sábado, 21 de julho de 2012

Reanalisando os números, reordenando análises – Parte II

Olá a todos

Como foi colocado na semana passada, periodicamente iremos fazer análises das séries A e B no transcorrer das duas competições onde se encontram os nossos representantes baianos. Hoje iremos discutir a combalida e preocupante campanha do Bahia.

O desempenho do tricolor nesses 10 primeiros jogos é pífio e frustrante para sua apaixonada e subestimada torcida: 5 derrotas, 4 empates e 1 vitória; míseros 7 pontos; ostentando a penúltima posição da competição. Situação difícil.

Pegando como referência a projeção feita pela equipe da 87.9 sobre as pretensões do Bahia nesse campeonato, o time está muito aquém do estimado. Nossa equipe estimou o tricolor oscilando do 9º ao 14º lugar. Tá longe disso. Porém ressalvamos que em um campeonato forte e disputado como a série A do Brasileirão as distâncias e diferenças entre as equipes, apesar de evidentes em elencos e em poderio financeiro, as vezes se fazem por outras formas tais como planejamento, disposição dos atletas e motivação da torcida, entre outras.

Olhando o panorama do futebol brasileiro e sua injusta má distribuição de renda – o G12 burguês e elitizado, a “classe média” intermediária e a “bolsa família” do nordeste –, o torcedor do Bahia mais sensato soltará foguetes e fará carreatas se ao fim do certame o representante baiano colocar-se na “primeira” folha do campeonato, isto é, entre os 10 primeiros colocados. Se ficar em 16º, UFA! Seria melhor do que a desonrosa posição que se encontra.

Vamos focar nossos olhares agora para os próximos jogos. Visualizo ser complicado, caso o desempenho do time mantenha-se idêntico a esta etapa, o Bahia, por exemplo atingir ao fim do primeiro turno a metade dos 45 estimados pontos que dizem os especialistas livra uma equipe do rebaixamento. Teria o time que fazer 22, 23 pontos.

Mas, o futebol é muito dinâmico. No momento certo retornaremos as análises e comparativos da etapa do campeonato. Até lá é torcer para as coisas melhorarem. Ou não para quem torce contra. Isso também faz parte do futebol.

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário