sexta-feira, 9 de março de 2012

A participação das Mulheres no universo futebolístico.


Olá a todos os ouvintes do Panorama dos esportes,

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, cuja data é marcada por lutas e melhores condições de vida, a crônica do dia busca refletir o papel da mulher no esporte, mais especificamente no futebol, o nosso feijão com arroz.



A inserção das mulheres no mercado futebolístico está se cristalizando, uma vez que esse espaço é, historicamente, considerado masculino, e não seria de um dia para o outro que essa situação mudaria. Atualmente, nós ainda estamos em um pequeno número, mas a permanência delas se vale dos méritos conquistados. A participação do sexo feminino não se restringe a dar gritinhos no alambrado, hoje dirigimos clubes, jogamos futebol profissionalmente, contribuímos com a crônica esportiva e torcemos apaixonadamente por nossos clubes.



Citarei algumas figuras que bem representam “as mulheres da bola”:



Patrícia Amorim é a presidente do Clube de Regatas do Flamengo, atua nesse mercado competitivo gerindo não só futebol, mas outros produtos do clube: como remo, natação, ginástica, judô, basquete, entre outros esportes. Ela sempre teve o esporte em suas veias e o Flamengo sempre foi uma de suas paixões, a oportunidade chegou, agora é só trabalhar e mostrar serviço. Boa sorte!



Outro exemplo é o da jogadora Marta, (nome que dispensa sobrenome) pentacampeã no prêmio FIFA, enche de orgulho todos os brasileiros. Infelizmente, a realidade do futebol feminino no Brasil é cruel, as meninas do futebol não podem viver do futebol (financeiramente falando), Marta é uma exceção. O prestígio adquirido só foi possível com sua entrada no mercado estrangeiro.



Na arbitragem, destaca-se no futebol da Bahia a árbitra central, a baiana de Feira de Santana, Daniella Coutinho Pinto, que consegue mostrar seu trabalho com muita competência. Pode ter falhas como qualquer ser humano, mas com dedicação no que faz está driblando o preconceito, em março estará participando de uma competição internacional, o Campeonato Sul-americano de Futebol Feminino sub-17, na Bolívia. Vamos acompanhar sua atuação!



Na crônica, gosto muito do trabalho de Camila Cintra da Rádio Metrópole, Renata Fan da Rede Bandeirantes e Vanessa Riche do canal Sportv, todas elas fazem leituras inteligentes do futebol, não leem apenas o óbvio, elas conseguem ir além das quatro linhas, conhecem os bastidores desse mundo tão fascinante.



Hoje escolhi falar de algumas “mulheres da bola” nesse universo machista do futebol, mas estamos chegando aos poucos, fazendo a nossa parte, impondo o nosso ritmo de jogo, a bola está girando, chutes foram dados, estamos no segundo tempo, talvez ainda necessite de prorrogação. Só o futuro nos dirá onde conseguiremos chegar, por enquanto ainda há muito jogo pela frente.






Telma Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário