sábado, 5 de maio de 2012

Decisão aqui e na nossa vizinhança.

Olá a todos!!!

Teremos muitas decisões neste fim de semana em nossos tradicionais e importantes campeonatos estaduais, apesar da discordância de muitos. Em todo o Brasil a maioria dos estaduais passarão a ter desfecho nestes primeiros dias de maio. Os principais campeonatos com certeza. Não falarei dos badalados campeonatos estaduais do Brasil. Comentarei hoje de uma segunda, terceira, quarta... quinta categoria!!! Os “grandes” campeonatos já possuem seus holofotes e mídia. Não precisam deste medíocre comentarista e blogueiro para ressaltar ainda mais seus brilhos, merecidos e exaltados. Portanto, vejamos.

Falarei primeiro da nossa decisão. Mais um BAVI na decisão, como indicávamos. Para o Bahia é a decisão da “década”. Provavelmente – e espero por isso – será suplantada por outras, mas, por ser até agora a única e a decisão que pode determinar o fim de um jejum de 10 anos sem títulos, sendo 11 na carência estadual, esta disputa empolga e motiva a nação tricolor. Ao Vitória, “papão” dos títulos estaduais do início do século XXI, motiva a retomada da taça, perdida ano passado para o Bahia de Feira e a possibilidade de impor ao rival mais um ano “na fila”. Além disso o time de Canabrava precisa motivar-se para a Série B nacional.

Será a 28ª decisão do baianão entre Bahia e Vitória. Nas decisões diretas, o Bahia venceu 15 e o Vitória 12. Porém, nas últimas 5 últimas decisões diretas, o sucesso foi do rubro-negro.

Como indiquei no título, falarei rapidamente de outras decisões nos nossos “vizinhos” e irmãos nordestinos. Qual a situação dos campeonatos tradicionais do nordeste e seus desfechos. Temos que valorizar o que é nosso e o que é mais próximo e comum a gente. No próximo ano vem o Nordestão novamente e o futebol do nordeste – e do norte também – precisa ficar atento a essa nova ordem comercial, centralista e elitista do futebol brasileiro. Mas, essa temática vale uma outra ampla discussão. Vamos portanto a um rápido panorama nas outras decisões do nordeste:

Alagoas: ASA e CSA decidem o 2º turno. Amanhã jogam a segunda partida no Rei Pelé, com o ASA podendo perder por um gol para chegar à final. O campeão decide o campeonato com o CRB.

Ceará: O “Clássico Rei”, a disputa entre Ceará e Fortaleza, decide o cearense 2012. O Fortaleza luta para recuperar a faixa e igualar em 40 o número de títulos estaduais.

Paraíba: O Campinense venceu a 1ª fase na contagem geral de pontos, garantindo-se, ao menos, na final. O rubro-negro paraibano. Decide amanhã com o Souza a 2ª fase, podendo empatar e sagrar-se campeão paraibano sem precisar de final.

Pernambuco: Mais um “Clássico das Multidões” entre Sport e Santa Cruz decide o pernambucano deste ano. Mesmo regulamento, como aqui na Bahia, o Sport tem a vantagem.

Piauí: O campeonato ainda encontra-se na 5ª rodada da fase classificatória e só tem a definição no mês de julho.

Maranhão: O 1º turno foi vencido pelo Maranhão, “O Machão da Ilha”. A fase classificatória do 2º turno está em andamento. Se o Maranhão não vencer o 2º turno, decisão só no início do mês de junho.


Rio Grande do Norte: Pela sétima vez no campeonato jogarão ABC e América. Nas outras partidas 3 vitórias para cada lado. Porém, na primeira da decisão o América venceu e joga pelo empate amanhã para levantar a taça.

Sergipe: O “Sergipão 2012” só tem a decisão no dia 20 de maio. O Itabaiana, campeão da 1ª fase, espera o vencedor da 2ª fase. Pode ser Confiança, Sergipe, São Domingos ou River Plate, que definem a semifinal desta fase amanhã. Uma certeza: não teremos o tradicional clássico Sergipe e Confiança na final do sergipano.

Enfim, tem muita decisão no fim de semana. Para quem gosta de "bola", é um fim de semana especial. Vamos aguardar as definições nos jogos.

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário