sábado, 19 de janeiro de 2013

COPA DO NORDESTE: NOSSA LIBERTADORES!!!



OLÁ A TODOS:

É com satisfação que vejo retornar a partir de hoje, com mais garbo, gabarito e organização, a atraente, motivante e rentável Copa do Nordeste. Esta competição que já teve também o nome oficial de Campeonato do Nordeste, mas, ficou mesmo popularmente e carinhosamente conhecida como NORDESTÃO, foi sem sombra de dúvida o melhor dos regionais (re)criados a partir do início da década de ao final da década de 90 do século passado, superando em muito em motivação, público e organização até mesmo o “pomposo” RIO-SÃO PAULO.

Abrindo um breve parêntese, campeonatos regionais que na minha visão, seriam a salvação mais racional ao conjunto do futebol nacional. O campeonato nacional de pontos corridos foi interessante em alguns aspectos, mas, na desigual distribuição de renda do futebol brasileiro vai matar o futebol dos eixos futebolísticos fora do mainstream do nosso principal esporte. Como já disse algumas vezes: o Brasil não é Inglaterra, Espanha, Itália ou Alemanha. Nem mesmo é igual a Argentina e Uruguai!!! Os regionais se encaixariam no modelo do nosso futebol à semelhança da organização da NBA, a Liga de Basquete Americana. Mas aí, são outros quinhentos...

Livremente sendo redundante, voltando à volta do NORDESTÃO, digo que no geral fiquei muito esperançoso e gratificado. Até porque o seu retorno é uma vitória após a sua abrupta interrupção (para atender interesses mesquinhos, políticos e econômicos...) após o certame de 2012. Tivemos mais dois “Nordestões” depois daí, mas, tanto as edições de 2003 quanto a de 2010 foram enfraquecidas e desmotivantes, pois algumas de nossas principais equipes utilizaram-se de times mistos e reservas,  e no caso específico de algumas, abdicaram 100% de suas participações. Enfim: é um recomeço, um retorno!!! Fico, repetindo, retorno esperançoso!!! E um outro sentimento que tenho é de ansiedade. Esta pela expectativa da melhora.

A melhora para mim estaria em vários aspectos. Citarei rapidamente os que entendo serem mais básicos e que dariam mais sucesso ao nosso querido NORDESTÃO. Vamos lá:

1) Os times do Piauí e do Maranhão deveriam ser integrados a competição. Lembrando as nossas aulas de geografia do antigo ginásio, hoje ensino fundamental: Piauí e Maranhão são do Norte por acaso ou são da região nordeste? 

2) O número de equipes deveria ser de 32 times, mantendo o critério de qualificação técnica, porém, classificando os 3 melhores de cada estado pelo campeonato estadual. Dessa forma daríamos mais motivação aos estaduais, garantindo as melhores equipes a cada competição e o equilíbrio entre os estados. Assim teríamos 27 dos 32 times da competição. 

3) As outras 5 vagas deveriam ser dadas obedecendo o ranqueamento das equipes da região nas séries dos campeonatos nacionais do ano anterior. Partindo da série A, vindo a série B, C e até a D, estariam qualificados pelo desempenho nacional os 5 melhores times, independentes das suas colocações nos seus respectivos campeonatos estaduais. Usando como exemplo este ano de 2012, teríamos a qualificação por esta forma do Bahia, do Náutico, do Sport, do Vitória e do América de Natal. Vejam que assim o Náutico, o único representante pernambucano na primeira divisão, teria participação no NORDESTÃO 2012.

4) Com o novo regulamento da Copa do Brasil, que na minha análise ficou mais justo e conveniente, não só o NORDESTÃO, mas, os demais regionais (Copa Norte, Copa Sul, Copa Centro-Oeste, uma nova Copa do Sudeste, ampliando o RIO-SÃO PAULO), deveriam ser as fases pré-classificatórias à fase de oitavas de final da Copa do Brasil. Simples: os campeões e os vices de cada regional desse, no caso 10 equipes, somariam-se aos  6 times pré-classificados pela Libertadores. Atrativo é que não faltaria.

5) Finalizando, em tempo  e justificando o título, a fórmula de nosso NORDESTÃO passaria a ser a mesma da Libertadores: 8 grupos de 4 equipes, depois oitavas, quartas, semifinais e finais.

Enfim, hoje dei uma fugidinha da proposta original do bate-papo, em ser mais rápido e dinâmico. Porém, o merecimento da ocasião pedia.

QUE FELICIDADE A VOLTA DO NORDESTÃO!!! VAI COMEÇAR A NOSSA COMPETIÇÃO “CABRA DA PESTE”!!!

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário