Olá a todos!!!
.
Não quero me aprofundar agora, mas, este é um assunto que me debruço muito. Já fui de várias opiniões. Associar ao calendário europeu, manter o nosso... Todas minhas variáveis opiniões foram concebidas às suas épocas de uma forma bem analítica.
.
Hoje penso que o ideal seria dividir o nosso calendário em dois períodos no ano. Aliás, já foi assim. Desorganizado, é verdade, mas disputava-se os estaduais em um semestre e o campeonato nacional no outro. Pela singularidade do Brasil, de certa forma, um período era o nosso "apertura" e o outro o "clausura" dos nossos "hermanos" da América do Sul, principalmente uruguaios e argentinos.
.
Porém, reforçando, o Brasil é diferente. Aqui dentro dá uma Libertadores e uma Copa dos Campeões juntas. Repentindo, o nosso país é plural na sua diversidade futebolística, o que faz ele ser singular no planeta. Portanto, não podemos copiar os outros. Temos que nos adaptar a uma realidade global, mas, conservando o que nos fez a maior potência do futebol mundial.
.
Alguns pensam em acabar os regionais, outros dizem que brasileirão de pontos corridos não cabe. Opiniões são opiniões. A minha é a de que cabem todas as competições em nosso ano esportivo, tendo que para isso haver algumas adaptações.
.
Os estaduais seriam no primeiro semestre. Com eles, os regionais também (nordeste, centro-oeste, sul, norte e sudeste). Libertadores também.
.
No segundo semestre, as divisões/séries do brasileirão e a Copa do Brasil. O Brasileirão continuaria de pontos corridos (cláusula pétria para as séries A e B) com dezesseis equipes em cada. caberia no prazo do semestre. A Copa do Brasil seria disputada pelos melhores colocados nos regionais e os clubes que participaram da Libertadores.
.
Estas seriam as indicações preliminares. Em outro instante estarei aprofundando outros pensamentos, análises e implicações a esta formatação. Falarei como se organizaria cada competição.
.
Um abraço a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário