quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O anti-marketing da direção do Bahia

Olá a todos!!!
.
Não sei se existe o termo, o tal do "anti-marketing", mas é como vejo a atual política administrativa da direção do Bahia. O Bahia sempre foi um clube que teve e tem a sua força na sua imensa e apaixonada torcida. Clube eminentemente popular. Aliás, em uma das suas tradicionais músicas isto é imortalizado em um verso: "O Bahia é o clube do povo...". Pois bem! Em nome de uma onda modernizante que passa o futebol brasileiro, muito em face a Copa do Mundo que vem por aí em 2014, se enxerga a necessidade da profissionalização do comércio futebol. Ótimo, concordo. Porém, acredito que os dirigentes devem ter a sapiência e a capacidade de ver que o futebol brasileiro, e especificando, o baiano, não é o futebol europeu. Até porque os indicadores econômicos e sociais do Brasil não são os da Europa. A Bahia não é Bélgica...
.
Falo isso em primeira análise ao que a direção do Bahia está fazendo com seu torcedor em larga escala, que é a marca da torcida do Bahia, o cidadão das camadas média-baixa e baixa da população. O assalariado, o que talvez (não fiz pesquisa para isso, o que falo é pelo meu sentimento...) esteja na faixa abaixo de três salários mínimos e engrossado pelos de um único salário. Ingresso a 30 reais, principalmente em campeonato baiano é um absurdo, ou ao mínimo, uma incoerência e falta de visão estratégica. Quem frequenta Pituaçu está vendo um fenômeno que não acontecia com o nosso tricolor que é o de "admirarmos" cadeiras vazias. Por exemplo, no último Bahia e Bahia de Feira, com estréia de Edilson e tudo mais tivemos míseros quase 5 mil pagantes. Quase... não chegou a tanto... Imagino se o ingresso ali neste jogo fosse 10 reais, ou, por ser um jogo festivo, estréia de um craque e tal, uma promoção de 5 reais??? Teríamos problemas (no bom sentido) de espaço.
.
Boa parte da atual e estrutural situação do clube se dá por estas ações diretivas. O Bahia só sairá deste redemoinho de insucessos com o apoio essencial e fundamental da sua torcida. E com o estádio vazio é certo que isso não acontecerá.
.
Tenho uma idéia de que cada espetáculo, por seu valor e qualidade, tem um preço. Então tenho a sugestão que fosse fixado o seguinte critério para valores de ingresso, como exemplo, este ano:
Jogos do Campeonato Baiano (1ª e 2ª fase) = R$ 10,00.
Jogos do campeonato baiano (semifinais, final e os BAVI's), Copa do Brasil e Série B = R$ 20,00, mas nas competições nacionais, em alguns jogos, utilizando-se de promoções tipo casadinha, preços promocionais mais baixos, principalmente nos jogos de menor apelo.
.
As idéias podem variar, serem outras. Mas, o que tem que acontecer é a diretoria perceber que se continuar a afujentar a nossa massa não sei por quanto tempo mais poderemos dizer que "ninguém nos vence em vibração"...
.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário