sábado, 19 de abril de 2014

ESSE É O NÚMERO 58.



OLÁ A TODOS!!!

Fim de festa dos estaduais, os nossos mais charmosos e tradicionais campeonatos, raiz do futebol brasileiro, porém, é verdade, ultimamente muito maltratados. Mas, digo e reafirmo um conceito que eu tenho a muito tempo e bem consolidado: SOU VEEMENTEMENTE CONTRA O FIM DOS ESTADUAIS!!!

Mas, a conversa agora é sobre o BRASILEIRÃO. Este será o de número 58. Mais um, depois de várias fórmulas e formas. Das mais sensatas as mais bizarras. A partir de 2003 tomou forma definida de pontos corridos e de lá pra cá – apesar do gosto contrário de alguns e sabotagens de outros – foi mantida essa lógica. Será a su

Alguns argumentam com aquela certeza fatalista que “nenhum time do nordeste ganhará mais o BRASILEIRÃO!”, “pontos corridos só é o bom para os grandes”, “que será aumentada a distância entres os poderosos e os mais rejeitados” e tal.

Eu particularmente tenho algumas opiniões que para mim são práticas: time do nordeste não ganha brasileiro fácil, até porque a região só tem 3 títulos; pontos corridos é bom para os mais organizados, e não necessariamente para quem tem mais dinheiro, apesar de entender que “grana” ajuda muito; e, desde que o futebol brasileiro existe, sempre teve a distância dos times ao sul para os times do norte, representação pura da injusta distribuição da renda nacional geral.

Porém, o programa de hoje é proposto para discutirmos “previsões imprevisíveis!”. O jogo de palavras é intencional para ilustrar o que determino serem os principais atrativos e tempero do BRASILEIRÃO: o equilíbrio de forças e a imponderabilidade.

Todo ano marcamos de forma natural os times brasileiros da Libertadores como virtuais favoritos, por exemplo. Portanto, Cruzeiro, Grêmio, Galo, Flamengo, Botafogo e Atlético do Paraná seriam este ano candidatos naturais. São mesmo? Os 3 primeiros candidatos até eu cravaria, mas, a atual situação dos outros não o habilitam naturalmente a tanto. De outro forma, Inter, São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras e mesmo o Fluminense podem ser descartados como candidatíssimos ao título por não terem disputado a Libertadores Eu penso que não... aliás, alguém imaginava como certo o rebaixamento de fato do Flu ano passado? Ou até mesmo, a esta altura da análise, cravar o Cruzeiro como campeão com os pés nas costas? Eu penso e lembro que não...

Em outra linha, e nas linhas que nos cabem no grande livro do futebol brasileiro: seria uma surpresa absurda times como Bahia, Sport, Coritiba, Atlético Paranaense, Vitória e Goiás levantarem a taça maior do futebol nacional? NÃO!!! Estes ai tem força, tradição e capital de torcida para tal façanha! Mas, aí, entraria nas páginas lendárias da façanha. Até porque os 4 primeiros desta lista já conseguiram 5 vezes “invadir o clube seleto dos maiorais” da bola nacional.

Zebraças seriam para mim, e com todo o respeito futebol catarinense, os times de lá – Figueirense, Criciúma e Chapecoense – levantarem o troféu do BRASILEIRÃO. Ainda não atingiram este patamar do sonho...

Finalmente, sem embromation, digo os meus palpites de agora:

Favoritos: Cruzeiro, Galo, Grêmio, Inter, São Paulo, e pela camisa, o Corinthians, só por isso;

A briga dos baianos: se a “baianada” se dar bem no geral com os que estão no nosso nível, pode dar boa campanha. Senão...

Agora vamos ver a bola rolar para ver no que vai dar. Depois da Copa, certamente mudarei de opinião... Assim é o futebol do BRASILEIRÃO.

UM ABRAÇO A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário