domingo, 25 de julho de 2010

O Soerguimento do Futebol Baiano - Parte I

Olá a todos!!!
.
Sou um entusiasta do futebol, torcedor apaixonado e um crítico, modestamente, atento. Começo por assim dizer para agora enquadrar a situação do nosso querido futebol baiano. Infelizmente - o meu lado crítico indica - hoje o futebol da Bahia é periférico e secundário. Quais as razões que nos coloca nesta situação??? Muitas!!! Buscarei discorrer o que penso ser determinante neste quadro e o que se feito ou acontecendo poderia soerguer o futebol da "Boa Terra".
.
Rivalidades a parte (não escondo de ninguem que sou tricolor), o Vitória ganhando o título da Copa do Brasil contra o Santos daria um status diferenciado ao nosso estado no tocante ao futebol nacional. Poucas são as glórias nacionais do nosso estado. Os títulos nacionais do Bahia, as boas campanhas do Vitória. Aliás, poucas são as façanhas nordestinas em nível nacional.
.
Caso o Vitória confirmasse o título da competição alcançaria a vaga para a Libertadores da América. A América voltaria a reconhecer que na Bahia tem futebol. Pelo menos em 2011...
.
Imagino com este feito realizado e bem aproveitado uma motivação ao nosso futebol para o ano próximo. Um campeonato estadual mais motivado e organizado, os clubes da terra melhor estruturado para o Nordestão 2011 e estes mais respeitados nas competições nacionais futuras.
.
Um outro efeito que espero com ansiedade e até mesmo indiferente ao resultado do Vitória na Copa do Brasil é a inspiração nos dirigentes do Bahia em perceber e compreender que o tricolor é uma força nacional e que também pode alçar voos elevados. Assim como os rivais gaúchos, Inter e Grêmio, queria ver os dois maiores da Bahia fazendo o mesmo: um querendo suplantar o outro com resultados, vitórias e rendimento.
.
Vamos esperar pelas finais e seus resultados imediatos e futuros. Registre-se, apesar que analisando o retrospecto das equipes, o Santos é o mais habilitado ao título. Na minha opinião.
.
Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário