, Supercopa, Conmenbol, Mercosul, Recopa, etc.);
.
Essa minha proposta visa organizar uma demanda aleatória e determinar uma escala de relevância dos nossos clubes. Por exemplo, teríamos certeza de alguns clubes cinco estrelas do Brasil: Santos, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.
.
O que acham? Enviarei tal proposta a CBF.

3 comentários:

  1. Por exemplo, o meu tricolor de aço seria um clube três estrelas: Baiano, Nordestão e Brasileiro. Todas douradas!!! O único do nordeste ou talvez, ainda com o Sport do Recife.

    ResponderExcluir
  2. Companheiro, me permita uma correção: O Bahia teria 4 estrelas (pois é bi-brasileiro e bi do nordeste). Em relação a campeonatos estaduais,deveria seguir um critério,semelhante ao italiano!!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Não meu amigo Marcelo. A idéia é colocar uma estrela pela qualidade do título, não a quantidade. Exemplo: pelo campeonato Baiano, Bahia, Vitória, Flu de Feira, Galicia, Ypiranga, Leônico, teriam a mesma uma estrela. Assim, o Galícia teria uma estrela, o Vitória duas, o Bahia três.

    ResponderExcluir