sábado, 7 de julho de 2012

Do jeito que a mídia gosta...

Olá a todos!!!
Vimos este meio de semana o Corinthians sagrar-se campeão pela primeira vez da Libertadores. Parabéns ao merecido título corintiano. Um time que ganha invicto esta disputada competição e bate três campeões no caminho – Boca, Santos e Vasco – merece todos os méritos da conquista. Com o título, o “timão” agora garante a vaga na busca do bi da América em 2013.
Também no meio da semana tivemos o Palmeiras colocando uma mão e mais 3 dedos na taça da Copa do Brasil. Não ganhou ainda, mas, uma vantagem de 2 a 0 numa final que possui o critério do gol qualificado, o famoso “gol na casa do adversário”, faz a diferença. Provavelmente, mais um grande paulista disputará a taça continental em 2013.
A este instante o campeonato brasileiro tem nas quatro primeiras posições, na ordem, Atlético Mineiro, Vasco, Fluminense e Cruzeiro. São apenas as 7 primeiras rodadas, mas, até a 9ª posição temos nas colocações só times do “grupo de elite” do futebol brasileiro.
Porque estou elencando estas informações? É tão somente para argumentar e analisar que com a mudança das regras do jogo do acesso as principais competições de clubes do continente, Libertadores e Sul-Americana, a elitização imposta ao futebol brasileiro perpetrada pela CBF e a grande mídia nacional, tendo a Rede Globo como a principal parceira, se demonstrará mais voraz a partir já deste ano de 2012. Vejamos dois fatos e argumentos.
A partir deste brasileirão de forma direta não existe mais aquela chamada zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Esta chamada “zona” praticamente se dava do 4º ou 5º colocado da série A do brasileirão até ao 11º ou 12º. Não será desta forma mais. Os times melhores ranqueados entre os eliminados nas quartas de final da nova Copa do Brasil (entre os oito melhores) serão os nossos representantes nesta competição.
A própria Copa do Brasil terá um incremento de qualidade a partir do próximo ano. Os 6 times brasileiros da Libertadores 2013 estarão na Copa do Brasil deste mesmo ano também. Mudança radical pois os times que disputavam a Libertadores não participavam na nossa mais democrática competição nacional. Enfim, apesar de concordar que os melhores não podem ser penalizados por serem melhores, a regra do acesso a estas posições levará, a minha analise, a aceleração a já franca elitização do futebol nacional, com os times do chamado G12 – Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro – vendo o “resto” do futebol, nacional pelo retrovisor. O nordeste então não será visto por este retrovisor tal será a distância deste bloco para o nosso pobre futebol. Talvez o futebol nordestino seja localizado por um radar ou GPS...
Teria mais linhas para melhor explicar tudo isso. Mas, resumo reafirmando o título da crônica: tudo está “Do jeito que a mídia gosta”!!! O pior que nós torcedores daqui da Bahia e do Nordeste, a nossa mídia de segundo time também e nossos negligentes e omissos dirigentes não estejamos agindo e lutando contra isso. Uma pena.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário