sábado, 26 de maio de 2012

Eliminações: fatos de rotina do nosso futebol...

Olá a todos!!!
O título desta crônica alude a um fato que, apesar de irritante e frustrante para os amantes do futebol da Bahia, é rotineiro e frequente: as eliminações de times da Bahia na Copa do Brasil – as deploráveis ocorridas de Bahia e Vitória esta semana estão em nossos corações e mentes – e em tantas outras competições nacionais.
Em razão disso, e por exemplo, eu tenho que fazer uma correção aqui e agora. Sempre indico nas minhas críticas ao decadente futebol baiano que o mesmo é de 5ª categoria. Errei: o mesmo é de 7ª categoria!!! Na frente do nosso “poderoso” futebol estão, na ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas, Paraná e Pernambuco. Falo isto com base em dados verdadeiros e oficiais: tais números são relativos ao ranqueamento de federações da CBF para 2012.
Observamos que pelos dados indicados não a ostentação de “melhor futebol do nordeste” não temos mais: perdemos para os pernambucanos. Confirma isso de forma mais evidente o fato de termos um único representante na série A enquanto nossos vizinhos possuem dois. E, além do mais, vem um alerta: Goiás, Santa Catarina e Ceará estão no nosso encalço. Se continuarmos nesta sofrível regularidade de insucessos, em breve, ostentaremos um “glorioso” 10º posto na tabela das federações do país. Continuando com um campeonato estadual fraco e com uma visão provinciana do futebol, de fato, isto será certo.
“Triste Bahia”, já dizia Gregório de Matos no século XVII, e continuaria dizendo em pleno século XXI. No futebol com certeza, em outras esferas quase certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário