quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dose pesada contra os elefantes brancos da Copa: a volta definitiva dos regionais!!!


Olá a todos!!!

Observando e analisando este momento que estamos a um pouco menos de 500 dias da Copa do Mundo, vejo que a solução para uma boa utilização destas novas arenas modernizantes, principalmente as candidatas a elefante branco - Cuiabá, Manaus, Brasília, e um pouco, Natal - é a efetivação das copas e campeonatos regionais!!! Listando-os, lembro a todos que competições são essas: o melhor,o nosso Nordestão; voltar a Copa Sul, Copa Norte e a Copa Centro-Oeste; e, como minha sugestão, em uma nova “roupagem”, a inédita Copa Rio-São Paulo-Minas-Espírito Santo.

Já escrevi várias vezes que os regionais seriam a salvaguarda do futebol nacional. O futebol brasileiro não se resume a primeira divisão nacional e nem aos abastados clubes do G12!!!

O pessoal aqui do Nordeste e do Norte são brilhantes: inauguração em Fortaleza do Castelão com mais de 30 mil; REPA em Belém com mais de 40 mil; o Santa levando bons públicos no Nordestão; o Sampaio Correa sendo o 5º em público em 2012; as perspectivas de grandes públicos aqui na Bahia são exemplos disso.

Bons jogos e competições garantiriam o funcionamento destas novas praças esportivas. Como exemplo, as duas arenas do Centro-Oeste do Brasil, a de Cuiabá e de Brasília. Sustentar estes equipamentos com os sofríveis campeonatos estaduais é temerário. Porém, uma nova Copa Centro-Oeste com jogos entre Mixto, Goiás, Vila Nova, Atlético de Goiás, Gama, Brasiliense, Comercial, Operário, dariam outra visibilidade ao futebol desta região.

Outro argumento: já que estas arenas foram feitas com o dinheiro público em massa e em quase 100% do seu montante de investimento, deveria se garantir por lei cargas consideráveis de ingresso a preços populares. Elitizar o novo futebol brasileiro é um crime que veríamos os resultados e prejuízos no longo prazo. Como exemplo, a Fonte Nova pode e deve ter lugares e bilhetes com preços mais caros: mais luxo e comodidade mais dinheiro. Mas, ao menos 40% do estádio deveria ter uma carga de ingressos a preços mais populares. O futebol no Brasil foi construído pelo povo, portanto, não deve-se tirar o povo do futebol!!!

FAÇAM ARENAS E TRATEM O NOSSO POVO BEM QUE OS "ELEFANTES BRANCOS" SERÃO EXTINTOS!!! OU PELO MENOS TERÃO AS CORES DESTE POVO!!! AO MENOS ACREDITO EM ELEFANTES COLORIDOS COM AS CORES DA ALEGRIA DO POVO DO NORTE E DO NORDESTE DO BRASIL!!!

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário