domingo, 4 de abril de 2010

O Bahia e a Copa do Brasil: sinônimo de decepção.

Olá a todos:
.
Desde que se iniciou a ser disputada em 1989, a Copa do Brasil só viu um único time do norte/nordeste campeão: o Sport do Recife, em 2008. Portanto, o futebol da Bahia nunca alcançou esta façanha.
.
Falando do futebol baiano, foi o Vitória que já chegou mais perto, alcançando uma vez as semifinais. O Bahia, objeto desta breve análise, teve como feito máximo nesta competição vigorar entre os oito melhores.
.
Porque isto acontece? Aliás, como um indicativo pior, foram muitas as vezes que o tricolor baiano foi eliminado em primeira ou segunda fase... incompetência, falta de sorte ou ausência de ambição e planejamento? TUDO ISSO E MAIS ALGUMA COISA!!!
.
Como acompanho o meu tricolor de aço (ainda...) desde a minha tenra idade e obviamente o sempre acompanhei nestas todas decepcionantes, de alguma forma, campanhas na Copa do Brasil, vislumbro a falta de planejamento e ambição das suas diversas e limitadas diretorias na busca do título nesta improtante competição. Acredito que um título do Bahia nesta já tradicional competição do cenário nacional seria a alavanca que retornaria o nosso valoroso tricolor ao seu patamar entre os maiores clubes do Brasil.
.
Deve-se considerar ainda nesta falta de visão estratégica dos que dirigem o clube não somente a ambição pelo "simples" título da copa, mas, o famoso "passaporte para a Libertadores" que a vitória na competição oferece. Imagino e sonho com o retorno do Bahia a maior competição de clubes da América, enfrentando, quem sabe, Boca, River, Peñarol, Cerro Porteño, além dos fortes adversários nacionais.
.
O futebol da Bahia precisa urgentemente passar por uma reforma de pensamento e visão. O Bahia como natural carro-chefe deste futebol deveria ser a locomotiva, a força propulsora deste arranque.
.
Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário