quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Uma viagem ao tradicional futebol pernambucano.

Bravos leitores deste Blog, aqui estou de volta para fazer algo que gosto muito. gostaria de compartilhar com todos os que lêem as experiências por mim vivenciadas em Recife, no âmbito deste blog o contato com o seu futebol e suas tradicionalíssimas equipes.
Previamente eu ví pela internet a tabela do campeonato pernambucano e me programei para sacar os três grandes do estado jogando.
No dia 13 da janeiro cheguei a bela Recife e fiquei impressionado com a sua tradição histórica, pois é facilmente percebível a sua inflência holandesa. Fiz um reconhecimento do centro da cidade, identificando os pontos centrais e logo, logo me familiarizei com o Metrô. Aqui em Salvador não têm metrô, mas digo que é facíl demais andar nele, não têm como errar. Neste mesmo dia fui a Ilha do Retiro para ver o Sport Recife contra o Araripina, uma equipe ascendida a primeira divisão local. O jogo foi complicado para o Leão da Ilha, mas sua força lhe garantiu a conquista de três pontos.
Lá pelas meia-noite entrei em um ônibus com destino a Natal (pena não ter jogo no dia, pois qeuria sacar, América, ABC, Alecrim, etc), mas o passeio valeu a pena, pois Natal é linda. Retornando pela Paraíba, passei em João Pessoa, ficando lá pela Manhã e de tarde me mandei para Campina Grande. O intento era o mesmo tanto para Botafogo, Auto-Esporte, Treze, Campinense, mas assim como em natal não tinha jogo no dia. Mas deu para perceber a extrema rivalidade entre Treze e Campinense.
No sábado pela manhã retornei a Recife no intuito de assistir a Naútico e Salgueiro. O Timbú venceu por 2x1, com Bala jogando muito. Estádio não muito grande, mas que respira um tradicionalidade impressionante no nobre bairro dos Aflitos.
não poderia sair de Recife sem ver o Clássico do domingo entre o Santa Cruz e o Central de Caruaru. Jogão! É algo difícil de acreditar que um time com a estrutura e tradição do Santa esteja disputando a quarta divisão do futebol brasileiro. O Arruda é realmente um mundão. O Central fez Cara-feia e a partida terminou 1x1.
Já estava de passagem comprada para Voltar a Bahia por Alagoas e Sergipe, baldeando. não somente a apreciação futebolística, mas o prazer de viver, não apenas existir, (Ah se eu pudesse viver viajando) amo desfrutar os meus dias me sentindo livre das imposições do sistema capitalista.
Sport, naútico e Santa Cruz vivem momentos difíceis os dois primeiros com rebaixamentos nacionais e o Santa Cruz em uma quarta divisão. mas isso não iompediu de ver no futebol de Pernambuco times fortes e competitivos e torcidas apaixonadas que cantam mesmo com suas equipes nacionalmente em dificuldades.
Se desse tempo e tivesse jogo gostaria muito de ter ido assistir a outros times como o Cabense, o Vitória de Santo Antão, Porto, Vera Cruz, Sete de Setembro, etc bem como recifenses no caso do histórico Santo Amaro e do valoroso Íbis (que nunca foi o pior time do mundo como se diz). Futebol não é a coisa mais importante desta vida, porém que é algo que encanta os seus apaixonados, disto não resta dúvida.
Postarei mais. Um abraço. Até a próxima. Alberto Lima.

Um comentário:

  1. Grande Albert: você é o cara!!! Continue com essas suas maravilhosas viagens futebolísticas!!! Espero em breve acompanhá-lo em algumas...

    ResponderExcluir