sexta-feira, 26 de março de 2010

Um recado ao goleiro Bruno do Flamengo e o preconceito ao norte/nordeste no futebol.

Olá a todos:
.
Acompanhando a mídia esportiva futebolística por alguns dias atrás, presenciei em dois programas do gênero - o Esporte Espetacular da Rede Globo e o Bem Amigos, do SporTV - o infeliz verborragicamente goleiro Bruno do Flamengo vociferar mais uma pérola do seu arsenal preconceituoso, outrora utilizado de forma inadequada numa generalização ao tratamento dos homens em relação as suas mulheres. Em tempo registro um comentário em que penso ser o Bruno um bom goleiro e uma das boas promessas futuras para a seleção nacional.
.
Voltando ao assunto, o citado goleiro disse nos dois programas se ele estuda os batedores de pênaltys contra ele. Ele respondeu que estuda os seus adversários, mesmo aqueles "de clubes de menor expressão do nordeste".
.
Meu caro Bruno, primeiro creio que você não precisaria associar a fala "clubes de menor expresão" especificamente a região nordeste. Pergunto a você, grande filosófo: são "de grande expressão" Olaria, Madureira, Volta Redonda, Uberaba, Tupy, Nacional de São Paulo, Paulista, entre outros??? CLARO QUE NÃO!!! Como também não tem expressão grandiosa Feirense, Camaçari, Vera Cruz de Pernambuco, entre muitos que são a maioria dos clubes "sem expressão" do Brasil.
.
Agora, se "vossa excelência" tentou generalizar a baixa qualidade e expressão futebolística do país a região nordeste - e eu livremente, acrescento a região Norte -, aí meu caro, você demonstra uma habilidade completamente oposta a que você tem defendendo a meta. Só pra te lembrar, são clubes da região nordeste e norte: Bahia, Vitória, Náutico, Santa Cruz, Sport, Ceará, Fortaleza, Abc, América de Natal, Treze, Paysandú, Remo, Moto Clube, CSA, CRB, Sampaio Correia, Sergipe, Confiança, Nacional de Manaus, etc, etc, etc. Apenas para um análise comparativa: quem tem maior expressão, um Bahia ou um Sport, ou todos os times do interior de Minas, Rio e São Paulo juntos??? Para exprimir de forma categórica a questão, o Fluminense de Feira tem muito mais torcida, meu querido, que o Olaria, Madureira e Juventus de São Paulo juntos.
.
Indico a você Bruno e junto contigo vários destes jornalistas preconceituosos do "sul maravilha" (não tanto assim...) a viver, sentir o futebol do norte/nordeste. Pegar uma decisão na Bahia, em Pernambuco, no Ceará. Assistir a um clássico de Maceió, de Aracajú, de Campina Grande. Pegar numa reta de chegada de uma série C ou D um São Raimundo do Pará, um Icasa, um Asa de Arapiraca e tentar dizer que estes clubes "são de menor expressão". Claro meu amigo, quando você quer comparar estes clubes a um Flamengo, a um Corinthians, a um São Paulo é covardia!!! Ou então é capaz de você e alguns dos seus amigos da turma dos preconceituosos quererem dizer que Flamengo, Corinthians e São Paulo estão no mesmo patamar de grandeza mundial (grana e organização!) de Barcelona, Real, Milan e Manchester United, por exemplo???
.
Sei que este preconceito contra o norte/nordeste do país transcede o futebol. E que até mesmo vetores deste preconceito nascem dos próprios nordestinos. Por exemplo: quando alguns daqui mesmo lutaram para acabar com o Campeonato do Nordeste e contribuiram para a manutenção da elitização do futebol nacional no eixo Rio-São Paulo-Minas-Rio Grande do Sul. E só para ilustar isto, não vi ninguém da imprensa e principalmente os que estavam ali no programa ao vivo do Galvão Bueno, retrucar ou aliviar o comentário do nosso "prestimoso pensador".
.
Finalizando, meu querido Bruno: vai jogar bola, agarrar pênaltys, fazer defesas maravilhosas, que são coisas que você faz bem e para de falar coisas no mínimo sem raciocinar!!!
.
Um abraço a todos!!!

2 comentários:

  1. É Preciso entender que o Brasul não é o único lugar que existe no planeta.

    ResponderExcluir
  2. E o Santa Cruz mostrou a expressão do futebol do nordeste... VIVA O SANTA!!!

    ResponderExcluir