sábado, 15 de março de 2014

O LIMITE BAIANO NA COPA DO BRASIL 2014.



Olá a todos!!!

Atendendo um pedido do meu amigo e coordenador Gilmar Marcelino, irei tratar no Panorama da Semana de hoje dos limites dos nossos times baianos na Copa do Brasil 2014, esse charmoso e importante torneio nacional de clubes.

Para não perder tempo, e até porque um dos baianos figurantes na copa já deu adeus a mesma na última quarta-feira, no caso o Juazeiro que perdeu de 2 a 0 para o “grande” Tupy de Minas Gerais, adianto que além do “Juá”, rebaixado a segundona baiana de 2015, o Bahia de Feira – ainda Bahia, ainda tricolor, ainda de Feira... – deverá ter o mesmo caminho do fraco time do norte do estado. Até porque o fraco representante feirense, que nem segunda fase do baiano 2014 atingiu, deverá ser devorado pelo “todo poderoso” Corinthians. A questão para mim será se o dito cujo dará adeus na próxima quarta, ou terá uma sobrevida para tomar uma goleada em São Paulo... iremos ver o jogo de quarta.

Como já dei os limites dos dois “pequenos” da Bahia, agora irei falar dos nossos dois gigantes, ao menos em nossos corações. Irei separar inicialmente as perspectivas de um outros para depois, no arremate, fazer a análise comum dos dois.

O Bahia terá uma primeira fase contra o Villa Nova de Nova Lima, Minas Gerais. O time mineiro não deverá se classificar para a semifinal do campeonato mineiro, portanto dá a medida do adversário do tricolor baiano. O Bahia deve passar por este aí. Também pudera cair fora precocemente. Os problemas para o Bahia devem começar a partir da segunda fase. Estando tudo normal na tendência, o segundo adversário do Bahia deverá ser outro mineiro: o América de Obina. Aí, o negócio “estreita” um pouco, pois o América já é um time mais tradicional, participante da série B nacional e recentemente frequentador da divisão maior do país. O problema para o Bahia é, chegando na terceira fase, deverá encarar o Corinthians... aí, parceiro, é decisão. Se quiser chegar na fase maior da copa tem que derrubar um gigante maior do que ele! E aqui, eu não sou maluco, apesar de ser tricolor: o Corinthians é o favorito do chaveamento para chegar nas oitavas de final!

Agora, vamos ao caso do Vitória. O rubro negro baiano pega na primeira fase o JMalucelli do Paraná. O Vitória é amplo favorito, mas, este time classificou-se a fase decisiva do paranaense dando trabalho aos 3 grandes de Curitiba. Todo cuidado é pouco! Mas, acredito que o Vitória enfrenta na segunda fase o Joinville de Santa Catarina. Neste ponto, vejo a mesma dificuldade que relatei antes sobre a projeção do Bahia: o JEC está na série B nacional, possui um estádio complicado e estes times do sul são meios carne de pescoço. Vejo dificuldades nesta fase ao leão, mas, o Vitória é time de série A e é mais tradicional que os outros dois citados juntos. Na terceira fase o Vitória deverá pegar ou Ponte Preta ou Paraná Clube. Ou um outro a chapa esquenta para o campeão baiano. Os dois são times mais tradicionais do segundo escalão nacional, equipes acostumadas a estes tipos de enfrentamentos. No velho e bom “chutômetro” acredito que deverá ser a Ponte Preta o adversário. Jogo duríssimo, mas, o Vitória é o favorito do sua chave.

Daí a questão a ser comparada: apesar do Bahia ter em seu caminho o Corinthians, só por isso o grau de dificuldade aumenta, o Vitória tem um caminho mais perigoso. Estes times do chaveamento do Vitória são mais complexos neste tipo de regulamento da copa do Brasil, o famoso mata-mata.
Finalmente, chego no ponto que acredito ser um limite plausível ao dois times baianos: chegarem as Oitavas da Copa do Brasil. Caso isso aconteça, será Carnaval do segundo semestre. E principalmente, caso esta proeza seja tricolor! Caso os baianos cheguem aí, as coisas mudam. Apesar de gostarmos dos nossos times e sempre almejarmos o máximo, e até acreditar que tanto um como o outro têm condições de tal façanha, mas, passamos a ser coadjuvantes, na atual conjuntura. Nesta fase entraremos no sorteio com Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Atlético Mineiro e Atlético Paranaense, além de prováveis São Paulo, Inter, Santos, Palmeiras, entre outros...

Daí em diante é especular cada vez mais de uma forma mais difícil. Mas, como dizem por aí, “o sonho é livre”, e acrescento: “SONHAR, SEMPRE, É PRECISO”!!!

Um abraço a todos!

Um comentário:

  1. MEU NOME É CLEONE ( Kleo) Meu time é VITÓRIA quero ganha ingresso para ver o jogo do BA X VIT

    ResponderExcluir