sexta-feira, 30 de maio de 2014

FUTEBOL BAIANO E NOSSA SINA: FAZER CONTAS!



OLÁ A TODOS!!!

Quando iniciou o BRASILEIRÃO 2014 não especulei muito sobre o destino dos nossos clubes, Bahia e Vitória. Procurei, como sempre faço, projetar objetivos possíveis aos dois. Em geral, ficar na “primeira página” da tabela de classificação já será um achado para nossos representantes. Se ficarem os dois então, mais ainda.

O problema é que num campeonato como o Campeonato Brasileiro você tem que determinar metas razoáveis e buscar cumpri-las passo a passo. Em alguns Panoramas atrás eu disse no ar que fazer nestas primeiras 9 rodadas do certame, a etapa antes da Copa, uma pontuação acima de 50% seria importante para dar tranquilidade  ao trabalho do “pós-Copa”. Vislumbro que infelizmente nossos baianos não cumprirão esta marca. O Vitória já é certo não cumprirá, e o Bahia, dificilmente conseguirá.

Vamos ao Vitória primeiro. Caso o rubro-negro baiano derrote o seu similar pernambucano amanhã em Feira, faria 10 pontos em 27 possíveis e viraria o recesso com um aproveitamento de 37%. Números percentuais que no geral do campeonato condiciona a quem os ostenta luta contra o rebaixamento.

O caso do Bahia é o seguinte: para fazer mais de 50% o time de Marquinhos Santos teria que se esmerar e ganhar duas difíceis partidas, domingo em Chapecó contra o Chapecoense e quarta-feira, em Recife, num clássico complexo contra o Sport. Isso feito, o time faria 14 pontos e atingiria aproximadamente 58%. Um empate apenas nesses dois jogos já determina rendimento abaixo dos 50%.

Não vou nem calcular o desempenho dos nossos times caso amarguemos 3 derrotas nesses últimos jogos antes da Copa. Ai, seria DEUS NOS ACUDA após a competição mundial e dias nada “alvissareiros” que virão.

Portanto, para tricolores e rubro-negros, só nos restam torcer!!!

UM ABRAÇO A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário