sábado, 28 de julho de 2012

Os jogos olímpicos e o desenvolvimento das nações.


Olá a todos!!!

Começaram esta semana mais uma Olimpíada, desta vez a famosa Londres 2012. Daqui a quatro anos será a nossa vez: a chegada da “glamourosa” Rio 2016.

Mais o que pretendo debater e trazer para a mesa é como é bem refletida nas Olimpíadas o cenário global do desenvolvimento das nações. O quadro de medalhas desta tradicional e já secular competição reflete quase que com identidade o famoso indicador de desenvolvimento dos países do mundo: o IDH.

Para quem não sabe ou principalmente tá de saco cheio de tantas siglas insossas, IDH significa o Índice de Desenvolvimento Humano, indicador que reflete de uma forma mais evidente o nível de desenvolvimento econômico, social e cultural dos países. Não a toa os líderes do IDH são os principais “cabeças” dos quadros de medalhas dos jogos olímpicos.

Pegando como exemplo a última Olimpíada, a Pequim 2008, na próspera China desenvolvimentista, o G8 do esporte mundial ficou assim, na ordem: China, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Coréia do Sul e Japão. (vejam quadro completo no link: http://olimpiadas.uol.com.br/2008/quadro-de-medalhas/)

Ajusta-se daqui e dali e quando olhamos o mapa do IDH vamos ver nas melhores colocações as nações que melhor estão colocadas nas olimpíadas. A China é um caso especial nesta relação, mas, assustadoramente este país vem subindo degraus não só nos pódios olímpicos como também na tabela do IDH mundial. Mera coincidência?

E a nossa “pátria amada”, Brasil? Vivenciamos um momento diferente, nenhuma dúvida. Melhoramos muito em relação aos muitos anos de atraso que vivenciamos em nossa história. Mas, parafraseando a própria letra do nosso glorioso hino, ficamos muito tempo deitados em berço esplêndido. Acordamos, mas estamos ainda nos espreguiçando no contexto mundial em igualdade social, distribuição de renda, políticas públicas sociais importantes, tais como, educação, segurança, saúde e... ESPORTE!!!

Daí caros amigos, explica-se porque somos 84º no mapa do IDH mundial. Vejam então que termos atingido a 23ª posição na última Olimpíada é mais do que satisfatório para um país que não investe na sua juventude, na educação pública de qualidade, na prática esportiva como formação humana e social.

Vamos lá!!! Com tudo isso vamos pegar a bandeirinha e torcer pelos nossos bravos atletas quando encararem as quadras, piscinas, mares, tatames, pistas e campos da Grã Bretanha por estes dias. Vamos gritar “Pátria Amada, Brasil!!!”, entoar com orgulho o nosso lindo hino quando vermos os poucos no mais alto degrau do pódio. Fazer tudo isso. Só espero que reste entusiasmo até chegar o dia 7 de outubro. As medalhas em jogo neste dia serão outras...

Um abraço a todos!!!

sábado, 21 de julho de 2012

Reanalisando os números, reordenando análises – Parte II

Olá a todos

Como foi colocado na semana passada, periodicamente iremos fazer análises das séries A e B no transcorrer das duas competições onde se encontram os nossos representantes baianos. Hoje iremos discutir a combalida e preocupante campanha do Bahia.

O desempenho do tricolor nesses 10 primeiros jogos é pífio e frustrante para sua apaixonada e subestimada torcida: 5 derrotas, 4 empates e 1 vitória; míseros 7 pontos; ostentando a penúltima posição da competição. Situação difícil.

Pegando como referência a projeção feita pela equipe da 87.9 sobre as pretensões do Bahia nesse campeonato, o time está muito aquém do estimado. Nossa equipe estimou o tricolor oscilando do 9º ao 14º lugar. Tá longe disso. Porém ressalvamos que em um campeonato forte e disputado como a série A do Brasileirão as distâncias e diferenças entre as equipes, apesar de evidentes em elencos e em poderio financeiro, as vezes se fazem por outras formas tais como planejamento, disposição dos atletas e motivação da torcida, entre outras.

Olhando o panorama do futebol brasileiro e sua injusta má distribuição de renda – o G12 burguês e elitizado, a “classe média” intermediária e a “bolsa família” do nordeste –, o torcedor do Bahia mais sensato soltará foguetes e fará carreatas se ao fim do certame o representante baiano colocar-se na “primeira” folha do campeonato, isto é, entre os 10 primeiros colocados. Se ficar em 16º, UFA! Seria melhor do que a desonrosa posição que se encontra.

Vamos focar nossos olhares agora para os próximos jogos. Visualizo ser complicado, caso o desempenho do time mantenha-se idêntico a esta etapa, o Bahia, por exemplo atingir ao fim do primeiro turno a metade dos 45 estimados pontos que dizem os especialistas livra uma equipe do rebaixamento. Teria o time que fazer 22, 23 pontos.

Mas, o futebol é muito dinâmico. No momento certo retornaremos as análises e comparativos da etapa do campeonato. Até lá é torcer para as coisas melhorarem. Ou não para quem torce contra. Isso também faz parte do futebol.

Um abraço a todos!!!

sábado, 14 de julho de 2012

Reanalisando os números, reordenando análises – Parte I

Olá a todos!!!
Antes do começo do Brasileirão, nas suas letras A e B, a nossa equipe fez um trabalho de análise e prognósticos do que imaginávamos serem as projeções das competições. Adianto a todos que nunca foi pretensão nossa “cravar” a aposta certeira. Em futebol, sabemos todos, que verdades absolutas não existem.
Por isso, para projetar análises, e fazermos ponderações, dividirei as duas séries em 4 etapas, meramente um critério metodológico. Serão elas as 10 primeiras rodadas de cada turno, mais as nove demais rodadas que os complementam. Penso que assim facilita a compreensão e entendimento.
Começando pela Série B e até aqui a campanha do Esporte Clube Vitória. Na análise inicial feita pela equipe daqui do Panorama dos Esportes, projetamos o rubro-negro alcançando uma das 4 primeiras posições, obtendo o acesso. Caso o time baiano mantenha este rendimento, 73%, até o fim da competição, além de acesso leva título. Se em cada uma dessas etapas o time tem que obter essa faixa de 19, 20 pontos, garante o objetivo principal.
Na nossa análise inicial colocamos como principais adversários do Vitória o Atlético do Paraná e o Guarani. Ceará, Criciúma, Avaí, América Mineiro, Paraná, Bragantino e São Caetano foram colocados como adversários a serem respeitados. Vejam a situação atual: Criciúma, América Mineiro e o seu “xará” do Rio Grande do Norte acompanham o leão no G4.
Lembremos todos que apenas 26% do campeonato se passaram. E muita água ainda vai rolar por este rio turbulento da segundona.
Retornaremos ao final do primeiro turno para reanalisar o andamento do certame. Lógico que todo rubro-negro espera que o seu time esteja na mesma condição. Mas, como disse antes: verdades absolutas não combinam com o futebol.
Um abraço a todos!!!

domingo, 8 de julho de 2012

Colocação no Bolinho na semana do dia 10/07

Olá a todos!!!

Nova tabela no bolinho e brigam acirradamente pela "ponta" os rivais e vizinhos, mas, graças a DEUS amigos sempre, o professor Edmilson e o nosso comunicador nº 1, Jairo Mascarenhas. A diferença entre os dois é de apenas dois pontos!!!
Mas tem uma turma colando no vácuo dos dois: Elza Veiga, Cristiano Dourado, Louro Assis, Omar e agora, Jacob Cabelereiro.

Os demais, lutam na metade pra baixo da tabela. Os novatos entraram no bolo depois e agora seguram a lanterninha: o nosso assíduo ouvinte e colaborador Douglas Silva, o jovem Dôdo, segura a lanterna com zero ponto!!!

Vejam a tabela do bolinho:


COLOCAÇÃO
COMPETIDOR
PONTOS
PROFº EDMILSON
22
JAIRO MASCARENHAS
20
ELZA VEIGA
19
LOURO ASSIS
17
CRISTIANO DOURADO
16
OMAR
15
JACOB BARBEIRO
14
ALFREDO NETO
11
TUITA DO CAVACO
10
PROFª TELMA
10
PROFº CRISTIANO ASSIS
10
PAULO HENRIQUE
10
13º
GILMAR MARCELINO
9
14º
DICO
8
15º
DERI ASSIS
7
16º
DIEGO OLIVEIRA
6
17º
DOUGLAS SILVA
0

sábado, 7 de julho de 2012

Informação sobre as vagas da Copa Sul-Americana 2013

Vejam neste link a explicação sobre o novo critério de participação dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana 2013.

Do jeito que a mídia gosta...

Olá a todos!!!
Vimos este meio de semana o Corinthians sagrar-se campeão pela primeira vez da Libertadores. Parabéns ao merecido título corintiano. Um time que ganha invicto esta disputada competição e bate três campeões no caminho – Boca, Santos e Vasco – merece todos os méritos da conquista. Com o título, o “timão” agora garante a vaga na busca do bi da América em 2013.
Também no meio da semana tivemos o Palmeiras colocando uma mão e mais 3 dedos na taça da Copa do Brasil. Não ganhou ainda, mas, uma vantagem de 2 a 0 numa final que possui o critério do gol qualificado, o famoso “gol na casa do adversário”, faz a diferença. Provavelmente, mais um grande paulista disputará a taça continental em 2013.
A este instante o campeonato brasileiro tem nas quatro primeiras posições, na ordem, Atlético Mineiro, Vasco, Fluminense e Cruzeiro. São apenas as 7 primeiras rodadas, mas, até a 9ª posição temos nas colocações só times do “grupo de elite” do futebol brasileiro.
Porque estou elencando estas informações? É tão somente para argumentar e analisar que com a mudança das regras do jogo do acesso as principais competições de clubes do continente, Libertadores e Sul-Americana, a elitização imposta ao futebol brasileiro perpetrada pela CBF e a grande mídia nacional, tendo a Rede Globo como a principal parceira, se demonstrará mais voraz a partir já deste ano de 2012. Vejamos dois fatos e argumentos.
A partir deste brasileirão de forma direta não existe mais aquela chamada zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Esta chamada “zona” praticamente se dava do 4º ou 5º colocado da série A do brasileirão até ao 11º ou 12º. Não será desta forma mais. Os times melhores ranqueados entre os eliminados nas quartas de final da nova Copa do Brasil (entre os oito melhores) serão os nossos representantes nesta competição.
A própria Copa do Brasil terá um incremento de qualidade a partir do próximo ano. Os 6 times brasileiros da Libertadores 2013 estarão na Copa do Brasil deste mesmo ano também. Mudança radical pois os times que disputavam a Libertadores não participavam na nossa mais democrática competição nacional. Enfim, apesar de concordar que os melhores não podem ser penalizados por serem melhores, a regra do acesso a estas posições levará, a minha analise, a aceleração a já franca elitização do futebol nacional, com os times do chamado G12 – Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro – vendo o “resto” do futebol, nacional pelo retrovisor. O nordeste então não será visto por este retrovisor tal será a distância deste bloco para o nosso pobre futebol. Talvez o futebol nordestino seja localizado por um radar ou GPS...
Teria mais linhas para melhor explicar tudo isso. Mas, resumo reafirmando o título da crônica: tudo está “Do jeito que a mídia gosta”!!! O pior que nós torcedores daqui da Bahia e do Nordeste, a nossa mídia de segundo time também e nossos negligentes e omissos dirigentes não estejamos agindo e lutando contra isso. Uma pena.
Um abraço a todos!!!

domingo, 1 de julho de 2012

Bolinho da semana do Dois de Julho!!!

"Nasce o Sol a Dois de Julho!!!". E uma nova tabela do Bolinho da 87.9 FM!!!

Professor Edmilson, cuidado... o nosso amigo Jairo Mascarenhas volta a uma posição que ele é bem acostumado, a de vice, mas, diz que vai lutar por este título!!! O professor Edmilson continua na frente: 18 pontos!!!

E surge uma nova dupla de "lanterneiros": Dico e Deri!!! A dupla DD lanterna!!!

Olhem a nova tabela:

COLOCAÇÃO
COMPETIDOR
PONTOS
PROFº EDMILSON
18
JAIRO MASCARENHAS
16
ELZA VEIGA
14
LOURO ASSIS
14
CRISTIANO DOURADO
13
JACOB BARBEIRO
11
OMAR
11
PROFª TELMA
10
PROFº CRISTIANO ASSIS
9
10º
PAULO HENRIQUE
9
11º
TUITA DO CAVACO
8
12º
ALFREDO NETO
7
13º
GILMAR MARCELINO
7
14º
DERI ASSIS
6
15º
DICO
6