sábado, 11 de janeiro de 2014

RECOMEÇO!!!



Olá a todos!!!

E começou de novo mais um ano! Mais jogos, mais campeonatos, derrotas e vitórias, títulos e revezes, alegrias e crises negativas!!! Este é ciclo da bola... Nós aqui do Panorama dos Esportes também estamos recomeçando para ver no que vai dar... E o que vai dar é movimento, que no final, é o que vale!!!

Ano especial, com Copa do Mundo nas nossas barbas, e pras nossas contas: alegria com efeitos colaterais...

Mas, de bate-pronto, falarei rapidamente sobre o nosso tradicional e querido, mas, maltratado e mal valorizado Campeonato Baiano. Tem baiano que não sabe, mas, o nosso campeonato é a segunda competição mais antiga do país, perdendo em antiguidade apenas pro Campeonato Paulista.

Defendo os estaduais, mas, entendo que os mesmos deveriam passar por uma “reengenharia”, serem remodelados. Aliás, a nova cara dos estaduais, penso, seria uma etapa dentro da grande reforma no calendário do futebol brasileiro. Por exemplo, entendo que os mesmos deveriam ser encerrados no fechamento da temporada, de novembro pra dezembro, com o campeonato brasileiro sendo disputado primeiro.
Aliás, para as nossas equipes e as demais nordestinas, os estaduais são a razão da nossa existência. Esse Brasil é muito grande e diverso para ser entendido por uma única lógica e empurrado o argumento em nossas cabeças que os campeonatos estaduais devem acabar.

Começou mais um Baianão na última quarta-feira. Segue-se nesse fim de semana. Bahia e Vitória entram depois. Melhor do que nada. Não gosto muito desse fórmula que se repete, mas, ao menos, é melhor do que a enfadonha e gigantesca anterior. No fundo, acredito que o foco não deveria nem ser na fórmula, e sim nos investimentos e desenvolvimento das demais equipes, além da óbvia e justificável polaridade do BAVI.
Fortalecendo o futebol do interior, com Conquista e Serrano fortes, os times de Juazeiro, a volta com valor de uma Catuense, mais no futuro com o retorno dos tradicionais Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas, com a ascensão e ressurgimentos de Galícia, Botafogo e, futuramente, Ypiranga, penso que teríamos um futebol mais forte e motivado.

Ações podem advir para fomentar isso. Cabe a FBF o papel principal. A mídia e aos investidores também. Os dirigentes precisam melhorar, talvez mais até que os jogadores. Os dois maiores times teriam papel decisivo nessa mudança. Mas, muita coisa tem que mudar... Ou métodos, ou pessoas...

Em outro momento, outras histórias. Por enquanto, digo e fico feliz pelo retorno do nosso “velhinho” nascido em 1905: o nosso charmoso, apesar de tudo, CAMPEONATO BAIANO!!!

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário