terça-feira, 20 de abril de 2010

FUTEBOL, HISTÓRIA E ATUALIDADE

Quantos de nós em quantas vezes não já vimos aquela propaganda que mostra encanadores berrando nos tubos: "Pentacampeão! Vieinteuno Libertadores! Vieintecuatro Concacafs!" e finda com uma nação procurando um título. Esquecendo-se do aspecto capitalista, façamos uma análise futebolística (que a nossa imprensa não se preocupa em explicar).
Pentacampeão: Está claro que se trata do esquadrão Canarinho, a seleção brasileira, dona de riquíssima história e de jogadores como Pelé, Garrincha, Zagalo, Vavá, Jairzinho, Romário, Bebeto, Taffarel, Ronaldo. etc. Que ergueu o penta mundial em 58, 62, 70, 94 e 02.A busca pelo hexacampeonato é bastante enfatizada nesse país que se respira futebol.
Vientedos Libertadores : trata-se das conquistas dos times argentinos nas citadas copas, No caso o Independiente em 64, 65, 72,73,74,75 e84; O Boca Juniors em 77, 78, 00, 01,03 e 07 ; Estudiantes 68, 69,70 e 09; O River Plate em 86 e 96 e Racing, Argentinos Juniors e Velez Sarsfield em, respectivamente 67, 85 e 94. Totalizando vinte e duas libertadores de América (portanto acresceu uma conquista).
Vieintecuatro Concacafs (competição envolvendo os campeões nacionais da cofederação da América do Norte, Central e Caribe): Aqui os protagonistas são os valorosos times mexicanos que reinam no continente sendo que em poucas oportunidades perderam o título. Os rivais da Cidade do México América e Cruz Azul são pentacampeões continentais, o primeiro em 77,87. 90, 92 e 06; já o Cruz Azul repetiu o feito em 69, 70,71, 96 e 97. O Pachuca é tri pelas conquistas de 02,07.08 e o Pumas UNAM também tricampeão por causa dos títulos de 80, 82 e 89. Os bicampeões continentais do México são o Toluca (68 e 03) e o Atlante (83 e 09); o campeões em uma única oportunidades são os times do Chivas Guadalajara, Universidad Guadalajara, Necaxa, Puebla e o Atlético Español. Como se percebe pela recontagem agora já são vinte e cinco Concacafs para o México.
Sobre aquele país que termina o comercial e que aponta a miss universo como referencial mundial, vale a ressalva de que os vencedores também são, aqueles que não desistem(No âmbito desta análise na questão futebol).
Parabéns a Brasil, Argentina e México por escreverem belas páginas no futebol mundial e parabéns também aquelas seleções e times que mesmo com tanta dificuldade permanecem vivos sem retroceder.

Muito sucesso e saúde ! Alberto Lima!

Um comentário:

  1. "BIG BROTHER" ALBERT: Como sempre você brilha com sua visão sagaz, universal e histórica do futebol. Ressaltar os menores sempre!!! Sem eles não existiriam os grandes!!!

    ResponderExcluir