sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Cotidiano

Amigos e leitores em geral, aqui estou de volta depois de um certo tempo. Mais um ano que vai embora e aqui estamos a adquirir forças para viver os que virão (c0m fé em Deus). Vamos paa mais um giro o que rolou estes ultimos dias.

- O Barcelona conquistou merecidamente o seu primeiro título mundial ao vencer o Estudiantes da Argentina por 2x1.
- O Independiente Medellin foi campeão da Colômbia em cima do Atlético Huila.
- O grande Ajax de Amsterdam venceu ao WHC Wezep por 14x1 peloa Copa da Holanda.
- O Juventus da Itália consegue perdr em casa para o lanterna Catania em rodada na qual a Internazionale dispara depois de vencer o Lazio por 1x0. O Milan não jogou por causa do gelo.
- As rodadas do alemão, tanto na primeira quanto na segunda divisão tiveram seus estádios cheios de neve. para nós tropicais deve ser exótico jogar bola na neve.
- Cametá, Santa Rosa, Ananindeua e inependiente classificaram-se para a fase principal do parazão 2010. ficaram de fora os tradicionais Tuna Luso, Sport Belém e o competitivo Castanhal.
- O último campeão regional de 2009 foi o São josé do Amapá que venceu o Santana na final por 3x0.
- O Fluminense de Feira foi o campeão da Copa da Bahia e a seleção de Serrinha foi campeã do Intermunicipal.

OS MAIORES VENCEDORES DE TÍTULOS
Vamos dar uma olhada nos times mais vencedores do mundo em seus países.
Na Escócia encontramos o Terceiro time do mundo em títulos nacionais é o Celtic Glasgow com 42 campeonatos escoceses, 34 copas da Escócia e 14 copas da liga escocesa, somando um total de 90 conquistas nacionais.
O Segundo time no planeta com mais títulos nacionais é o tradicional Linfield de Belfast, na Irlanda do Norte que têm 48 campeonatos norte-irlandeses, 39 copas da Irlanda do Norte e 9 Copas da Liga norte-irlandesa, em um total de 96 conquistas.
O time com maior conquistas nacionais mundiais é o Rangers Glasgow, maior rival do terceiro colocado Celtic Glasgow. O Rangers têm 52 campeonatos da Escócia, 33 copas escocesas e 25 copas da liga de seu país. Totalizando a impressionante marca de 110 conquisas nacionais. Como consolo de seu rival o Celtic está o feito de ser o único time escocês a ter se sagrado campeão europeu de clubes campeões. Coisas de rivais neste que é um dos mais acirrados clássicos do mundo, o tradicional Old Firm.

GIRO BOLERO
Giro bolero hoje vai dar um rolé(como se diz na Bahia) pelo mundo arábe.

MUNDO ARÀBE
Arábia Saudita - O líder é o Al Hilal de Riad com 38 pts seguido por seu conterrãneo Al Shabab com 33.
Emirados Arábes - Al jazira lidera com 25 pontos seguido pelo AL Wahda com 21.
Jordânia - A briga pela liderança está tété a tété com os times do AL Faysali 22 pts e Al Weedaht com 21.
Síria - Briga sadia pela liderança em um certame emocionante, Karama 26, Al Jaish 25 e Wathbah e Majd ambos com 24 pontos.
Katar - O lider Al Saad têm 27 pontos e o segubndo colcoado Al Qharafa já conquistou 24.
Kuwait - O Al Qadessiah têm 12 pontos seguido pelo Al Kazma Sporting (que empatou com o campeão mundial Barcelona na Segunda-feira) e Al Nasar ambos com 7 pontos.
Omâ - O time do Suwaiq lidera com 19 pts sendo perseguido pelo Al Nahda com 15.
Iêmen - O Al Saqr Taizz tem 18 pontos o segundo colocado é o Al ittihad Ibb com 13.
Líbano - Três equipes de Beirute lutam pela liderança Al Ahed com 24 pts, Al Ansar com 21 e o time do Nejmeh com 20.
Bahrein - O Riffa é o lídr com 21 pontos seguido pelo maior campão nacional o Muharraq com 18.
Irã - O Sepahan Isfaham lidera com 43 pontos seguido pelo Zob-Ahan com 40, os gigantes Persepolis e Esteghlal estão na terceira e quinta colocação respectivamente.
Iraque - O atual campeão iraquiano é o tricampeão Arbil.
Afeganistão - Como as inforamações do futebol do país não são constantes, a notícia do último campeão nacional é o time do Ordu Kabul.
Palestina - A liderança neste país está na disputa entre os times do Leste da Jerusálem Jabal Mukhabar com 26 pontos e o Hilal Al-Quds com 23.

Na próxima postagem quero iniciar um giro pelo mundo mostrando times tradicinais que estão em divisõs inferiores. Obrigado a todos que lêram. Felicidades a todos ALBERTO LIMA

domingo, 13 de dezembro de 2009

Domingo de lembranças e emoções...

Olá a todos!!!
.
Hoje vivi junto a amigos e com algumas pessoas um domingo especial. Voltei vinte anos da minha vida: por uma tarde, tive 17 anos outra vez!!!
.
Quem me proporcionou isso??? Ronaldo, Tarantini, Newmar, Claudir, Pereira, Paulo Robson, Paulo Rodrigues, Gil, Bobô. Zé Carlos, Charles, Marquinho, Sandro, Edinho, ...
.
Estive no Pituaçu para ver o jogo festivo do título de 1988. Muita emoção e alegria!!! Lembranças de um momento histórico do nosso tricolor e do futebol da Bahia e do Nordeste que legitimamente viu um clube seu mais uma vez bater os "superiores" times do "sul maravilha". E este time, mais uma vez, foi o ESPORTE CLUBE BAHIA, o eterno esquadrão de aço!!!.
.
Alguns desdenham destes feitos, dizem que viver do passado é coisa de museu. Ótimo!!! Primeiro, relembra com saudosismo das coisas aqueles que no passado fizeram e ganharam algo positivo. Isso vale para clubes e pessoas. E a outra argumentação é de quem dera neste país respeitassemos mais o passado e nos orgulhassemos dele. Um povo sem história é um povo sem alma...
.
Voltando ao jogo, como disse antes, minha mente e minha retina voltaram ao túnel do tempo. Porque a lembrança de um feito esportivo não nos retorna apenas os gols e os jogos, mas, momentos paralelos de nossas vidas que vivemos naqueles tempos. A escola, a minha adolescência, a vida naqueles idos de 88...
.
O Bahia destes tempos era, como a boa linhagem das equipes tricolores, valente e aguerrido. E este de 88 além disso tinha técnica e talento. Por isso o título. Time que mesmo quando tomava gol na frente não me pertubava ou me afligia. Tinha a sensação latente que este esquadrão ia buscar o resultado. E 95% das vezes isso acontecia.
.
Portanto, ver vários "senhores" antológicos que vi hoje - ver Bobô, Charles e Zé Carlos em ação de novo foi pura emoção - me deu instântaneos momentos de pura alegria. E o melhor que sinto que em breve o nosso esquadrão de aço, time da massa, vai nos proporcionar alegrias similares. Acredito nisso porque sou torcedor do ESPORTE CLUBE BAHIA!!!
.
Um abraço!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Futebol, alegrias, tristezas e violência!!!

Olá a todos!!!
.
Acaba a temporada nacional e tudo já está decidido: títulos, acessos, descessos, vagas em copas continentais, quem ficou na "estaca zero".
.
FUTEBOL:
O futebol é pragmático em alguns aspectos básicos. Parece óbvio o que vou dizer mas quem avalia futebol deixando a paixão de lado algumas vezes percebe certezas incontestáveis. Listo algumas:
.
1ª) Não adianta a retórica que alguns demagogicamente vociferam durante o campeonato brasileiro dizendo que tal time "tem seu lugar tradicional na série A, pela sua história, tradição, blá-blá-blá-blá..." e de que pelos mesmos argumentos o time "siclano volta para o lugar que nunca deveria ter saído...". Para acabar com isso só fazendo o campeonato com 200 times... e corre-se o risco de alguma equipe e torcida sentir-se preterida...
.
2ª) Fato!!! Quando começam os campeonatos todo mundo sabe que um será campeão, quatro serão rebaixados, outros ganharão as vagas disputadas...
.
3ª) A receita para qualquer time ter um bom desempenho: bom time, organização e planejamento. Se perde, faltou um ou mais itens.
.
ALEGRIAS:
Parabéns ao Flamengo!!! Que esse título indique a direção do time que este é um gigante do futebol mundial e organize o clube para fazer valer na prática esta condição. Parabéns também a Internacional, São Paulo e Cruzeiro pela vaga na libertadores. Junto aos três, Flamengo e Corinthians determinam uma tropa brasileira forte.
.
TRISTEZAS:
Os rebaixados da série A (Coritiba, Sport, Náutico e Santo André) e os rebaixados da série B (Juventude, Fortaleza, Campinense e ABC). Fico triste porque neste "grupo da tristeza" estão clubes tradicionais do Brasil: Coritiba, Sport, Náutico, Fortaleza e o próprio ABC de Natal. Mas, esta é a regra do jogo. Resta a estes e a outros tradicionais fora da chamada elite organizarem-se e voltarem a série A.
.
Já debato e discuto isso a algum tempo e tenho que reforçar em relação a decadência do futebol nordestino. Restam dois apenas na série A e teremos seis na série B 2010: Bahia, América de Natal, Sport, Náutico, Icasa e Asa de Arapiraca. O que influencia nisso??? Entre outras coisas, o fim do Campeonato do Nordeste. Os campeonatos estaduais do nordeste não são parâmetros para os grandes clubes da região, além de serem altamente deficitários. Os grandes clubes do nordeste se enfraquecem em nome da manutenção das ambições políticas e econômicas dos presidentes de federações estaduais que se locupletam com este modelo vigente. Estamos colhendo o que plantamos.
.
VIOLÊNCIA:
Já queria comentar desde o jogo do Corinthians com o Flamengo no campo do Guarani, em Campinas. Muito pior, claro, com as deprimentes cenas da batalha campal do último domingo na "européia" capital paranaense. No jogo do Corinthians com o Flamengo muita gente tem que ser punida ali. O Corinthians pela invasão do seu ensadecido torcedor e principalmente o seu goleiro anti-ético e anti-profissional que tripudiou da marcação do árbitro e ao postar-se daquela forma acirrou ânimos o que provavelmente motivou o torcedor citado a invadir o campo. Este mesmo goleiro que já vinha insinuando represálias ao Inter em razão de querelas antigas; que no momento deste citado penalte insinuou ficar de costas e disse que não ia na bola, e, mais paradoxal que seja, sua única atitude coerente com suas atitudes, afinal ele cumpriu o que disse e ficou estático com a bola passando a menos de um metro dos seus braços. Este rapaz - não cito o nome deste jogador - deve ser punido exemplarmente. Ele, evidentemente nega tudo. Mas, antes ele tinha falado. Na minha opinião um jogador desse deve ter riscado o seu nome de qualquer pequena cogitação a vestir a camisa honrada da seleção brasileira, algo que a imprensa "alvo-negra" paulistana já tentou empurrar. Imagine se numa Copa este rapaz resolve não ir na bola por "protesto". Jogadores profissionais devem ter a certeza de suas responsabilidades.
.
A violência pior, pois esta não foi simbólica, foi a deprimente perpetrada pela torcida do alvi-verde paranaense. Aprendam com nós nordestinos. Pergunto: a torcida do Sport, do Náutico, do Fortaleza manifestaram-se idêntico aos torcedores do Coxa??? Lembro que as duas invasões feitas pela torcida do Bahia (erradas também!!!), em 2006, no jogo do Ipatinga e em 2007, no jogo com o Vila Nova não tiveram a ferocidade e a selvageria do "espetáculo" de Curitiba. Em 2006 foi um deprimente desabafo no qual vi torcedores desorientados ajoelhados em campo apanhando da polícia. Em 2007, a comemoração pelo acesso do time a série B. Errado!!! Lugar de torcedor é na arquibancada e na rua, festejando. Porém, o que se viu no Couto Pereira merece exemplar punição do STJD. Lembro que na Itália o Catânia, se não me engano, jogou todo o campeonato posterior fora de casa como punição a sua torcida por confusões que redundaram em morte e pancadaria. O mesmo deveria ser atribuído ao Coxa. Pena que já ouvi alguns radialistas e jornalistas de futebol contra as punições do STJD quando retira ou altera mando de campos por estas atitudes alegando que isso pune os clubes e não os torcedores. Qual a maior punição de uma torcida não poder ver seu amado clube jogar??? Infelizmente as autoridades esportivas e criminais no Brasil só vão acordar para isso quando morrer alguns dentro dos campos de futebol. Dessa vez, faltou pouco... felizmente, a polícia paranaense parece estar predendo alguns envolvidos. Pelo menos isso.
.
Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mais uma semana de nossas vidas de boleiro.

Como sempre, graças a Deus! O importante é estar bem consigo próprio e com os demais ao seu redor. A vida segue o seu curso e o futebol com sua dinâmica não cessa de proporcionar aos seus adeptos uma gama de emoção.
NOVIDADES
- Flamengo campeão do Brasil as vencer o Grêmio por 2x1. Hexa para certos setores da Imprensa e penta para a FIFA e CBF. De qualquer forma a tradicional equipe ergueu o nacional depois de 19 anos na fila para alegria de sua torcida, que segundo pesquisas é a maior do mundo.
- O Fluminense escapou heroícamente da Segunda divisão ao empatar com o Coritiba, no Paraná por 1x1. Resutado que rebaixou o coxa-branca no ano do seu centenário.
- Pelo Uruguayo o Nacional venceu ao Peñarol no superclássico por 3x0.
- No inglês o Chelsea perdeu para o Manchester City por 2x1 enquanto que o Manchester United foi a Londres e goleou o West Ham por 4x0.
- Na Itália teve Juventus 2x1 Internazionale, resultado que manteve as esperanças de Milan e também da Juve.
- O LDU em sua primeira partida pelo equatoriano depois do título da sulaméricana perdeu por 1x0 para o Emelec de Guayaquill em Quito.
- Nesta segunda feira o Sporting venceu o Vitória de Setúbal por 2x0, com dois gols de quem? quem acerta? Um ponto para quem imaginou Liedson. O Benfica segue lider na competição.
- Na Argentina o Banfield segue na liderança depois de vencer ao Huracan por 1x0 fora de casa, sendo ainda beneficiado pela derrota do Newells Old Boys em Rosário para o Arsenal de Sarandí por 2x1.
- Colo-Colo e Universidad Católica decidem o chileno, na primeira partida foi 2x2, amanhã haverá o segundo jogo na cancha do Católica.
FENÕMENO
- Cada vez mais o fenômeno das barrasbravas cresce em solo brasileiro. A tradicional maneira argentina de apoiar suas equipes se consolida no nosso território. No estado da Bahia as torcidas do Itabuna e do Fluminense já possuêm em suas fileiras torcedores nesta linha. A tradicional dupla capitalina Bahia e Vitória também têm as suas respectivas barras. A do Bahia (Avante Esquadrão) já conta com três anos na estrada.
- COPA DO MUNDO
Foi realizado na África do Sul o sorteio visando a copa do Mundo do ano que vêm. Comentarei em breves frases (Tentarei) a situação de cada seleção. Lembrando para quem não percebeu que eu enfoco o lado positivo destas 32 seleções que chegaram advindas de 2009 seleções, então eles possuêm valor. Não existe aqui o depreciar por prazer, machucando corações. Quando existir necessidade de crítica será feita de modo construtivo.
Todas estas seleções são as melhores de seus continentes, por isso não são cotadas com seus trunfos. Sabemos que apenas alguns se classificarão nos grupos e apenas um será o campeão desta Fase Final de Copa do Mundo que começou em 2007.

Grupo A
África do Sul - A seleção anfitriã conta com o apoio da sua torcida e podem melhorar muito até a Copa.
França - Possui valores individuais e pode melhorar o entrosamento de seus jogadores, o que lhe fará ainda mais forte.
Uruguay - A sua tradicional raça e a competência de seus jogadores são os seus trunfos.
México - Sempre forte, esta seleção poderá surpreender na competição.
Grupo B
Argentina - Sempre favorita, apesar de ter conquisado a classificação com dificuldades, podem surpreender devido a categoria de seus jogadores e força de conjunto.
Nigéria - Credencia-se como um adversário muito difícil de ser batido devido a seu forte e veloz futebol.
Coréia do Sul - Estruturados e respeitados por estarem em sua sétima copa consecutiva, a Coréia do Sul não é mais nenhuma surpresa.
Grécia - Seleção que está bem entrosada e coesa taticamente, os jogos da repescagem provaram isto.
Grupo C
Inglaterra - Se os demais jogadores estiverem afinados como Rooney, o English Team será páreo duro para qualquer um.
Estados Unidos - Somente um cego futebolístico não percebe o crescimento técnico e tático desta seleção.
Argélia - Garra aliada a competência fortalecem esta seleção que já provou ser guerreira.
Eslovênia - A determinação de seus jogadores foi a responsável de colocá-los na fase final de Copa. Ela pode levá-los mais a frente.
Grupo D
Alemanha - A sempre competitiva seleção provavelmente manterá o seu nível já conhecido.
Austrália - A experiência de seus jogadores em terreno europeu lhe credencia a oferecer dificuldade.
Sérvia - Aqui uma seleção muito forte e que se manter a "pegada" pode surpreender nesta Copa.
Gana - Com bons jogadores, Gana se candidata a uma das forças africanas a barrar os europeus e sulméricanos.
Grupo E
Holanda - Classificada antecipadamente, a Holanda pretende manter o ritmo pois têm bons jogadores.
Camarões - Outra potência africana que sempre deu muito trabalho.
Dinamarca - A coesão tática e a disciplina de seus jogadores possibilitam a esta seleção um bom desempenho.
Japão - A força desta seleção está em ser franco-atiradora, sem a pressão que enfrentam os favoritos, podem surpreender.
Grupo F
Itália - Os atuais campeões sabem que precisarão manter a pegada para continuarem no topo. Mas como é sabido sempre fazem boas seleções e desta vez não é diferente.
Paraguay - A força conjunta proveniente de sua raça, disciplina tática e apurada técnica de seus bons jogadores são seus pontos fortes.
Nova Zelândia - A conquista da vaga foi um grandioso feito, ir a frente será algo maravilhoso para esta boa seleção, que faz o básico.
Eslováquia - A surpresa européia reúne condições de conseguir uma vaga se mantiver o seu ritmo conquistado nas eliminatórias.
Grupo G
Brasil - A sua técnica lhe credencia como uma das favoritas ao título, mas não é somente a técnica, a disciplina tática e a regularidade de seus jogadores melhorou e segue impressionante.
Portugal - Cresceu muito durante as eliminatórias e pode melhorar o seu desempenho ainda mais.
Coréia do Norte - Altamente obediente táticamente e capaz de surpreender, ninguém a tenha como "favas-contadas".
Costa do Marfim - Seus jogadores que jogam na Europa possuêm experiência de grandes jogos, aliada a velocidade e técnica, farão deta seleção um difícil adversário.
Grupo H
Espanha - Fortíssima representação. A Espanha é boa em praticamente todos os segmentos.
Suiça - não possuí somente defesa sólida, hoje eles também têm um forte ataque.
Chile - A força ofensiva desta seleção lhe capacita como um forte trunfo.
Honduras - A sua competitividade não oferece facilidade a seus adversários.
GIRO BOLEIRO (Antiga União Soviética, ou seja as nações que a integravam, como está hoje sua situação futebolística.)
Rússia - O Rubin Kazan sagrou-se bicampeão e foi seguido pelos rivais de Moscou e San Petersburgo durante toda a competição de 2009.
Ucrânia - O lider é o Dinamo Kiev 39 pts, seguido pelo Shakhtar Donetsk com 34 e Metalist Kharkov com 32.
Belarus - O Bate Borisov sagrou-se campeão pela sexta vez. O Dinamo Minsk ficou com vice.
Estônia - O Levadia Tallin ergueu o título pela sétima vez.
Letônia - O Liepajas Metalurgs pela décima primeira vez venceu o campeonato letão.
Lituânia - Ekranas Panevezys é o atual bicampeão e conseguiu o seu quinto título.
Moldávia - Lider Sheriff Tiraspol 44 pts, seguido por Dacia Chisinev e Iskra Stal com 42.
Geórgia - Líder Olimpi Rustavi 42 e Zestafoni 35 pts.
Armênia - Pyunik Yerevan conquistou o eneacampeonato (nove vezes seguida).
Azerbaijão- Inter Baku e Karabach Agdam líderes com 27 pts. seguido pelo Simurq com 25 pts.
Cazaquistão - O Aktobe Takilento conseguiu o seu quato título cazaque, sendo agora o atual tricampeão.
Uzbequistão - Campeão Bunyodkor Taskent (do Rivaldo) pela segunda vez consecutiva.
Tadjiquistão - O Varsh Qurgontheppa levou o título sendo o seu terceiro na história.
Turcomenistão - o HTTU Ashgabat levou o título este ano. O terceiro.
Kirguistão - Dinamo Dordoy Naryn campeão vencendo na final o Abdish Ata Kant por 3x2. Levou o seu sexto título.
OBS: Como deu para perceber a maioria segue o calendário solar como brasileiro (mas é por causa do frio). As quatro últimas nações são confederadas a Confederação asiática AFC e as onze primeiras na européia UEFA.
Este texto manifesta o seu repúdio as atrocidades ocorridas nos estádios de futebol brasileiro neste final de semana, até quando o futebol vai ser usado para a promoção de selvageria. De violência o mundo já está cheio, façamos do esporte um fator de integração e de respeito entre as culturas e aos povos. VIVA A VIDA, A PAZ, A ALEGRIA E O AMOR!
Até a próxima! Alberto Lima

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Começou a Copa do Mundo!!!

Olá a todos!!!
.
Hoje, 04 de dezembro, praticamente começa a fase final da Copa do Mundo 2010. Sei, a bola ainda não rolou... a bola grande... mas, as "bolinhas" do sorteio já delinearam tendências e perspectivas. Claro que existe o discurso, verdadeiro, de que o futebol mundial está mais nivelado, parelho. Correto!!! Mas, aqui pra nós: fiquei feliz quando caiu em nossa chave a Coréia do Norte e não o México; Portugal e não a França.
.
Falarei daqui por diante mais da copa agora que as tendências estão apresentadas. Adianto que os favoritos de sempre são os campeões mundiais: Brasil, Itália, Alemanha, França, Argentina e Inglaterra. Fora da lista de campeões favoritos para mim está o Uruguai. Alguns que entram na lista de possíveis aspirantes ao grupo seleto citado: Espanha, Holanda e Portugal.
.
Para mim os africanos vão dar mais trabalho. Estão em seu continente e o fator torcida próxima vai pesar. Ao menos nas duas primeiras fases. Nas quartas, o vetor torcida passa a perder força. Um africano que penso pode surpreender é Camarões. Um pouco menos, Gana. Os donos da casa correm o risco de fazer fíasco. Até torço para eles e para o Parreira.
.
Enfim, com o passar dos dias estarei analisando cada grupo. Claro, sobre a minha ótica e analisando o desempenho atual e a história de cada país no futebol. Mas o futebol muda muito. E em junho de 2010 todos prognósticos e palpites podem ir por água abaixo.
.
Até mais!!!