Demorei, mas voltei!!! Impossível ter postado antes, estava literalmente de férias!!!
Prometi que falaria do respeito e da paixão uruguaia pelo futebol, nada mais pertinente do que tratar disso agora, depois da belissima campanha da celeste nesse mundial.
A paixão uruguaya é uma dicotomia interessante, acreditam na vitória de sua equipe até que se encerre os 90, no entanto, quando se trata da seleção...a confiança fica aquém, bem aquém da paixão clubista. Dentre os quase 3 milhões de pessoas que vivem aqui, eu e Jana eramos os únicos a acreditar na celeste, tanto que defendi sua ida as quartas do mundial e nenhum uruguayo acreditava.
A bandeira dos times uruguayos fazem parte do cotidiano, são vistas em janelas de casa, em carros, em suas mesas de trabalho, em seu corpo tatuado e sempre em dias de jogos amarrada em seu corpo e agitadas nos 90 minutos da partida. Por aqui, pouco importa se tem milhões ou centavos, importa se defende o colorido de sua "remera" como se defende a sua própria honra.
Isso pôde ser visto por todos no mundial, a raça com que se joga futebol aqui é apaixonante. Recordo de uma propaganda antes do mundial que mostrava os bastidores do vestiário no jogo contra a Costa Rica (pela última vaga), onde o capitão Lugano dizia: "Tem milhares de pessoas lá fora e milhões no país, eles acreditam em nós, então companheiros...vamos por eles e vamos por esta" (e abraça a bandeira uruguaya) e finaliza "vamos meter!!!"
Acho que essa frase diz um pouco do compromisso desses caras com a seleção, demonstra que futebol está muito, mas muito longe dos milhões de euros, dólares ou reais, que futebol é lindo porque é apaixonante, mas não basta a paixão da torcida, tem que ter a paixão dos sujeitos diretos dessa ação!!!
Saludos a todos!!! Nos vemos (ou melhor leremos) em breve!!!
Marcelo Dias
P.S. Uma loja daqui se quebrou, vendou LCD e na promoção dizia que se o Uruguay chegasse as semi-finais devolvia 50% do valor...kkkkkkkkkkk
P.S. [2] E aquela mão de Luiz Soares? Única saída, verdadeira loteria e...todos já sabem como acabou!!! A celeste foi recebida com festa e frases do tipo: Celeste, gracias por regalarnos un sol!!!
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu amigo Marcelo: que texto maravilhoso!!! Digno de ser impresso nos jornais. Os jogadores uruguaios deram uma grande contribuição ao futebol. Este ainda é paixão, amor e compremetimento. Ainda...
ResponderExcluir