sexta-feira, 2 de março de 2012

Seleção Brasileira e preparação para 2014: sinal da cor da nossa gloriosa camisa.

Olá a todos:


Faltando menos de dois anos e meio para a Copa do Mundo de 2014 aqui em nosso país, observo com apreensão os caminhos que levam a preparação(?) da nossa amada e venerada Seleção Brasileira de Futebol, orgulho, patrimônio e símbolo nacional, assim como o hino nacional, a nossa bandeira, a nossa cultura.


Em outro momento farei uma análise mais ampla, mas, para mim o equívoco já começou com a escolha do técnico. Mano Menezes é um bom técnico de clube, mas, ainda não o vejo com bagagem e tarimba para “segurar essa onda” de comandar a famosa “pátria de chuteiras”. Meus preferidos, na ordem: Felipão, Luxemburgo (com menos marketing...) e Zico. Registro que não achei certa a execração pública a Dunga, mas...

Nessa linha que explanei para o treinador indico que devemos pensar em ganhar a copa. E se ganha copa é com time cascudo, jogadores de pegada de seleção! Foi com Rivaldo, Cafú, Roberto Carlos, Ronaldo, Marcos, entre outros que ganhamos nossa última copa. Saber mesclar a experiência com a juventude qualificada é a chave. Prescindir de Júlio César, Lúcio, Kaká, Robinho, Maicon para mim é erro imperdoável. Esses caras, mesmo não sendo titulares, devem fazer parte do grupo. Estes vão dar tranquilidade a Neimar, Ganso, Lucas e Cia.


Vejo dois “marcos reguladores” para “seu” Mano Menezes, que mesmo tendo objeções a ele, torço para o dito pegar o rumo e o prumo: a Olimpíada e a Copa das Confederações. Se ganha o ouro da Olimpíada, verdadeira obsessão do futebol brasileiro respira. Se perde feio, pode perder o posto. Ultrapassado o marco dos jogos olímpicos o Srº Menezes vai encarar a preparação para a Copa das Confederações. E a própria competição será o seu batismo de fogo. Se passarmos vexaminosos por estas competições, o técnico deverá procurar outro emprego e a histeria nacional será lançada até o pontapé inicial em junho de 2014.


Mas, como se fala sempre, futebol é futebol e Brasil é Brasil. Eu vi esse filme antes de 2002 e o resultado todos sabemos qual foi. Essa, hoje, é a minha principal esperança. Mas, acreditar no imponderável sempre não é bom. Portanto, está na hora da Seleção Brasileira começar a botar medo de novo nos adversários. Aliás, como sempre foi nossa tradição. Assim, a cor do nosso sinal de expectativa não passa para outra cor do nosso pavilhão nacional: o verde!!!


Um abraço a todos e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário