terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Futebol, alegrias, tristezas e violência!!!

Olá a todos!!!
.
Acaba a temporada nacional e tudo já está decidido: títulos, acessos, descessos, vagas em copas continentais, quem ficou na "estaca zero".
.
FUTEBOL:
O futebol é pragmático em alguns aspectos básicos. Parece óbvio o que vou dizer mas quem avalia futebol deixando a paixão de lado algumas vezes percebe certezas incontestáveis. Listo algumas:
.
1ª) Não adianta a retórica que alguns demagogicamente vociferam durante o campeonato brasileiro dizendo que tal time "tem seu lugar tradicional na série A, pela sua história, tradição, blá-blá-blá-blá..." e de que pelos mesmos argumentos o time "siclano volta para o lugar que nunca deveria ter saído...". Para acabar com isso só fazendo o campeonato com 200 times... e corre-se o risco de alguma equipe e torcida sentir-se preterida...
.
2ª) Fato!!! Quando começam os campeonatos todo mundo sabe que um será campeão, quatro serão rebaixados, outros ganharão as vagas disputadas...
.
3ª) A receita para qualquer time ter um bom desempenho: bom time, organização e planejamento. Se perde, faltou um ou mais itens.
.
ALEGRIAS:
Parabéns ao Flamengo!!! Que esse título indique a direção do time que este é um gigante do futebol mundial e organize o clube para fazer valer na prática esta condição. Parabéns também a Internacional, São Paulo e Cruzeiro pela vaga na libertadores. Junto aos três, Flamengo e Corinthians determinam uma tropa brasileira forte.
.
TRISTEZAS:
Os rebaixados da série A (Coritiba, Sport, Náutico e Santo André) e os rebaixados da série B (Juventude, Fortaleza, Campinense e ABC). Fico triste porque neste "grupo da tristeza" estão clubes tradicionais do Brasil: Coritiba, Sport, Náutico, Fortaleza e o próprio ABC de Natal. Mas, esta é a regra do jogo. Resta a estes e a outros tradicionais fora da chamada elite organizarem-se e voltarem a série A.
.
Já debato e discuto isso a algum tempo e tenho que reforçar em relação a decadência do futebol nordestino. Restam dois apenas na série A e teremos seis na série B 2010: Bahia, América de Natal, Sport, Náutico, Icasa e Asa de Arapiraca. O que influencia nisso??? Entre outras coisas, o fim do Campeonato do Nordeste. Os campeonatos estaduais do nordeste não são parâmetros para os grandes clubes da região, além de serem altamente deficitários. Os grandes clubes do nordeste se enfraquecem em nome da manutenção das ambições políticas e econômicas dos presidentes de federações estaduais que se locupletam com este modelo vigente. Estamos colhendo o que plantamos.
.
VIOLÊNCIA:
Já queria comentar desde o jogo do Corinthians com o Flamengo no campo do Guarani, em Campinas. Muito pior, claro, com as deprimentes cenas da batalha campal do último domingo na "européia" capital paranaense. No jogo do Corinthians com o Flamengo muita gente tem que ser punida ali. O Corinthians pela invasão do seu ensadecido torcedor e principalmente o seu goleiro anti-ético e anti-profissional que tripudiou da marcação do árbitro e ao postar-se daquela forma acirrou ânimos o que provavelmente motivou o torcedor citado a invadir o campo. Este mesmo goleiro que já vinha insinuando represálias ao Inter em razão de querelas antigas; que no momento deste citado penalte insinuou ficar de costas e disse que não ia na bola, e, mais paradoxal que seja, sua única atitude coerente com suas atitudes, afinal ele cumpriu o que disse e ficou estático com a bola passando a menos de um metro dos seus braços. Este rapaz - não cito o nome deste jogador - deve ser punido exemplarmente. Ele, evidentemente nega tudo. Mas, antes ele tinha falado. Na minha opinião um jogador desse deve ter riscado o seu nome de qualquer pequena cogitação a vestir a camisa honrada da seleção brasileira, algo que a imprensa "alvo-negra" paulistana já tentou empurrar. Imagine se numa Copa este rapaz resolve não ir na bola por "protesto". Jogadores profissionais devem ter a certeza de suas responsabilidades.
.
A violência pior, pois esta não foi simbólica, foi a deprimente perpetrada pela torcida do alvi-verde paranaense. Aprendam com nós nordestinos. Pergunto: a torcida do Sport, do Náutico, do Fortaleza manifestaram-se idêntico aos torcedores do Coxa??? Lembro que as duas invasões feitas pela torcida do Bahia (erradas também!!!), em 2006, no jogo do Ipatinga e em 2007, no jogo com o Vila Nova não tiveram a ferocidade e a selvageria do "espetáculo" de Curitiba. Em 2006 foi um deprimente desabafo no qual vi torcedores desorientados ajoelhados em campo apanhando da polícia. Em 2007, a comemoração pelo acesso do time a série B. Errado!!! Lugar de torcedor é na arquibancada e na rua, festejando. Porém, o que se viu no Couto Pereira merece exemplar punição do STJD. Lembro que na Itália o Catânia, se não me engano, jogou todo o campeonato posterior fora de casa como punição a sua torcida por confusões que redundaram em morte e pancadaria. O mesmo deveria ser atribuído ao Coxa. Pena que já ouvi alguns radialistas e jornalistas de futebol contra as punições do STJD quando retira ou altera mando de campos por estas atitudes alegando que isso pune os clubes e não os torcedores. Qual a maior punição de uma torcida não poder ver seu amado clube jogar??? Infelizmente as autoridades esportivas e criminais no Brasil só vão acordar para isso quando morrer alguns dentro dos campos de futebol. Dessa vez, faltou pouco... felizmente, a polícia paranaense parece estar predendo alguns envolvidos. Pelo menos isso.
.
Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário