sábado, 25 de janeiro de 2014

BOLA DE OURO DA FIFA, CAMPEONATO DO NORDESTE E OUTRAS “INJUSTIÇAS”!



Olá a todos!!!


Diz o dito popular que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”! Portanto, irei responder através do nosso semanal Panorama da Semana – redundância intencional Professora Telma Assis! – estas duas indagações feitas pelo nosso chefe e líder Jairo Mascarenhas, o maior comunicador de Simões Filho, tanto no tamanho e peso físico, como no tamanho e peso da qualidade profissional.


O amigo Jairo indagou em alguns dos seus Bom Dia Simões Filho as razões sobre duas questões: a primeira, o porque da Bola de Ouro da FIFA só ser dada a jogadores de times europeus, e a outra questão o porque e quais as razões do Campeonato do Nordeste não ser transmitido pelo SPORTV, da GLOBO/SKY. Como provavelmente dizia o famoso Jack de Londres, o estripador, antes de fazer o seu serviço tenebroso, vamos por partes.


O prêmio Bola de Ouro da FIFA que premia os melhores futebolistas da temporada anual nasceu em 1991, muito posterior a um prêmio similar dado pela Revista France Football. O antigo prêmio da revista dava o prêmio exclusivamente aos melhores jogadores europeus. Portanto, até então esta aferição tinha este fator de exclusão. Como dito antes, a partir de 1991 a FIFA criou o prêmio mundial, sendo o meio campista alemão Lothar Matthaus o primeiro vencedor e o nosso Romário, o primeiro não europeu a vencer a competição em 1994.


Resumindo e indo ao ponto da indagação de nosso Jairo, quais as razões que fazem nunca um jogador que atua fora da Europa obter o prêmio. Analiso isso por duas vertentes: uma realista ou positiva e outra da velha contastação do jogo do poder político e econômico do mundo, mundo este que o futebol não vive de fora.


Os melhores jogadores do mundo, os chamados “selecionáveis”, atuam nas melhores equipes da Europa. Na Europa se jogam as melhores ligas nacionais do mundo e se disputa o maior e mais forte campeonato interclubes do mundo: a Liga dos Campeões. Estas ligas passam em todo o mundo, inclusive no Brasil, na China e na Indochina!!! Logo, estes jogadores são mais vistos, idolatrados e avaliados. Somado a tudo isso, são os técnicos e capitães das seleções de todo o mundo, junto a um grupo de jornalistas, que votam nos jogadores, que posteriormente passam por um afunilamento até chegar nos 3 indicados. Por esta linha, apesar da probabilidade de um craque que joga na África, na Arábia ou na Austrália ganhar o prêmio, esta é quase nula pois os melhores estão jogando contra os melhores, e na real, isto se dá na Europa e nas maiores ligas.


Por outro lado, o lado oposto, óbvio que o velho eurocentrismo é forte nesta decisão também. O dinheiro da bola mundial gira no velho continente. Porque então dar um prêmio que vincula muita grana a um jogador que atua num time do Brasil, da Argentina ou do México?  Pra quem acredita em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, isso pode acontecer... Vejam rapidamente o exemplo do nosso craque Neymar: jogava essa mesma bola por aqui no Santos, ou até mais ainda, porém foi só ir para o Barcelona no meio do ano passado e já foi o 5º lugar da lista!!


Pra não estender muito a conversa, pulo e falo agora do Campeonato do Nordeste e a sua não transmissão pela GLOBO/SPORTV/SKY. Os direitos da competição são do ESPORTE INTERATIVO NORDESTE. Portanto, a trinca citada anteriormente ficou de fora do processo. Daí já se imagina o primeiro item da má vontade arguida. Ocorre que a nossa Copa, como sempre, tá chamando atenção pela qualidade e destaque. A GLOBO/SPORTV/SKY “manjando” isso percebeu que se colocar o ESPORTE INTERATIVO NORDESTE na sua grade, o seu canal vai tomar um baque considerável na região. E outra: o efeito a longo prazo disso é ver diminuída a “reserva de mercado” dos grandes times do “sul maravilha” aqui na periferia nordestina, pois com o sucesso e o fortalecimento do NORDESTÃO, em 10, 15 anos, a influência destes times de lá seria diminuída pela afirmação das equipes nordestinas. Aliás, porque vocês acham que se juntaram Ricardo Teixeira e a GLOBO para acabar com o NORDESTÃO em 2003, sendo ajudados por “notáveis” nordestinos? Este prazo de 10, 15 anos seria agora e já teríamos visto os efeitos disso. Não sou afeito a futurologia ou advinhações, mas, imagino que já deveríamos ter uns 3 ou 4 títulos nacionais, pelo menos, de equipes nordestinas de ponta!


O que penso é que a SKY vai incluir o NORDESTÃO, será inevitável. Uma coisa que o capitalista não é mesmo é ser burro!!! Ele pode ser selvagem, centralista e elitista, mas, burro não é nem um pouco!!! Porém, a mesma deve barganhar a transmissão com o ESPORTE INTERATIVO, tal como fez com a FOX SPORTS e a transmissão da Libertadores


Grande Jairo, acho que respondi. Pelo menos, esta é minha resposta e visão. E tem gente que acha que futebol é apenas um jogo com 22 para cada lado, uma bola e disputado em 90 minutos... Mas, estes, com todo respeito a diversidade de opiniões, são aqueles que acreditam no Papai Noel, no Coelhinho da Páscoa e na beleza de Jairo Mascarenhas!!!


Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário