sábado, 8 de março de 2014

AS MULHERES E O FUTEBOL!!!




OLÁ A TODOS!!!
 


FUTEBOL É COISA DE HOMEM!!! MULHER NÃO SABE NADA DE FUTEBOL!!!

Esses e outros impropérios ainda são ouvidos por ai. Ainda bem que o número de tais babaquices e asneiras são tão diminutos quanto o número de mulheres que não estão envolvidas com o famoso “esporte das multidões”, o nosso amado futebol. Esse texto é intencional e motivado mesmo por hoje ser o Dia Internacional da Mulher, elas que merecem todos os 365 dias do ano.

Vá a um “campo de bola” e você as verão aos montes lá: jogando, arbitrando, torcendo. Cada vez mais as mulheres fazem parte do mundo do futebol.
O Brasil, o “país do futebol”, “a pátria de chuteiras”, tem para nosso ufanismo nacional, além do maior de todos os tempos do lado masculino, Pelé, tem também a melhor de todos os tempos do futebol feminino, a nossa querida e talentosa Marta.

As mulheres estão por toda parte na arbitragem do futebol. Arbitras centrais, e na maioria das vezes, como assistentes, os populares bandeirinhas. Aliás, como uma análise bem particular, foi uma bandeirinha para mim um dos melhores assistentes dos últimos tempos, a bela paulista Ana Paula de Oliveira.

Nas torcidas dos nossos clubes temos o reforço bonito e colorido das mulheres torcedoras, sejam “leoas” ou “tricoletes”. E muitas das nossas principais musas da música e da cultura fazem um grande BAVI da paixão feminina pelos nossos dois grande clubes: Cláudia Leite, pelo Bahia; e Ivete Sangalo, pelo Vitória.

Com mulheres por todas as partes – coisa muito boa por sinal... –, mulher no comando do país, mulheres parlamentares, juízas, dirigentes em várias áreas, pergunto: quando e será que teremos mulheres no comando dos nossos times, sendo presidentes do Bahia e do Vitória? O Flamengo já teve uma, a Patrícia Amorim. Apesar de que nessa esfera entendo ser a qualidade e o preparo o melhor indicador para tal ambição.

Enfim, essa é a minha singela homenagem as mulheres envolvidas direta e indiretamente no mundo da bola. Assim como “quero ver gol”, quero ver cada vez mais mulheres no universo do futebol.

Finalizo mandando um abraço para as mulheres da minha vida, não por coincidência – essas coisas estão escritas e determinadas! – as duas nascidas no mês de março, Mês das Mulheres: Dona Virginia, minha mãe, que fez aniversário no último dia 05, e Dona Telma, minha esposa, que ficará mais velha no próximo dia 22 deste mês tão especial! Um abraço especial também para Dona Bete, Dona Ana Vilar, Dona Madalena, Dona Vilma e Dona “esposa de Jorginho”.

Um abraço a todos e VIVA AS MULHERES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário