sábado, 19 de maio de 2012

Vai começar o Brasileirão 2012

Olá a todos!!!

Começa mais um Brasileirão. Na real, ontem a Série B deu o pontapé inicial a maratona de jogos. Nós baianos ficaremos de olho em 760 jogos ao todo, sendo 76 jogos mais de perto: 38 jogos do Bahia na série A e outros 38 do Vitória na série B.

Falando primeiro do Vitória, que estreia hoje contra o Grêmio Barueri, aposto no rubro-negro como um dos mais fortes favoritos a uma das quatro vagas de acesso a Série A 2013. Vejo como os principais e perigosos adversários ao Leão da Barra o Atlético/PR, Goiás, Guarani, América/MG, Ceará e Bragantino. Olho nos demais paulistas, principalmente São Caetano e esse Barueri. Também não se pode esquecer do trio catarinense: Joinville, Criciúma e Avaí. Vejo o Vitória com mais possibilidade de atingir o seu objetivo que o Bahia (falaremos deste em breve), mas, o equilíbrio da Série B é perigoso...

Como disse antes, o Bahia tem que estabelecer o seu objetivo prático, determinar qual a sua meta. De forma pragmática, entendo que o tricolor tem que focar, minimamente, em atingir o patamar do ano passado: vaga na Copa Sul-americana!!! Acima disso é Libertadores... seria ótimo!!! O suprassumo, o título!!! Porém, o sonho é livre, mas é complexo. Na frente nitidamente do Esquadrão de Aço vejo “o quarteto fantástico” paulista – Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras –, acompanhados de Fluminense, Vasco e Inter. Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Flamengo estão em um 2º escalão um pouco acima do campeão baiano. Os demais, no mesmo nível ou abaixo.

Obviamente, estou prognosticando tudo isso com o panorama do início dos campeonatos. E campeonato brasileiro amigos, seja na Série A, B, C, D ou Z é equilibrado sempre!!! O time ruim de hoje pode ser a surpresa de amanhã. Por exemplo: seria surpresa um Botafogo campeão brasileiro na série A? E na Série B, a gente vislumbrar um acesso de ABC ou América de Natal? Então, vamos começar analisar o campeonato paulatinamente, por etapas. Uma coisa eu digo para os nossos baianos: o fator casa tem que prevalecer, não se pode perder pontos em demasia no seu mando de campo.

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário